24dez11 - Cricri (por Salmon Flores)

23/12/2011 19:50

 

Análise sobre desempenho (1)
O vereador tubaronense Dionisio Bressan Lemos enviou e-mail aos veículos de comunicação, sobre sua avaliação no que diz respeito a muitas informações sobre o desempenho do Município de Tubarão que, num primeiro momento, nos deixaram orgulhosos, porém numa análise mais criteriosa, indignados, segundo ele. Dionisio diz que, pela redação dada em todos os veículos de divulgação, não resta dúvida que todos
foram induzidos ao erro ao divulgar matéria inverídica ou tendenciosa.
 
Análise sobre desempenho (2)
O vereador cita o IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento de Municípios), medido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e que leva em consideração os índices de EMPREGO E RENDA, EDUCAÇÃO E ACESSO A SAÚDE. Diz que foi dado ênfase ao desempenho do Município de Tubarão que estaria ocupando o 56º lugar entre os municípios Brasileiros, utilizando, inclusive, a manchete: "TUBARÃO É O 56º
MELHOR MUNICÍPIO BRASILEIRO PARA SE VIVER". Lemos explica que entende
que o município de Tubarão é sim excelente para se viver, mas não temos o direito de mentir para a nossa sociedade. A imprensa tubaronense foi enganada. O último IFDM da FIRJAN divulgado, referente a 2009, coloca Tubarão num honroso 148º lugar no ranking nacional e o 13º no Estado. Muito diferente do 56º nacional e 3º estadual. Isto até já aconteceu, porém perdemos muitas posições, relata.
 
Análise sobre desempenho (3)
Sobre o PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), mais uma vez Dionísio observa que
a população foi induzida a parecer o que não somos. Destaca que, como sociedade consciente e responsável, devemos tratar nossas questões com responsabilidade. Não é novidade para ninguém que Tubarão esteve durante muito tempo, no século passado, entre as maiores cidades do Estado, mas que vem perdendo espaço para outras em ritmo preocupante. Precisamos encarar esta realidade e buscar alternativas que mudem o rumo dos fatos ou seremos apenas "história econômica". Muitos tem dedicado profundos estudos para identificar as causas, e até conseguiram, porém não tem sido fácil reverter o quadro. Muito lúcida a avaliação do vereador.
 
Boicote
O prefeito de Laguna, Célio Antônio, tomou um revés na última sessão da Câmara de Vereadores no final de ano. Mandou vários projetos em regime de urgência para serem votados em sessão extraordinária, mas não conseguiu que fossem avaliados. Só apareceram quatro vereadores e sem quórum, os assuntos ficaram para o ano que vem. O presidente Everaldo dos Santos foi taxativo. Sessão agora só no dia 20 de fevereiro, na volta do recesso parlamentar. Isso que é segunda-feira de carnaval.
 
Interessante
Fabrício Faustina, acaba de se formar advogado. Um abnegado pelo seu PSDB. Mesmo debutando na área do direito, vai sugerir ao presidente Jeferson a idéia de prestação de assessoria gratuita aos pré-candidatos tucanos durante a campanha eleitoral. 
 
CMT x POVO 
Algo de extremamente errado ocorreu no relacionamento população e guardas municipais. A maioria das pessoas com quem falei, para formar um juízo próximo de valor, falam de exageros. Ainda assim não cabe a mim ou a quem quer que seja, fazer julgamento sumário. Vamos admitir que o ambulante tenha começado o palavreado, diminuindo o agente da Guarda? Sim ou não? Como o leitor reage em situações em que outra pessoa passa a desfechar ofensas com palavras? Entendo que os Guardas deveriam solicitar reforço e ainda assim, também a presença da Policia Militar. Existem exageros que precisam diminuir, mas tem na cidade um ódio gratuito em relação a Guarda Municipal. Urge entrar em cena um trabalho de divulgação e integração, Guarda Municipal + População+ Policia Militar. Hoje, com a afirmação feita pelo Twitter pelo responsável pela Guarda ou agente, contra o Comando do 5° BPM, imputando de que estaria jogando a população contra a Guarda, foi uma afronta desnecessária. O mundo precisa de sensatez, paz, humildade. Juntos poderemos arrumar as coisas e consertar os mal entendidos.  
 
