22mar14 - Pessoas (por Gladys Helena)

21/03/2014 11:44
Dom Fernando
Tomaz e Bete já estão com o seu restaurante funcionando a todo vapor. Esse ano teremos novidades, já que a Casa completa 15 anos. Gastronomia boa onde a fina flor da sociedade bate ponto, com abertura inclusive da temporada de feijoadas. Dom Fernando é reduto gastronômico dos “bons políticos” da cidade, deve ser por isso que o prefeito Olávio esteve apenas uma vez lá. Enfim... A cidade está de volta da temporada de verão.
 
 
 
“Se liga católico”
Nesse face à notícia que um padre colocou um vídeo nos telões da Igreja, a Globeleza dançando seminua toda pintada e o vídeo durou uns 15 segundos. O povo da Igreja ficou todo escandalizado, então o padre perguntou: - “Alguém se incomodou com esse vídeo aqui na casa de Deus?” É claro que o povo se incomodou, mas não falaram nada, então ele disse:
- “Aqui na casa de Deus não é lugar de passar essas coisas, mas na casa de vocês isso passa o dia todo, nas novelas ensinam seus filhos e filhas como trair seus maridos e esposas, a mentir, a um homem a beijar outro homem na boca e vocês não fazem nada! Será que a casa de vocês não é também a casa de DEUS? Hipócritas, são os que se escandalizam quando falam dos erros que ocorrem na casa dos outros, na igreja do outro, na vida do outro, na religião do outro... e se esquece dos erros que comete em sua própria casa.”
 
 
 
Prestando serviço
Uma moradora da rua José Alves dos Santos Passos, da região perto do bar do Jerry, em São Martinho depois de muito sofrer com sua casa alagada, agradeceu o empenho do vereador Jairo Cascaes em resolver a situação dos alagamentos na rua.
Nas palavras da moradora: "Quando é para criticar eu critico, mas quando é para agradecer eu também sei fazer. Muito obrigado ao vereador Jairo Cascaes, por nos ajudar a resolver essa situação”.  O vereador conseguiu fazer com que desentupissem as bocas de lobos próximas a sua casa, resolvendo de vez a situação. Coisa que a prefeitura deveria ter feito há tempos.
 
 
 
O Presidente da Câmara Municipal de Capivari de Baixo, Edison Cardoso Duarte (PDT), esteve presente em Lages/SC no último dia 15, sábado passado, no encontro do Partido, junto com o vice-prefeito, Tião da Telha. Na oportunidade, o Presidente Edison, entregou ao Ministro do Trabalho, Manoel Dias do PDT, ofício referente ao pedido de um micro-ônibus para a APAE de Capivari de Baixo. 
 
 
 
Rezamos pelo seu SIM
Hoje, e amanhã, 22 e 23 de Março, no Seminário de Tubarão acontece mais um estágio vocacional.  Pe. Marcelo Wiggers Buss, o novo Reitor e o Pe. Auricélio Costa, promotor vocacional estão recrutando meninos para conhecerem as dependências do seminário e quem sabe despertarem o desejo de ser padre.
 
 
 
Pra que serve um vereador? I
Acima de tudo, os vereadores servem para representar a sociedade na Câmara.
Ele é o político que deve estar mais próximo dos cidadãos, entendendo os problemas da cidade e buscando soluções. A cidade é onde as pessoas moram, trabalham e se divertem e os vereadores devem entender as demandas das diferentes classes e comunidades existentes na cidade e representá-los politicamente. Os vereadores estão mais próximos da população do que a prefeitura, e por isso muitas vezes servem como canalizadores de denúncias e reclamações para o poder público.
 
 
 
Pra que serve um vereador? II
Poder de fiscalizar: Um dos poderes mais importantes dos vereadores é o de fiscalizar tudo o que a prefeitura faz, principalmente na aplicação de recursos para melhorar a cidade da forma como está previsto na lei orçamentária aprovada. Isso em qualquer município do Brasil, menos em Tubarão, que querem impedir os vereadores de adentrarem em qualquer repartição sem a devida autorização da prefeitura. A democracia do PT, que nunca foi de muita fé, está cada vez pior.
 
 
 
Pra que serve um vereador? III
O que a prefeitura fez com os vereadores é caso de polícia.  Afinal, o legislativo tem que ter livre acesso nas unidades administrativas do município para fiscalizar os órgãos públicos da cidade.  Só o PT tubaronense que não sabe disso.
 
