22mar14 - Um ano de Francisco nas ruas (Rafael Leal*)

21/03/2014 11:15
Meu primeiro filho, Lucas, fez um ano de idade neste mês de março. Celebrar esta data tão importante para mim e a minha esposa, é recordar também um momento histórico na Igreja Católica: a renúncia do Papa Bento XVI, o conclave e a eleição de um novo sucessor. 
Não quero aqui recordar números, como o de que um Papa não renunciava há quase 600 anos. O fato é que Bento XVI tomou a decisão de renunciar. Fruto de oração, como ele mesmo disse em seu pronunciamento. Por consequência, ação de humildade e obediência. Os frutos deste fato estão aí para serem colhidos: eleição do Papa Francisco, reformulação interna e externa da Igreja e, como resultado, a admiração contagiante que o mundo demonstra por tudo que este Papa está realizando. 
Fomos privilegiados por hospedar em nosso país este Papa durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ- 2013). Recém empossado, Francisco nos deu o gosto de experimentar a prévia de seu pontificado. Por aqui ensinou a três milhões de jovens, na maravilhosa sala de aula da Praia de Copacabana, a não perder a esperança. a sermos protagonistas da mudança, se referindo às manifestações públicas sem atos de violência. E na Via Sacra da Avenida Atlântica, em frente à Cruz da JMJ, afirmou: “Ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para sua própria vida”. 
Neste um ano de pontificado, o Papa Francisco deixou claro que quer uma Igreja que saia às ruas. E quando este Francisco não está nas ruas, se faz presente nas inúmeras manchetes que estampam seu nome, nas conversas com os mais diferentes públicos, nas suas palavras ditas da janela do Vaticano ao mundo... 
Na época do Conclave li um artigo de John Allen Jr. - um dos mais experientes vaticanistas da atualidade, que destacava a biografia do então Jorge Mario Bergoglio. Segundo ele, um cardeal anônimo chegou a afirmar no dia 2 de março (antes da escolha do Papa Francisco) que, quatro anos de “Bergoglio” já seriam suficientes para mudar muitas coisas na Igreja. 
Este é apenas o primeiro ano de pontificado deste Francisco que, como o fundador da congregação franciscana, já encanta o mundo. 
 
* Rafael Leal: Jornalista e missionário da Comunidade Canção Nova

—————

Voltar