Insanidade
As pessoas que habitam em Capivari, incluam-se colegas de imprensa, não são obrigados a gostar de dona Áurea ou do prefeito Brunel. E as criticas relacionadas à administração, podem e devem ser feitas pelo bem da democracia. As pessoas que ocupam cargo público, que é transitório, devem aceitar as criticas ponderadas e educadas, e colocá-las como prioridade em suas ações. E neste particular quero dizer que o Brunel e a dona Áurea, acatam as criticas e procuram buscar a solução dos mais diversos reclames. E o prefeito e dona Áurea eu os conheço bem! Sei de todas as virtudes deles e reconheço que como seres humanos não são perfeitos. Mas daí, um radialista usar uma emissora comunitária, para chamar o prefeito de sua cidade de “Gay” e a primeira dama de “Vaca”, foge de qualquer argumento aceitável, visto ter sido público através de uma emissora de rádio. Em plena semana em que as pessoas trocam presentes e enaltecem a figura de Jesus menino, mãe Maria e o pai José, o radialista Paulinho atravessou o carro e feriu mortalmente pessoas que ele pode até não gostar, mas não tem o direito de ridicularizá-las. Brunel é ótimo pai, zeloso esposo. Dona Áurea dedicou parte de sua vida a educação e a família. Ambos fazem parte da história da cidade. Lamentável!  
 
Dura
Registre-se o desempenho do Secretário Regional de Tubarão, Haroldo Silva (Dura). Com seu esforço a região abiscoitou mais de R$ 10 milhões de reais. Dura segue sendo uma figura em alta tanto a nível de governo estadual, como municipal. E um dado interessante: Ele sempre venera a figura simpática do nosso prefeito, Manoel Bertoncini. 
 
Senhor! Nesta Noite Santa depositarei diante de tua manjedoura, todos os sonhos, todas as lágrimas e esperanças contidas em meu coração. Pedirei por aqueles que choram, sem ter quem lhes enxugue uma lágrima. Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor. Suplicarei por aqueles que te buscam sem saber ao certo onde te encontrar. Para tantos que gritam paz, quando nada mais podem gritar. Abençoa Jesus - Menino, todas as pessoas de Tubarão, de Santa Catarina, do Brasil e cada pessoa do planeta terra, colocando em seu coração um pouco da luz eterna que vieste acender na noite escura de nossa fé. Fica conosco, Senhor! Assim seja!
 
Prenúncio
O que se viu na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Tubarão pode ser um prenúncio do que vai rolar na política no próximo ano, nas eleições municipais. Nota-se uma aproximação, mesmo que sutil do PP para com o PMDB. Ambos partidos não pretendem deixar os tucanos aumentarem suas lideranças. Acho que foi por isso que a Associação Morrotes-Dehon não passou. Deka, Dionisio, Jarrão, Ivo e Evandro
Almeida melaram a proposta que agradava o governo. É só esperar para ver os desdobramentos já no início do próximo período legislativo.
 
Perigo
Quem pegar a estrada da morte, a nossa BR-101 Sul, tem que tomar muito cuidado. Especialmente à noite, entre Tubarão e Laguna. A lerdeza e a falta de cobrança das lideranças da região causaram isso. Não adianta fazer almoços e jantares e montar discursos. Tem que fazer como a iniciativa do presidente da Câmara de Laguna, Everaldo dos Santos. Fechar a BR. Só dessa forma é que se consegue as coisas. O povo que se dane, se depender do governo federal.
 
Boka Loka
A mais consagrada casa de lanches de Tubarão, Boka Loka, depois de mais de 22 anos funcionando na Rua dos Ferroviários, Oficinas, vai mudar de endereço no próximo ano. Amigo Joel, trabalhador e ousado, vai inaugurar uma moderna casa, mantendo o padrão que é 10 e aumentando o número de opções. O novo e moderno Boka Loka vai funcionar na Av. Pedro Zapelline, numa esquina fantástica. Vamos esperar e sucesso ao Joel.
 

—————

Voltar