22set14 - Pessoas (por Gladys Helena)

12/09/2014 16:36
Teste da Orelhinha
Os Hospitais São José e Unimed de Criciúma não poderão mais efetuar cobrança direta dos usuários de seus serviços pela realização do exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, conhecido como Teste da Orelhinha, dos nascimentos ocorridos em suas dependências.  O acordo faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com a Unimed de Criciúma e com a Sociedade Literária e Caritativa Santo Agostinho, administradora do Hospital São José, sob a anuência do Município de Criciúma. O TAC não impede que os hospitais cobrem o exame por meio de repasse do SUS ou dos planos de saúde e seguros de saúde conveniados. A Lei n. 12.303/2010 obriga os hospitais e as maternidades a realizarem, gratuitamente, o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas nas crianças nascidas em suas dependências. 
 
 
 
Oix Gente
Um projeto de lei, na câmara de Orleans, que abria crédito especial para compra de duas motos, no valor de R$ R$ 34.869,88, deixou os vereadores em polvorosa, já que os valores não correspondem ao bem. Mas, como as motos serão utilizadas por agentes de combate a endemias da Vigilância de Saúde a coisa mudou de figura. Aliás, uma das motos é de tamanho grande para levar as armadilhas, principalmente contra dengue. Depois de muita explicação os vereadores aprovaram o projeto por unanimidade. 
 
 
 
Educacional Covidien  
Uma carreta equipada com estrutura de auditório estará estacionada no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) de 30 de setembro a 02 de outubro. Será a primeira vez que a Unidade Móvel Educacional Covidien (Umec) disponibilizará cursos gratuitos aos profissionais do hospital. Serão temas específicos às equipes de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Os cursos também estarão disponíveis aos médicos, médicos residentes e estudantes de medicina da Unisul a partir do 5º semestre. Desde o seu lançamento na Feira Hospitalar de 2013, a Unidade Móvel Educacional Covidien passou por diversos locais do Brasil. O HNSC será a primeira instituição a ser visitada em Santa Catarina.  As aulas são ministradas no interior de uma carreta customizada, comportando 45 pessoas sentadas e seis estações de treinamento com simuladores para exercícios de suturas em videocirurgia.
 
 
 
Desviando
Quem resolveu marchar no desfile de 7 de setembro em Orleans, teve que desfilar se desviando das poças d’água que teimam em ficar nas ruas do centro da cidade. 
 
 
 
Genésio
Ex-prefeito de Tubarão, Genésio de Souza Goulart, mesmo adoentado, esteve presente na festa de aniversário do filho, no último sábado (6). Longe de ser o Genésio “Rei do Gado”, pouco falou, limitou-se a dar tchau para as pessoas e a comer bolo. Lamentável, como a doença devassa a vida de um homem.
 
 
 
Gostei
Elogiei a atitude do candidato a deputado estadual Evandro Almeida (PMDB). Ele não quer usar a imagem e nem o nome do ex-deputado Genésio Goulart, em sua campanha. Evandro respeita as condições de seu companheiro de partido, mesmo sabendo que seria um reforço de peso para a sua campanha. Para ele já está de bom tamanho o apoio dos familiares do ex-deputado. 
 
 
 
Treinamento para novos portais
Os técnicos em Tecnologia da Informação da AMUREL Everson Guimarães e Ivo Schmidt aproveitaram a ida do pessoal para a AMURES e fizeram um treinamento para o gerenciamento dos novos portais das associações. Também participaram da reunião com os assessores de comunicação. O treinamento para o gerenciamento dos novos portais aconteceu no período da manhã e o de comunicação à tarde. A AMUREL terá em breve um novo portal, que permitirá a interação com o público mais ampla e ágil, com novas ferramentas e possibilidades de comunicação e divulgação das suas atividades.
 
 
 
Cachorros X estudantes
Vereador Neno da Farmácia ficou indignado com os cachorros soltos na avenida Marcolino M. Cabral no dia do desfile de 7 de setembro. “Eu estava no palanque, e vi-os avançando nos alunos, que ficaram com medo de serem mordidos. Onde estão os responsáveis por isso? Temos que tirar esses animais da rua”, esbravejou. 
 
 
 
Joares Ponticelli está levando o candidato Paulo Bornhausen em suas visitas no Sul. Faz questão de apresentá-lo para os líderes do PP e pedir o voto para o candidato ao senado e para Marina, como segunda opção. Em visita a Unisul, foram recebidos pelo reitor Salésio Herdt que agradeceu o empenho de Paulinho na viabilização do Centro de Inovação Tecnológica de Tubarão. O chefe de gabinete Laércio Menegaz Junior coordenou a agenda na cidade.
 
 
 
Excremento 
O vereador Nilton de Campos (PSDB) diz que o percentual de requerimentos seus encaminhados ao Executivo e não respondidos no prazo legal chega a quase 70%. Será que o vereador já deu uma olhada na lixeira do prefeito Olávio? Procurar entre as fezes dos cachorros do Centro de Zoonoses é outra opção.
 
 
 
Carro de som
Além do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, os políticos utilizam carros de som para atordoar a população a todo volume. Ontem, aqui na redação do jornal A Crítica, passou um veículo tocando o "jingle" de um candidato, só que em volume tão alto que só atrapalhava, não deu para entender nada.
 
 
 
Educação no trânsito
Cerca de 70% de atendimentos por acidentes nos dois hospitais de Tubarão são causados por motos. Isso porque, além da enorme quantidade deste veículo em Tubarão, os condutores se arriscam costurando o trânsito, que já anda bem caótico, disputando o espaço com outros veículos de maior porte. E com esses não dá para competir.  Toda essa irresponsabilidade e falta de cuidado com a própria vida e a dos outros, que poderiam ser evitados, reverte em prejuízos e contribui ainda mais para superlotações nos hospitais. 

—————

Voltar