25fev12 - Missa de Cinzas em Humaitá dá início à Quaresma

24/02/2012 19:55

 

Centenas de fiéis lotaram a igreja matriz de Humaitá para a celebração da Quarta-feira de Cinzas, dia de jejum e abstinência de carne, iniciando o período da Quaresma. De quarta-feira (22) até a Páscoa, a igreja católica celebra um tempo litúrgico devotado à penitência e preparação pascal, que segue pelos próximos 40 dias. A missa foi presidida pelo vigário paroquial, padre Paulo Herdt, sendo a responsabilidade da liturgia a cargo dos Coroinhas e Acólitos de Fátima acompanhada pelo ministério de música Novo Horizonte.
Na abertura da liturgia, padre Paulo fez menção à Campanha da Fraternidade 2012. A campanha tem por tema "Fraternidade e Saúde" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".  "Com essa campanha", disse o sacerdote para centenas de fiéis que ocupavam os bancos da igreja, "queremos despertar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno, solidário e comunitário no atendimento aos doentes, e ações para que todos tenham o pleno acesso à saúde pública". 
As leituras da liturgia feita pelos pais dos coroinhas, que marcaram a missa de Cinzas levaram os fiéis a uma reflexão para viver a Quaresma como "um caminho de purificação e de iluminação" para a celebração futura da Páscoa. Padre Paulo convidou os fiéis a uma preparação "bem feita e profunda para celebrar a Páscoa" e a "viverem a fraternidade".
 A Quaresma se inicia na quarta-feira de cinzas e termina às vésperas do Domingo de Ramos, faz alusão à entrada de Jesus em Jerusalém, já no início da Semana Santa, quando se rememora a paixão, morte e ressurreição de Cristo. 
 
 Na procissão de entrada: A Cruz, acólitas com as velas, o cartaz da Campanha da Fraternidade 2012, os Coroinhas de Fátima, ministros e o sacerdote
 
 
Padre Paulo na distribuição das cinzas
 
Coroinha deu seu recado durante a missa
 
Ministério de Música Novo Horizonte, no comando do Nilton, deu ênfase ao Hino da Campanha da Fraternidade 2012
 

—————

Voltar