24jan15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

23/01/2015 16:17
É hora de agir!
Ano novo nos remete a recomeço, a vida nova, a conclusão projetos inacabados.  Entre as principais metas a se cumprir neste período destacam-se os cuidados com a saúde, seja na prática de atividade física ou nos cuidados com a alimentação. 
Vale lembrar que a promessa de seguir uma reeducação alimentar,  na maioria dos casos, é esquecida logo depois que o Verão acaba e a exposição  das “gordurinhas” salientes não se  torna tão  frustrante.
Sem contar, ainda, que a maioria das pessoas fica só na espera de tal mudança, mas não dá o mínimo de empenho para que isso aconteça. Falta atitude e força de vontade. Não adianta  ficar murmurando por aí que este ano será diferente se não agir. O tempo não para, os meses  passam, um outro ano chega, e aí?
E quando ocorre aquele estalo para a mudança, seja no cuidado com o peso, com a manutenção  das medidas, ou na  saúde  em  geral, em  suma os  indivíduos querem  resultados imediatos. Pecam o ano todo com uma alimentação inadequada e com  o  sedentarismo, mas  pelo  fato de estarem se reeducando querem o corpo perfeito  para  amanhã. Porém, não é bem  assim que as coisas funcionam, é necessário estabelecer  um  planejamento. Tudo tem  o seu  tempo,  cada  organismo  reage  de  uma  maneira  diferente.
Para quem está com  força  de  vontade  e não  quer  esperar, mas sim agir, separei  algumas  dicas:
- Evite jejum prolongado, fracione suas refeições, faça em média  entre 5 e 6  refeições  ao  longo do  dia,  sendo  3  refeições principais e de 2 a 3  lanches intermediários.
- Aumente  o  consumo  de  líquidos. O ideal é ingerir de 35 a 40 ml por quilo,  preconizando  sempre  a  água, com uma  média  de  6 a  8  copos  de  água  no  decorrer  do  dia.  Evite refrigerantes,  bebidas alcoólicas e  sucos  artificiais.
- Consuma frutas da época, além de mais  nutritivas,  seu  custo  estará  mais  baixo. Recomenda-se 3 a  5  porções  ao  dia.
- Nas refeições  principais, como  almoço  e  jantar, metade  do  prato  deverá  ser  composto  por  saladas.
- Evitar frituras,  queijos  amarelos, embutidos em  geral,  alimentos ultra processados (snacks, biscoitos recheados).
- Evite temperos prontos, prefira ervas e  cheiro verde  in  natura  ou  desidratados para realçar o  sabor de  suas  preparações.
- Saia do sofá, faça  exercícios  físicos,  de preferência monitorada  por  um  educador  físico.
- Não se iluda! Não acredite em pílulas mágicas de efeito   imediato, tudo  que  ocorre  rápido  de mais  pode  não  dar  certo,  cuidado  com  o  efeito  sanfona!
- E para um melhor  acompanhamento,  procure  um  profissional  nutricionista,  ele  fará um  plano  alimentar individualizado,  conforme  seus  gostos  alimentares e  suas  atividades  diárias!
 “Não desista. Persista, tenha força, foco e  fé” (Autor desconhecido)
 
 
 

—————

Voltar