22out11 - Comunidade (por Munir Soares)

21/10/2011 12:17

 

CINZAS
As plantas, a grama dos jardins, o capô dos carros, tudo ficou coberto por uma espessa camada de cinzas.
___ Será do vulcão chileno?
___ Descarga das chaminés da usina de Capivari?
Dizem que o Gregório Flor Junior, o Grego, ao examinar as cinzas foi logo dizendo:
___ Cinzas de churrasqueira! 
___Caindo do céu?
___ Exatamente, sinal de que ele, já chegou lá.
Eles formaram a mais completa e divertida equipe de churrasqueiros, de Laguna. Trabalhavam, bebiam e comiam não, necessariamente, nessa ordem. Trabalhavam de graça e ainda forneciam os espetos, fossem em casas particulares, ou nas festas. Nas quermesses de Santo Antônio dos Anjos, na Maçonaria, na confraternização dos bancários, lá estavam eles, na boca do fogo. Eles acrescentavam alegria ao sabor do churrasco. No primeiro time, como titulares, atuavam: Batista Abrahão, Onildo Freitas, Otavinho. Gonçalo Barbosa (Beijoca) e o Grego, único remanescente.
Através de um E-mail psicografado, recebido pelo Nelson Mattos, por via indireta, ficamos sabendo de alguns detalhes da “vida” do grupo, lá pelos campos do Senhor, por exemplo:
___ Que a melhor churrasqueira do outro lado da vida, pertence a um tal de Belzebu, bem na entrada de um “inferninho.” O fogo é eterno, e as cinzas são canalizadas para os vulcões da terra.
Batista Abrahão, com sobrenome de patriarca, passou a cantada no demo, e conseguiu o direito de utilizar a churrasqueira. O Onildo até usa o tridente do tinhoso para assar lingüiça, com uma única condição: Como aperitivo só se toma Capeta.
Vocês conhecem aquela passagem Bíblica, do Novo Testamento, que fala da ovelha desgarrada? Pois bem, domingo, no lado bom do Além, todo mundo estava rezando, menos o Otavinho, que estava de tocaia. Antes da chegada do pastor, Otavinho já havia capturado a tal ovelha perdida. Carneada, ficaria em vinha – d’alho, preparada para a churrascada da noite, na recepção ao Gonçalo da Silva Barbosa, popular Beijoca, recém falecido.
Se o Grego tiver certo, pela quantidade de cinzas, o churrasco em homenagem ao Gonçalo vai durar uma Eternidade.
 
O HOMÔNIMO
Orlando Silva era o cantor das multidões, nas décadas de 40/50. Em 2011, Orlando Silva, o político, é sacador de milhões. O Orlando atual entrou no “segundo tempo,”, mas dizem que recebeu muita bola. Imaginemos o Orlando cantor, com participação da presidente Dilma, interrogando o homônimo político, com base nos seus sucessos musicais. 
Cantor: 
___ O jardineira porque está tão triste, diga o que foi que te aconteceu?
Foi a camélia que caiu do galho?
Ministro: ___ Nada além/ nada além de uma ilusão...
Presidenta:  Aos pés da santa cruz, você se ajoelhou, em nome de Jesus um grande amor você jurou. Jurou mais não cumpriu...
Ministro: ___ Atire a primeira pedra, iaiá, aquele que não sofreu por amor...
Cantor: ___ Chora cavaquinho, pois o ministro só quer saber, de “gaita”...
Ministro: ___ Eu perguntei ao mal-me-quer, se a dona Dilma ainda me quer.
Ela, então, me respondeu:
Dilma: ___ Risque, meu nome do seu caderno...
Cantor: ___ Só te resta a “Renúncia” e “Adeus, adeus, adeus”, cinco letras que choram...
Cartão vermelho, no início do segundo tempo...
 
SEGUNDO TEMPO
O projeto do Ministério dos Transportes que beneficia crianças e adolescentes teria mandado verbas para Laguna?
 
COPA E COZINHA
Presidente Dilma versus Joseph Blater – presidente da Fifa. O maior problema da presidente Dilma não é na Copa e, sim, na Cozinha onde Lula teima em continuar sendo, o prato do dia.
 
A LAMPARINA
Diógenes, filósofo grego, cuja vida constitui-se numa incansável campanha para derrubar valores e instituições de uma sociedade corrupta. Com ironia, andava pelas ruas da cidade, com sua lamparina acesa, procurando um homem honesto. Presidente Dilma teria comprado, num mercado de Atenas, uma réplica da lanterna de Diógenes. Primeiro teste, passear com a lamparina, em busca de gente honesta, na Esplanada dos Ministérios.
Chega de receber presente de grego. 
 
NA TERRINHA
 
O MORTO VIVO
Conversa ao pé do ouvido, pode ser sussurro de amor, ou alguma fofoquinha íntima. Sopapo ao pé do ouvido provoca o desequilíbrio, e arremessa o indivíduo ao chão. Foi o que aconteceu com o Orelhão, nocauteado, ficou inerte, na lona, ou melhor, na calçada, em pleno centro comercial, defronte à Agência do INSS, durante duas semanas. Ninguém lhe dava bola, não foi examinado pelos médicos da Perícia, afinal de contas, um Orelhão com surdez não seria um candidato à aposentadoria por invalidez?  Nem o Samu foi acionado para saber se o Orelhão continuava “Vivo”. Enquanto isto No jardim Calheiros da Graça, praça da Matriz Santo Antônio, outro Orelhão, atingido no pé do ouvido, durante a noite, também desabou. Continuava lá, nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, caído, de borco, em coma, imóvel, não ouve nem fala.
 
