22mar14 - Comunidade (por Munir Soares)

21/03/2014 10:41
BICHINHO DE ESTIMAÇÃO
Em quase todos os lares, um bichinho de estimação faz parte da família: cão, gato, hamster, papagaio, galo, canário e tantos outros. O primeiro animalzinho virtual a fazer a cabeça da garotada, foi o japonês Tamagotchi. O cãozinho é o campeão, na preferência da população. Petshops oferecem os mais variados serviços: lavação, tosa, vacinação, banhos, farmácia veterinária, hotel e até, casamento online, inclusive por inseminação artificial. As referências são fornecidas por um banco de dados matrimoniais. Cachorros “engatados” pelas ruas, já era.
Começa, aqui, mais uma história, que por mais inverossímil que pareça, é baseada em fatos reais. Na cidade de Tubarão, uma família, pai, mãe e filhos, alicerçada no amor e no respeito, tocava sua rotina diária. Marcelo, o marido, genro do ex-vereador em Laguna, Nelson Gomes Mattos é uma pessoa muito tranquila, sossegada, devagar, quase parando. Nada o abala, nem que o mundo caia. Não é a Bíblia que fala que os últimos serão os primeiros? Segundo ele, o bicho preguiça é muito apressadinho e a lesma uma bichinha metida à maratonista.
Um final de semana de praia, na Laguna. A animação comandava os preparativos. Ia ser “massa”! Uma única nuvem de preocupação:
___ O que fazer com o bichinho de estimação?
___ Calma gente, o papai vai ficar em casa. Pior a emenda que o soneto, todos conheciam a fama do pai, super “desligado”. Como confiar o bichinho aos seus cuidados, tão descuidados?
Após muita recomendação, com aquiescência do progenitor, partiram. No final da tarde de domingo, um telefonema da vizinha fofoqueira:
___ Seu marido deixou o bichinho fugir.
Anteciparam o retorno. Como tudo teria acontecido?
___ Ao trocar a água do bebedouro, não o encontrei. Vasculhei a casa toda. Nenhum sinal. Olhei da sacada. Lá estava ele, na calçada. Desci as escadas, com a rapidez que lhe era peculiar. Três intermináveis andares. Seis lances de escada. Esforço inútil, o bichinho desaparecera sem deixar vestígios. O fujão estaria com três horas de dianteira.
___ Internet. Vamos apelar para as Redes Sociais...
___ Nem pensar. Não posso permitir que meu marido fique exposto à gozação virtual. Todos ficarão sabendo, que o bichinho de estimação que ele deixou fugir, é uma TARTARUGUINHA...
 
 
 
CONSOANTE- CINGAPURA OU PINGA PURA?
Empresários catarinenses visitam um porto digital, em CINGAPURA. Em Anitápolis, senador Cacildo Maldaner recebe de presente um litro de PINGAPURA.
 
 
 
CÂMARA MUNICIPAL DE LAGUNA 
Já acompanhei mais de perto, o trabalho dos senhores vereadores. Faz tempo. Escrevi sobre a tentativa de sequestro de um edil, e, também, sobre cenas de pugilato, no plenário. Histórias como a do vereador que, no calor do debate, sem querer, cuspiu a dentadura, faz parte do folclore legislativo. A perereca, sarcástica, ficou rindo da cara dele. O que eu escreveria sobre os atuais vereadores?
 
___ O Kleber (KEK) - Fala mais que o homem da cobra. É vibrante, sincero e um pouco ingênuo. Eu o aconselharia a fazer seus pronunciamentos, denúncias ou meter o cacete, da tribuna da Casa, protegido pelo manto da “Imunidade parlamentar”. Posteriormente, tentaria conseguir que a imprensa reapresentasse seus discursos, em horário nobre. Assim não sofreria sanções de seus pares, alicerçados em algum artigo da Lei Orgânica. Mesmo que não se tenha rabo é bom proteger a retaguarda.
 
___ SILVA BOMBEIRO - Nada a falar, por motivos óbvios. O “FENEMÊ” é seu amigo e guarda-costas.
 
___ DUDU – Dizem que é um lobo em pele de “Carneiro”.
 
___ PATRICK - Só vota em caso de empate na segunda votação. Ele prefere decidir na hora da “nega”.
 
___ ZEZINHO SIQUEIRA - Foi responsável pela iluminação pública no governo anterior. Dizem que, indiretamente, continua dando a luz. Merece o troféu “parturiente”.
 
