23nov13 - Orleans: Sobras do Duodécimo da Câmara vai para o Hospital Santa Otília

22/11/2013 16:15

A Câmara de Vereadores de Orleans aprovou por unanimidade na última segunda-feira (18) a indicação do presidente João Tezza Francisco para que o prefeito municipal utilize a sobra de recursos da Casa na construção e reforma da maternidade e cozinha da Fundação Hospital Santa Otília. Para entender: O duodécimo são as sobras anuais do orçamento da Câmara.  Antes da votação o vereador Mário Coan pediu ao presidente da Casa, Dão, explicações sobre sua indicação, já que em meados do ano, o edil havia pedido para que as economias da câmara fossem repassadas à Fundação e seu pedido não teve o aval do chefe do legislativo. “Antes tarde do que nunca. Eu sei que a Fundação precisa fazer pagamentos de algumas ações trabalhistas, pendentes, valores elevados, e nós sabemos da luta para manter aquela casa de saúde aberta”, justificou Coan. O presidente não quis saber das contas da Fundação. “Fui contra porque o dinheiro na época seria para pagar a folha de pagamento. Quero que se faça maternidade. Temos também a cozinha do hospital que está em situação precária. Como é um valor alto de R$ 220 mil que vamos repassar, quero que seja aplicado em algo melhor, e não para pagar contas”, determinou o presidente, ressaltando que o recurso não é direcionado ao hospital, e sim para a maternidade. “Gostaria que os vereadores ajudassem a fiscalizar a construção dessa maternidade e da cozinha, porque se falar que vai para o hospital daqui a pouco eles vão usar para pagar folha de pagamento ou coisa semelhante”, completou Dão, sem dó nem piedade dos funcionários da Fundação.  “Eu acredito que de repente vamos ter os nossos nomes lá na placa, ai poderemos dizer que é uma obra da câmara e todos ajudaram a fazer essa economia”, comemorou o presidente, pensando na autopromoção. 
Mário Coan retrucou: “Meu pensamento é outro. Se a pessoa está sem casa e prestes a morrer de fome eu primeiro dou comida, para depois fazer a casa”, retrucou o tucano que sabe que a preocupação do presidente é fazer a obra para poder colocar uma placa com seu nome, aliás, essa é a preocupação de todo político. Como o hospital Santa Otília passa por uma grande crise, seria sensato o presidente da Câmara verificar primeiro se há recursos para saldar a folha de pagamento e 13º dos funcionários. Fora isso, o hospital tem outras necessidades como à falta de um aparelho de Videolaparoscopia, como informou Coan. “Nós temos um filho da nossa cidade, Dr. Irani, que é um dos maiores cirurgiões de videolaparoscopia do Brasil, e ele só não opera aqui porque o hospital não tem esse recurso tecnológico. Com esse aparelho em funcionamento geraria um lucro enorme para a Fundação fazer muitas maternidades”, exemplificou o vereador Mário Coan. 
 
 
NOTA DA REDAÇÃO
O destino das sobras do orçamento da Câmara é assunto para o Executivo. Dão, no fim do ano, antes do recesso, terá que devolver todos os valores restantes para a Secretaria de Administração e Finanças do município. Não cabendo a ele a competência de determinar onde o município vai utilizar esse dinheiro. O resto é pura demagogia. É dinheiro público e fica feio fazer cortesia com chapéu alheio. 
 
 
 
Dr. Irani Valentin Alberton Junior um dos maiores cirurgiões de videolaparoscopia do Brasil, só não opera no hospital de Orleans por falta de um aparelho de videolaparoscopia

—————

Voltar