25abr15 - Vida Saúdavel (por Liliane Pereira)

24/04/2015 08:26
O Perigo por trás dos alimentos ultra processados
Correria do dia-a-dia, dificilmente temos tempo de preparar nossas refeições, o que nos resta é recorrer a praticidade dos alimentos prontos e pré-prontos. 
Geralmente para garantir rapidez e agilidade no preparo de nossas refeições a industria utiliza alguns métodos no processo de fabricação de seus produtos, como pré cozimento, ou pré - fritura, ou sobrecarregam de sódio para garantir sua conservação.
E o mais procurado para quem busca agilidade é o macarrão instantâneo, mas o que muita gente não sabe é que trata-se de uma bomba de gordura e sódio. Isso porque, no seu método de fabricação para que possa ficar pronto em três minutos, ele é frito, fornecendo uma gama imensa de gorduras. Sem contar, que o sódio encontrado no tempero de muitas marcas ultrapassa a recomendação de consumo diário. Para quem consome eventualmente esse tipo de alimento o risco é mínimo, o perigo está presente para quem consome com muita freqüência, principalmente se pensarmos em hipertensão arterial.
Outro queridinho dos preguiçosos de plantão são os congelados como pizzas, empanados de frango, massas, sopas e risotos prontos, uma verdadeira explosão de gordura e conservantes como o glutamato de monossódio que segundo alguns estudos, além de realçar o sabor, está associado a incidência de agravos neurológicos.
Sem contar os snacks, salgadinhos adorados pela população jovem no geral, além de se enquadrar no grupo das calorias vazias, apresentam um alto teor de sódio e uma gama de aditivos químicos que se consumidos a longo prazo podem desencadear sérios danos ao organismo, como doenças associadas a síndrome metabólica (colesterol alto, hipertensão arterial e obesidade) e até mesmo o câncer.
 
“Nem tudo que é muito rápido vale a pena... Principalmente se consideramos o preparo dos alimentos, as vezes pecamos pela pressa...”
 

—————

Voltar