22nov14 - Cri-Cri (por Genaro Geraldo - Interino)

21/11/2014 15:35
Situacionista (?!)
Vereador suplente de Tubarão, Carlos Zamparetti que ocupa uma cadeira na casa do povo por obra da casualidade (vereador Jairo está licenciado) já votou com o prefeito. Aliás, foi o único de "Oposição"... Lembram quando o “Cri-cri” disse que já havia indicativos de revoada na Casa do Povo?
 
 
 
Réu
Laguna vai parar dia 9 de dezembro de 2014: Uma audiência com o Ministério Público vai reunir 20 vítimas que acusam o atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Roberto Carlos Alves (PP) de ter lesado a todos pela venda ilegal de lotes. Roberto já tem uma condenação que encontra em Brasília em grau de recurso. O Ministério Público havia pedido a prisão do presidente o que foi negado pelo Juiz, Dr. Renato Müller Brati, em razão deste recurso que dormita em Brasília. Algumas pessoas ligadas à área do direito entendem que a situação do presidente do legislativo é insustentável e que tudo é uma questão de tempo.
 
 
 
PP
Acho que o PP devia se livrar das amarras, deixar de ser um “PFL” e ter nomes e projetos próprios. Nas eleições municipais, eleger o maior número de prefeitos e vereadores em Santa Catarina e começar a pavimentar uma avenida. Ter AMIN como garoto propaganda, mas buscar um nome forte e sem rejeição para ocupar a governança. E caso venha a se alinhar com outros partidos, que sejam aqueles que se afinem com as propostas pepebistas.
 
 
 
Cassação
Vereadores antes situacionistas que davam total apoio ao prefeito Marco Cascaes (PSD), já nem disfarçam mais que estão em desalinho com o paço municipal. João Tezza Francisco (Dão) tem conversado muito com o presidente Cristian Berger. Ele quer um acordo visando à presidência da Câmara. Cristian por sua vez me disse que “o nosso grupo está fechado. Temos alguns vereadores que querem a presidência em troca do voto de cassação”. O presidente reafirma que só tem conversa depois do dia 16/12, quando o vereador Mário Coan for eleito presidente do legislativo para 2015. 
 
 
 
PMO
Cantaram-me a pedra! Fabio Salvador, um baita servidor municipal da Prefeitura Municipal de Orleans, ético, sério e responsável, chamado pelo alcaide para apagar a fogueira erguida, após o escândalo da Operação Colina Limpa, pode estar deixando o cargo. Por ocasião da sessão do Poder Legislativo de Orleans em homenagem a Unibave, eu indaguei ao Fabio sobre a sua nova incumbência. Ele me disse de sua preocupação sobre o cargo de pregoeiro e presidente da comissão de licitação. “Se eu perceber que não tenha autonomia para trabalhar de forma séria, eu sairei”. Disse. Uma fonte me revelou que ele teria sido convidado carinhosamente a deixar o cargo ou colocá-lo a disposição. Se for verdade eu não sei, até porque não consegui falar com ele. Mas o que apuramos é que o pessoal que foi afastado da licitação, Patrícia Mazzuco, por exemplo, estaria no comando "informal" do setor.  O senhor Guido Pizzolatti, flutua por lá e ele na Operação Colina Limpa foi até preso. Claro que terá chances de provar sua inocência no tempo certo. Quanto ao Fabio Salvador, eu soube de uma fonte segura que ele estaria afastado da comissão de licitação e ainda não sabe os reais motivos. E se existe fumaça, tem fogo. Outros dois membros da comissão de licitação também pediram afastamento. Portanto houve troca completa da comissão. Os três tinham assumido como bombeiros, por solicitação do Prefeito Marco, depois da operação Colina Limpa. Como os três assumiram juntos, em comum acordo de fazer a coisa certa e caso houvesse algum problema, sairiam os três, pergunto: O que houve?
 
