24maio14 - Comunidade (por Munir Soares)

23/05/2014 14:15
A RIFA DE SANTO ANTÔNIO
Santo Antônio é o santo mais popular no Brasil. Suas festas estão sempre envoltas numa atmosfera de fé e de folclore. A cada ano, novas “lendas” são acrescidas ao curriculum do santo casamenteiro. As vésperas de mais uma festa de nosso padroeiro relembramos uma delas, acontecida em 2003. Alguns dos personagens já partiram para os campos do Senhor, onde vivem, com certeza, sob a proteção do “Tonico” dos Anjos.
Todos os anos os Festeiros de Santo Antônio, padroeiro da Laguna, colocam um carro na rifa, com a finalidade de arrecadar fundos para a Paróquia. Comprar um bilhete daquela rifa é hábito na cidade. As pessoas compram e pagam em prestações. Atanásio Silveira, o mais popular barbeiro do Centro Histórico, ainda em atividade, confiou no palpite do senhor Batista Abrahão (Irmão de Santo Antônio) e comprou um bilhete com o número indicado por ele. A cartela da sorte foi guardada dentro de um livro de orações da esposa, Dona Bentinha, a costureira.
Duas semanas antes da data do sorteio, um fato desagradável deixou o otimista Atanásio com as barbas de molho. Há tempos, ele ganhara um chaveiro, com uma imagem de Santo Antônio dos Anjos. Para Atanásio um verdadeiro talismã. A imagem sumira, de forma inexplicável.
___ Isto é mandinga, dizia um.
___ Coisa do demo, sinal de maus presságios. É a mão da inveja que quer impedir que tu ganhes o carro.
Atanásio ficou acabrunhado. Os amigos, com a finalidade de elevar o ânimo do barbeiro, improvisaram um culto ecumênico na Lanchonete Real, ao lado da barbearia. Pedrinho, o proprietário, fez oferendas a Iemanjá. O agnóstico Arthur Cook pintou o cozinheiro Toninho, como bode expiatório, e o ofereceu em sacrifício, no altar de Baco. Baião, em transe, afirmou que o Atanásio estava possuído pelo “espírito de porco” (ele joga, semanalmente, num milhar do porco) e pediu ao “Carrasco” que o exorcizasse, abanando-o com uma lista de jogo-do-bicho. Xô “saTanásio”!
___ Vamos rezar o Responso, sugeriu o devoto Batista Abrahão.
___ Mas, como rezar o responso de Santo Antônio, se é o próprio que está perdido? Meio a contragosto, Atanásio fez a oração, ajoelhado atrás do balcão.
Ao término daquela exótica cerimônia litúrgica, alguém sugeriu um brinde. Naturalmente, em tais circunstâncias, a parte que tocou ao “santo” foi bem mais generosa. 
Sete dias antes do sorteio, ao procurar uma muda de roupa, Atanásio encontrou, presa ao cós de uma velha bermuda, a tão desejada imagem de Santo Antônio dos Anjos. A sorte começa a mudar de lado. Sábado, dia do sorteio pela loteria federal. Expectativa na barbearia e adjacências. Orelhas coladas no rádio. Num quadro negro “Carrasco” ia anotando os números sorteados. Nervosismo. Samir alivia a tensão, dedilhando seu bandolim. Último número. Bingo! Atanásio acabava de ganhar o carro, e corria para abraçar sua Bentinha. Esqueceu, até, um freguês com a barba feita, pela metade. Saiu espumando...
 
 
 
NOTÍCIAS DA SANTA TERRINHA
 
 
PRESENTE
Poucos lagunenses gostam mais da santa terrinha que o desembargador Júlio Knoll. Não existe melhor lugar para se viver, garante o magistrado. É com a alma que fotografa as coisas da Laguna: casario, praças, mar, pássaros e até o curioso caranguejo da praia. Domingo, no Chedão, Knoll chamou Jorge, o garçom que o atende há muitos anos, e entregou-lhe um pacote. Um presente, disse ele. Abre. Jorge abriu um sorriso, coisa rara. Acabava de ganhar uma camisa de seu Avaí autografada pelo presidente do clube.
 