 
 
Pra que serve um vereador? IV
Evandro Almeida, cadê o seu nariz de palhaço? Em represália todos os vereadores deveriam usar um nariz de palhaço, na próxima sessão da câmara. Afinal é uma grande palhaçada o que o PT tenta fazer com a nossa Casa de Leis. E olha que nariz de palhaço é vermelho, bem da cor do partido deles. 
 
 
 
Pra que serve um vereador? V
Também na sessão de quinta-feira (20) os vereadores protestaram contra a atitude do governo municipal em tentar agendar visitas de vereadores ou qualquer cidadão nas repartições municipais. A primeira-dama, Jane Falchetti que acompanhava a sessão, ouviu os xingamentos dos vereadores e pareceu não estar satisfeita com a decisão do secretário de governo, Matheus Madeira. É a “mão pesada” da Administração agindo de novo. 
 
 
 
Sem tomada
O projeto de Lei que autoriza a prefeitura a conceder subvenção social para a realização do espetáculo “A Tomada de Laguna” foi arquivado a pedido do Poder Executivo. É mais carvão na fogueira para alimentar a discórdia entre o prefeito Everaldo e o esposo de sua vice, Adilcio Cadorin. 
 
 
 
Mata-mouros 
No Houaiss, consta que mata-mouros “é um individuo cujas palavras são mais corajosas que seus atos”. Vereador Gelson Bento do PP de Tubarão deu uma de machão na sessão da câmara de vereadores na segunda-feira (17). Ao falar sobre o ocorrido com o vereador Lucas, barrado numa escola municipal, Bento tascou essa frase: “Quero ver é me impedirem de entrar num setor desse ai para fiscalizar”. E logo em seguida uma outra frase: “Quero salientar que o secretário Ismael da prefeitura tem feito tudo na medida do possível, falta de vontade não é”. Esse é o tipo de vereador bate e assopra, nos dando a sensação que tudo não passa de choro chilique para depois sorver uma mamadeira com leite ralo. Nada que um mingau mais prândio e “sustentoso” não o faça dormir o sono dos saciados. 
 
 
 
Fim da união?
Será mais um casamento desfeito em Capivari de Baixo? Prefeito e vice no município sempre iniciaram seus mandatos de bem com a vida. Só que no meio do governo se desentenderam e cada um foi para lados diferentes. Brunel e Gilson Cruz foi assim. Moacir e PG também, depois Brunel e Nivaldo se apartaram e agora já surgem rumores que a união Moacir e Tião da Telha também não está dando certo. Tião ficou numa situação delicada após perder o cargo na secretaria de Obras. A parceria está trincada e a situação pode ficar ainda mais delicada à medida que outras forças se aproximarem de Tião. Será que o casamento será rompido? Muita gente apostava que a união pelo menos duraria o tempo de um mandato. Frase para reflexão do prefeito Moacir: um companheiro descontente vale por dez adversários. 
 
 
 
Tempestade
Prefeito Olávio e vereador Matusalém dos Santos vivem falando que os vereadores fazem “tempestade em copo d’água”. No entanto eles estão fazendo tempestade em taças de champanhe, mas na verdade, tudo não passa de Tang aguado em copo plástico. O povo já está escolado nisso! 
 
 
 
Declaração IRRF
A vice-prefeita de Laguna, Ivete Scopel se fez presente na sessão ordinária da câmara de quarta-feira (19), onde usou a tribuna para falar da importância da declaração do imposto de renda. A vice-prefeita comentou que os lagunenses poderiam ao invés de declarar o imposto e o recurso ir para o governo federal que deixassem o imposto em Laguna transferindo o recurso para Conselho Municipal da Criança e Adolescente – CMDCA.
 
 
 
Zaga Reis
Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Zaga Reis está preocupado com os convênios em atraso de 2013. Zaga foi procurado pelas irmãs do Lar da Menina que denunciaram que estão há três meses sem receber nada da prefeitura e consequentemente os funcionários do Lar da Menina já estão há 60 dias sem receber seus vencimentos. Segundo Zaga, em nenhum governo anterior o repasse para as entidades teve tanto atraso. Sugestão da colunista: Mudar o nome da instituição. Ao invés de Lar da Menina trocar até janeiro de 2017 para “Joana de Angelis II”. Daí nhão haverá mais atrasos...
 

—————

Voltar