 
 
A possível renúncia de Olávio Falchetti
Numa emissora da cidade onde ouço críticas ao prefeito Olávio e sua gestão do PT, ouvi esta semana de forma contundente de um radialista; “Por que o senhor não renuncia Prefeito? Sua administração é pífia, incompetente”, disparou o eloquente radialista. Eu não concordo com esta campanha dura e implacável contra o prefeito, mesmo não gostando do PT e discordando de muitas coisas que vem ocorrendo em Tubarão. Mas digo ao Prefeito Olávio: É necessário caminhar no sentido contrário da acomodação e não se deixar enredar pela escolha desesperada do personagem de Martin Page, Antoine, o qual tomou a séria a decisão de ser estúpido, proclamando: “Eu não quero ter força para ser eu, nem coragem nem cobiça de ter algo parecido com uma personalidade. Uma personalidade é um luxo que me custa muito caro. Quero ser um espectro banal. Estou sufocado pela minha liberdade de pensamento, por todos os meus conhecimentos, pela minha abominável consciência!”. Afinal, conforme conclui o próprio personagem literário, “a renúncia a uma verdadeira inteligência é o preço a pagar por ter certezas e é sempre uma reserva invisível no banco da nossa consciência”. Ora se o Prefeito foi eleito pelo povo de Tubarão, só o povo poderá tirá-lo desta acomodação. Fora disso é golpe, retrocesso, espírito ditatorial, despótico, impositivo. 
 
 
 
Impicionante!
Como eles gostam de viajar sob os auspícios do dinheiro público. No apimentando Laguna eu vi e reparto com os leitores: “Este Prefeito vizinho é uma figuraça, dizem que gastou mais de R$ 30.000,00 em diária para ir para Europa com a esposa. Estou aguardando os documentos para postar”. Taca-le pau, pimenta!
 
 
 
Braço do Norte 
Para quem sonha com a Casa Própria em Braço do Norte já pode comemorar. O prefeito Ademir da Silva Matos esteve em Brasília e trouxe boas notícias para o setor habitacional. Foi confirmado à vinda de recursos para a construção de Casas Populares no Município. O projeto que foi encaminhado pela Secretaria de Assistência Social, através do setor habitacional, ganhou sinal verde. “Ficamos felizes com essa importante vitória. Agora, o projeto deve seguir os tramites legal. Mas o mais importante é que conseguimos a garantia de liberação do recurso”, disse Matos. 
 
 
 
"Atenção MP"
Com esse título na edição 949 do Jornal A Critica (16/08/2014), comentamos a respeito do envolvimento do "Dija" no imbróglio que está sendo apurado e que é do conhecimento de todos, nota que ensejou contrariedade por parte do "Dija" tendo em vista que ali afirmávamos que ele tinha sido... "afastado" conquanto que cometemos esse equívoco haja vista que o mesmo não foi afastado e sim denunciado, dai nossa retratação nessa oportunidade. Não satisfeito, Dija está me acionando e ao jornal na justiça por termos, segundo ele, cometido CRIME DE IMPRENSA (SIC) o que me oportunizará, no momento próprio, em defesa trazer a colação a recente posição da Ministra Carmem Lúcia que em sua decisão na apreciação do Recurso Extraordinário do Jornal Zero Hora em caso assemelhado disse, taxativamente que "...com exceção das restrições impostas pela Constituição da República ,qualquer forma de obstar e inibir a atuação da imprensa é inconstitucional "(ARE n 836883), logo, só me resta aguardar o pronunciamento da nossa Justiça a quem continuo confiando.
 
 
 
Onde vamos parar?
Em entrevista a rádio 106 FM de Orleans, o deputado Federal João Rodrigues disse que na próxima eleição municipal na Cidade das Colinas, é a vez de Dr. Marco ir à reeleição. Disse ser seu compromisso, pois o prefeito e o ex trabalharam sua candidatura e isso na política é uma decisão natural. Já para o deputado Federal, João Pedro Kleinubing, o PSD precisa estar unido e escolher um nome de consenso. Assim, Dr. Arcângelo Librelato que se pré-lançou candidato pelo partido, não é consenso? Pior é João Rodrigues ter ignorado o fato que o ex-prefeito citado (leia-se Jacinto Redivo) foi indiciado pela Operação Colina Limpa. Enquanto Kleinubing mostrou coerência política, Rodrigues mostrou-se completamente fora da casinha. Em Orleans a bomba maior ainda não estourou e o estrago será grande. Portanto falar em eleição municipal sem conhecer a aldeia, é complicado. 
 
 
 
Bola nas costas
Está dando o que falar as reuniões da secretária de Educação para fechar creches em Orleans. Rio Belo e Santa Rita de Cássia, a bola da vez. Coloninha, segue esperando a creche que seria construída para compensar aquela "modelo" que foi para o Nova Orleans e que dizem, funciona atendendo até crianças de mães que ficam o dia em casa e depois as buscam de carrões. É Orleans na frente!
 

—————

Voltar