24maio14 - Tubarão: São Cristóvão é mais um bairro que sofre sem médico e sem agentes de saúde

23/05/2014 14:27
O problema de saúde de Tubarão está indo de mal a pior faz muito tempo. As reclamações são inúmeras e vão desde a falta de material de trabalho até a falta de profissionais como enfermeiros, atendentes e médicos. Esta semana foi a vez dos muitos moradores do bairro São Cristóvão reclamar nas redes sociais desse descaso da prefeitura municipal. “Não consigo entender. Na época da campanha o prefeito Olávio vivia dizendo que a saúde era sua prioridade. Eu mesmo votei nele achando que muita coisa iria mudar. Mas me enganei e hoje não posso deixar de dizer que estou muito decepcionado com a forma que estão nos tratando. Não temos médicos no nosso bairro e nem agentes de saúde. Nosso bairro está abandonado”, reclama o aposentado Hercílio João da Silva, 71 anos. 
Muitas pessoas estão sem atendimento médico, sem remédio e sem saber o que fazer. “Eu tenho depressão e pressão alta. Preciso tomar remédio controlado. O meu está no fim e preciso voltar a me consultar para mudar a medicação. Nem sei o que fazer. Vamos nos postos e as meninas ficam até sem jeito, pois elas não sabem o que dizer. É muito revoltante passar pelo que estamos passando”, afirmou indignada a agricultora aposentada Maria Collaço Bressan, 68 anos. 
A prefeitura de Tubarão entrou em contato com a Fundação Municipal de Saúde, e foi confirmado que a unidade realmente não conta com médico, no entanto, já se busca um novo profissional para atender, porém, não é possível estimar data para que o serviço seja normalizado. Ressalta-se que a equipe técnica da unidade recebe os pacientes e faz a triagem, encaminhando para a unidade de referência quando for necessário. 
Sobre as agentes de saúde há profissionais afastados em auxílio doença, porém não é possível fazer contratação emergencial, o problema será resolvido a partir de um novo concurso público ou processo seletivo, no momento não há previsão de quando isso será realizado.
 
Em 2010, o então secretário de Saúde, do governo Manoel Bertoncini, Roger Augusto, presenteou a comunidade com duas novas salas para consultórios médicos, no posto do São Cristóvão, e reformou todo o prédio. Hoje, sem médico, sem agente de saúde, sem esperança...
 
 
 
Descaso é tão grande que carro chega a cair em buraco no meio da rua
O bairro São Cristóvão não enfrenta abandono apenas na área de saúde não. A infraestrutura parece não estar nem aí para aquela comunidade. Além da poeira em dias secos, quando chove algumas ruas ficam realmente intransitáveis e perigosas. É o que acontece na rua Lourenço Favarim. Os moradores não sabem mais a quem apelar para solucionar o problema de um enorme buraco naquela via pública.
 “A situação está cada dia pior. O Secretário de Gestão, Matheus Madeira já foi alertado sobre o problema. Ele disse que tomaria providências junto ao secretário competente pela pasta mais até agora nada foi resolvido. Por enquanto, e por sorte do próprio poder público somente carros caíram naquele local, quando for uma moto e a pessoa perder a vida acho que eles vão acordar para o perigo”, esbravejou uma moradora. Esta semana, um veículo foi fotografado quando caiu no buraco e por pouco não teve maiores consequências. Apenas danos materiais. O motorista resolveu não seguir adiante para evitar um prejuízo ainda maior. “Quando for uma vida perdida, quem sabe este nosso governo acorde. Nunca vi tamanho descaso com a nossa cidade”, disse um morador muito revoltado com a situação. 
 
Carro caiu no buraco
 
 
Comunidade reclama: Nunca viu tanto descaso do governo municipal

—————

Voltar