FUNERÁRIA LOTE 25. 
Plantão 24 horas.
Motorista, boa viagem. Em caso de morte, DISK Funerária Lote 25.
Endereço: BR 101 - Trecho entre Laguna/Capivari de Baixo.
 
PERIGO
Com a chegada do verão, aumenta o perigo na área do Lote 25.Autoridades deveriam exigir que o trabalho, de agora em diante, fosse feito aos sábados, domingos, feriados, inclusive aproveitando o horário de verão. É o mínimo que poderiam fazer.
 
RETORNO
Prefeito Célio Antônio retornou de seu périplo pelo velho continente. Agora é mãos à obra, e executar as obras prometidas.
 
NOTAS POLÍTICAS
 
EM PAZ
Fernando S.Lopes, vice-prefeito, termina sua interinidade, sem percalços, e esclarece que seu partido, o PP vive clima de paz. Ele, Joãozinho, Dudu e Adriano estão unidos em torno do mesmo projeto político. E, qual seria esse projeto? Dobradinha com o time do prefeito? Reforço no PP. Filiação do ex-vereador Neves, e do seu apadrinhado, engenheiro Roberto Alves pretendente a uma cadeira na Câmara de vereadores.
 
PMDB 
José Paulo Rebelo, que retorna às disputas eleitorais, está eufórico com a nominata dos candidatos a vereador pelo seu partido, citou, além dele, Airton Moraes, Giocondo Tasso, Jorge da Rosa, Iran Ramos, vereador Eraldo da Farmácia e Waldomiro, filho do ex-vereador Waldir da Ponta das Pedras.
___ E, quanto ao candidato a prefeito?
Everaldo dos Santos (PMDB) confidenciou a amigos, que sua candidatura está consolidada, inclusive com aval de diversos deputados. Não teme puxada de tapete, pois o PMDB só teria a perder. Nem mesmo a renovação do Diretório Municipal o perturba.
 
DEM
Notícias extra-oficiais nos dão conta de que, após deixar o PMDB, o vereador Tono Laureano filiou cerca de 400 eleitores no novo partido, o DEM.
 
MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO QUE O IBAMA NO PÉ
Os canários voltaram e já estão fazendo ninhos, nos lugares de costume.
O freguês estava interessado em pássaros, entendia do assunto. Sabia muito bem o que queria. O proprietário do estabelecimento, um conhecido comerciante de nossa cidade, esmerou-se no atendimento. Com a experiência a lhe prenunciar bons negócios, foi mostrando gaiolas, desfilando viveiros, alçapões, e muitas espécies de pássaros: periquitos e papagaios, cardeal e tié-sangue, canários, curiós, sabiás, arapongas, trinca-ferro e dezenas de outros, de mil cores e nobres cantos. O possível comprador, impressionado, logo puxou a carteira, de identificação. Era Fiscal do IBAMA.
O alvoroço tomou conta da mata, digo, do armazém, pois o homem do meio ambiente queria confiscar vários deles, inclusive o sabiá de estimação, mascote da casa. E, o curió? Campeão de sua raça, com CD gravado, sem preço no mercado, o que fazer para salvá-lo? Num descuido do fiscal do governo, a braguilha foi aberta e o passarinho enfiado ali, sublocando a “zorba”.
O fiscal, desconfiado, já ia iniciar uma revista minuciosa, quando a esposa do proprietário chegou disposta a agir, em defesa do passarinho do marido.
___ Por favor, gritou ela, colocando as mãos no meio das pernas do maridão, e tapando a gaiola improvisada.
___ Este passarinho é meu, de estimação, alimentado com ração caseira, e de uso exclusivo em serviço.
___ É propriedade particular, mexer aqui, sem mandado, é invasão de domicílio.
O homem recuou, e passou a catalogar outras aves, mais desprotegidas. O tal fiscal fez à limpa, dizem, até, que a periquita da vizinha só escapou porque estava na muda. O Ferreiro, para azar da vizinhança, ficou.
Por ironia, no dia seguinte, o Fiscal do IBAMA foi visto no Restaurante Pardal`s, saboreando um “frango a passarinho”...
 
CARGA PESADA
Um caminhão enorme, com 12 rodas, seguia pela rua São Joaquim. Estacou ao chegar à raiz dos molhes. Por onde guiar aquele “monstro” automotivo? Pela avenida da praia do Mar-Grosso? Não ficaria engasgado na sinuosa e estreita estrada do Iró? Descer pelo morro da Nalha? Com dificuldades, retornou pelo mesmo caminho, e deve ter cruzado o Centro Histórico da cidade.O que fazer, para desviar o trânsito pesado dos caminhões, que transportam pescado e material de construção? Quais seriam as alternativas? Os futuros candidatos a prefeito teriam alguma sugestão?

—————

Voltar