___ ANDREY PESTANA DE FARIAS - Eleitorado continua apostando nele. Não dorme em serviço, nem para tirar uma “pestana”.
 
___ ROBERTO ALVES – É o João-de-barro da Câmara. Constrói mesmo quando o tempo está sujeito a chuvas e trovoadas.
 
___ VILSINHO E RODRIGO MORAES - a dupla abençoada. Prometeram e cumpriram. Contribuíram para que a mãe do pároco de Cabeçuda viesse da África. Para não cair em tentação outra vez, juraram de pés juntos. Jamais voltarão a tomar caipira de vodka com limão e água benta.
 
___ Ao sisudo vereador HIRÃ uma sugestão: Propor uma homenagem a Adelaide Andrade Ramos, natural da Ponta da Barra, primeira mulher eleita à Câmara da Laguna. Nem precisa “esGravatá” muito, ela reside em Florianópolis.
 
___ ROGÉRIO – Desacerto com o prefeito Everaldo. É a briga da Torradinha contra a Bijajica. Será que vai terminar em “bolachas”???
 
___ THIAGO DUARTE - universitário, sereno e bem articulado. Só saiu do sério quando lhe impingiram um cará, goela abaixo. Deu a volta por cima. Fez parte da comitiva do prefeito que visitou a Creche da Irmã Maria e, na Câmara participou, ao lado de seus pares, da votação que aprovou o auxílio financeiro àquele empreendimento social.        
 
___ VALDOMIRO – O filho do Waldir ainda não era vereador. Estava com seus homens, acertando uma venda de pescado sem saber que, do lado de fora do galpão, três marginais preparavam um assalto. A conversa que vinha do interior do rancho deixou os bandidos preocupados:
___ Essa gente só merece Cascudo.
___ Nada disto, vocês três ficam com o Facão. O Zé Pirulito segura a Espada, e vocês aí, separem as Pistolas. 
Os bandidos bateram em retirada. Os pescadores tinham um verdadeiro arsenal.
___ Se tivessem dado uma olhada descobririam que a turma estava, apenas, separando o pescado...
___ Dizem, que após este episódio é que o Valdomiro ganhou o apelido de “MACHO”. 
 
 
 
CARTILHA
Antes do encerramento da sessão da Câmara tenho um pedido a fazer à Comissão de Educação da Casa. Sugerir ao Secretário Municipal de Educação e Esportes, que mande editar uma Cartilha contando a história da Laguna, com linguagem didática e ilustrações de artistas locais. Sugestão vale para as Escolas particulares e estaduais.
 
 
 
GOSTO NÃO SE DISCUTE
Ele: Querida, vamos, os melhores blocos já passaram. 
Ela: Só saio daqui depois que o “Pinto Louco” entrar... 
 
 
 
BLOCO DO BARULHO
Prêmio originalidade para o Micoco:Gambá agarrado a um “pé-de-cana”. ÊTA PORRE!- Haroldo Prates, porta-estandarte do “Barulho”, dormiu na “concentração” e não soube informar se o bloco desfilou este ano. 
 
 
 
OPEN BAR
Na concentração dos blocos tudo funciona à base do OPEN BAR-bebida de graça. Ao saber disto, meu neto Miguel não deixou por menos: 
___ Isto significa que na concentração do bloco infantil “Bolinha de Sabão” era OPEN BAR de Todynho...
 
 
 
PREPARE-SE, ELA VAI VOLTAR
Disseram-me, que logo após o verão, a CONFER vai iniciar obras de saneamento básico no centro da cidade. ACIL e moradores deveriam exigir cópia do cronograma da obra e fiscalizar sua execução. Depois não adianta chorar.
 
 
 
COM VOTOS DE PESAR 
Noticiamos o falecimento de Ablair Faber Pereira. Cidadão probo, amável, educado, sereno. Um gentleman. Pai dedicado. Soube edificar uma família feliz. À esposa June, filhos Carla, Aline, Norton e Helen, um sentido abraço, meu, da Salete, Brigitte, Helder e Rosélis. Ablair do primeiro Laboratório de Análises Clínicas da Santa Terrinha. Ablair da farmácia. Combateu o bom combate. Que as amigas queridas encontrem o conforto, na paz do Senhor. 
 

—————

Voltar