24dez11 - Memorial marcará história do Legislativo de Orleans

23/12/2011 19:28

 

A Câmara de Vereadores de Orleans inaugurou na segunda-feira (19), o Memorial do Legislativo. O projeto, de acordo com a presidente Suzelei Brighenti Padilha, a “Lela” (PSDB), visa proporcionar à população orleanense o acesso à história do Poder Legislativo e todas as suas particularidades. Autoridades civis, religiosas, comunitárias e lideranças dos mais diversos segmentos foram prestigiar a inauguração do Memorial do Legislativo e do Plenário Ivan Alberton Cascaes. Numa solenidade muito prestigiada, a presidente Suzelei Brighenti Padilha, que deixa o cargo neste ano (ano que vem a presidência da Mesa Diretora será de Antonio Dias André, o “Geada”) apontou como esse projeto uma das mais importantes proposições votadas naquela Casa.
“Temos a preocupação de preservar a memória institucional do Legislativo e queremos, através deste memorial, propiciar a cada orleanense o acesso às informações, leis e trajetória da Câmara, desde a criação aos dias atuais”, explica Lela, que informa que a função do memorial é resgatar as questões políticas e propiciar um espaço permanente para contar a história de Orleans, desde a emancipação, o antigo conselho, a instalação da Câmara, passando por momentos de tensão como foi a palmatória, ou de momentos nobres como a constituição da Lei Orgânica. “Hoje quem sabe desses momentos? Como são lembrados?”, questiona a presidente da Câmara. A história do Legislativo e seus legisladores estão expostos ao público no plenário da Câmara e deverão ser levadas às escolas para informar aos alunos sobre o que é política e como funciona. “O seu maior objetivo é formar cidadãos políticos e formar novas lideranças.”, observou Lela.
 
Memorial do Legislativo e Plenário Ivan Alberton Cascaes
 
O Memorial do Legislativo é um trabalho executado pelo museólogo Robson Lunardi que aborda a história do legislativo orleanense desde a pré-história até os dias de hoje. O memorial apresenta a arqueologia indígena onde Orleans é destaque no território catarinense, pois, na década de 60, foram encontrados os últimos índios nativos do estado, sem contato com a civilização. O memorial traz o relato de uma grande caçada de índios que ocorreu em 1890, cujas fotos foram ampliadas em grandes telas e encontram-se no museu de Roma; os homens armados nesta caçada eram Pio Bussolo, Lourenço Mattei, Leonardo Eizen e um chefe brasileiro.
Também no Memorial o turismo cultural é destaque, onde é inserido grandes artistas como Toni Cascaes, Zé Diabo e a poesia de Fernando Baltazar, que além de participarem do evento contribuem diretamente com a cultura orleanense. Logo após a inauguração do Memorial, deu-se o descerramento da placa que titulou o ilustre orleanense Ivan Alberton Cascaes do qual, dedicou ao legislativo orleanense 32 dos seus 77 anos, sendo eleito vereador por seis legislaturas; ao Plenário da Câmara de Vereadores; indicação esta, de autoria da vereadora Suzelei Brighenti Padilha, com o apoio unânime dos vereadores.
(lela) Presidente do legislativo orleanense Suzelei Brighenti Padilha (Lela)
(Público e outro público) Autoridades civis, religiosas, comunitárias e lideranças dos mais diversos segmentos foram prestigiar o evento
(lela tribuna) Presidente Lela na tribuna da câmara
(Inauguração do plenário) Momento da Inauguração do Plenário Ivan Alberton Cascaes
(filhos do homenageado) Família Cascaes compareceu em peso na homenagem ao saudoso Ivan Cascaes
(plenário) Memorial e Plenário inaugurados na Câmara de Vereadores de Orleans 
(Fernando Baltazar) Fernando Baltazar, poeta da terra na tribuna da câmara
(Pe. Elias Della Giustina) Pe. Elias Della Giustina falou aos presentes sobre a presença da igreja católica na região 
(Pe. Geraldo Canever) Pe. Geraldo Canever prestigiou o evento destacando a presença do seminário em Orleans
(Toni Cascaes) Cantor Toni Cascaes comemorou a inauguração do memorial com os presentes
(plateia) Público presente estava bastante animado

—————

Voltar