 
 
PREFEITO NA EUROPA
 
 
Projetos esportivos
Tenista Kuerten teria adquirido terras na região da praia do Sol. Ronaldinho Gaúcho estaria interessado em investir na região do Farol de Santa Marta. Em Barcelona- Espanha, prefeito Everaldo deve entrevistar-se com o jogador Daniel Alves, que está interessado em plantar no Bananal. Na Itália, a pedido do Batista Cruz, prefeito visitaria Veneza, e compraria uma gôndola. Estaria resolvido o problema crônico das enchentes da rua Tácito Pinho, onde mora o repórter. Condução eficiente e turística.
 
 
 
DEU NO RÁDIO
Prefeito Everaldo informa que vai até a cidade de Nuremberg, Alemanha, para conhecer o “Parafuso de Arquimedes”. Se o leitor também estiver interessado no parafuso, não pense “naquilo”, procure informações no Google.
 
 
 
SÓ POR PERGUNTAR 
O que os prefeitos foram fazer na Europa, uma visita ao Google não seria mais em conta? 
 
 
 
MERCADO PÚBLICO
Visitei o pavimento térreo, em obras. O madeirame estava todo podre, já tinha cupim comendo cupim. Linhas e caibros substituídos, inteiramente. As paredes de alvenaria, já sem o reboco, parecem em bom estado. Rachadura e umidade em alguns locais. Toda instalação elétrica deve ser mudada. Não estive no andar superior.
 
 
 
TROCA DE COMANDO
Ivete Cadorin é a segunda mulher a assumir a prefeitura da Laguna, interinamente. Quando teremos uma prefeita eleita para governar Laguna?
 
 
 
PRECAUÇÃO?
Secretária de governo, Marinês, teria adiado suas férias para “assessorar” a prefeita Ivete. Rédeas curtas?
 
 
 
REAPARECEU PARA SUMIR
Após a badalação do carnaval, o secretário de Turismo do município emudeceu. Reapareceu na última semana para sumir de férias. Estaria demissionário?
 
 
 
DELEGAÇÃO MEDALHA DE OURO
Edésio e Pigalli no comando. Geraldo Pietro e Fita arrasaram no dominó, medalha de ouro. O pessoal da bocha broxou de novo.
 
 
 
 
LIGADONA
Eles passam sozinhos, conversando, e até discutindo em voz alta, alheios a tudo que acontece ao seu redor. Eles e o telefone celular, e já são 273 milhões de celulares, só no Brasil, mais de um aparelho por habitante. No mundo são quase 7 bilhões de telefones celulares, isto porque, na África, somente 30% da população utiliza esse meio de comunicação. A Casa Lotérica do Centro Histórico estava lotada. Dia de “sena” acumulada. A fila caminhava, vagarosamente. Clientela paciente, todo sonho tem seu preço. Na porta de entrada, uma mulher, 40/50 anos de idade, falava ao celular. Voz alta, ela devia ter um megafone embutido na garganta.
___ Alô! Sim é a Luzia, Pode falar. Tens certeza de que era o meu marido? Estava com ela?
___ Levou-a para dentro de casa?
___ No colo?
___ O safado sabe que aquela cadela está proibida de entrar em casa. Aproveitou minha ausência.
Silêncio! O drama da mulher traída ganhou a atenção da plateia da lotérica. A concentração nos números da “fezinha” ficou em segundo plano.
___ Alô!
___ Continua, fiquei sem sinal. Ele deu banho nela, enxugou com a minha toalha, e a levou para a cama. Nossa cama?
___ Fique calma. Vou pagar umas contas e já estarei aí. Vou botá-la para correr com o rabinho entre as pernas.
A mulher, ao reocupar seu lugar na fila, foi recebida com palavras de incentivo à violência. 
___ Marido infiel merece uma surra.
___ Quem merece uma tunda de relho é a vagabunda da amante. 
___ Agradeço e esclareço. Trata-se do meu ex-marido, sabe que minha cachorra está com doença de pele e de quarentena, isolada, para evitar contágio. Ele, de pirraça fez tudo aquilo, que vocês ouviram. O “cachorrão” terá o que merece. Não vai ter Maria da Penha que o salve.
 

—————

Voltar