25fev12 - Tubarão: APAE desempenha grande papel social. Noilda fala das conquistas e responde mãe queixosa

24/02/2012 20:25

 

Atuando a um ano como presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Tubarão, Noilda Domingos Fogaça e demais membros da diretoria tem muito a comemorar. Neste período, grandes reformas e aquisições foram conquistadas através do esforço e  dedicação da direção,  das doações de empresários,  comunidade da região e do poder público municipal, estadual e federal.
Assim que assumiu a diretoria da entidade, segundo a presidente, a APAE estava em condições precárias e sem credibilidade, mas com muito empenho e vontade de fazer acontecer toda a diretoria foi em busca de recursos. Neste ano de trabalho, várias foram às conquistas, entre elas, a troca do telhado do segundo piso, pois em dias de chuva as salas ficavam alagadas, a criação da videoteca doação da proprietária da Formus Cláudia Silvestre. Foram colocadas as contas em dia, da gestão passada. “Trabalhamos pesado para limpar o nome da APAE. Hoje, a nossa diretoria é respeitada e tem credibilidade em Tubarão”, declarou a presidente.  Dentro das melhorias executadas na instituição está também a troca do mobiliário, a sede recebeu nova pintura, foram colocados novos ventiladores, foram reformados 14 banheiros - desses cinco foram adaptados para deficientes físicos, a dispensa do refeitório foi reformada. Foram trocados ainda 68 portas, a rede elétrica e as luminárias que contou com a ajuda da CELESC, do Botega entre outras empresas. Estão comprando mais um ônibus para a entidade transportar seus alunos, inclusive, um dos cinco ônibus que a APAE possui vai ser adaptado para cadeirantes. Com os brinquedos que foram doados pela Receita Federal no ano passado vai ser criada também na APAE uma brinquedoteca. 
A meta para 2012  é dar continuidade aos trabalhos e dar ênfase ao ser humano. “Vamos melhorar cada vez mais a qualidade de ensino e lazer dos 270 alunos”, afirmou  a presidente. Questionada sobre a dúvida de uma mãe de aluno sobre a não distribuição de brinquedos doados pela ação progressista de Tubarão e a colocação desses brinquedos em sacos de lixo, a presidente da entidade, Noilda foi enfática ao dizer que, as doações de brinquedos e presentes recebidos pelas mulheres progressistas foram entregues juntamente com os alimentos doados pela ação solidária do curso de Comunicação Social da Unisul há 18 famílias que tem seus filhos matriculados na APAE. Inclusive, as doações que a administradora da Natura em Tubarão efetuou para a APAE também foram entregues. “Os 500 brinquedos que sobraram da doação da Receita Federal estão numa sala dentro de caixas de papelão e assim que a sala da brinquedoteca ficar pronta, todos os brinquedos vão ser colocados neste local. Guardamos um pouco de brinquedo para os alunos brincarem na instituição. Se doássemos tudo, teríamos que comprar tudo de novo. Esta mãe está mal informada e não está participando ativamente dos assuntos da escola. Ela não reclamou nos anos anteriores da chuva que caia na cabeça dos alunos já que a outra gestão não arrumou o telhado. Nós arrumamos e tudo está certo. A doação desses brinquedos vai servir para a criação da brinquedoteca na APAE. Estamos transformando a APAE. Todos os órgãos agora respeitam a entidade e até o final da minha gestão em 2013 muita coisa ainda vai ser feita pelo sucesso desta instituição que tanto ajuda as pessoas que precisam”, declarou Noilda Fogaça. A presidente informou ainda que, o contrato com a empresa Solo, de São Paulo, empresa esta que pedia através de telefone doação para a APAE de Tubarão, que vinha na conta da CELESC foi rescindido.  “Dos 10 mil recebidos através das doações, 10% eram repassados para as federações da APAES federal e estadual, 40% era repassada para a nossa APAE e 50% ficava para a empresa Solo. Como recebíamos muito pouco, resolvemos cancelar o convênio e colocamos o nosso telemarketing para efetuar as ligações e solicitar as doações. Quem fez a doação através da Solo, favor cancelar, pois não estamos recebendo os recursos. Eles ainda continuam ligando pedindo doações para a nossa APAE. Se a comunidade quer ajudar, acerte com o nosso telemarketing e não mais com a Solo”, alertou a presidente. 
Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Tubarão, Noilda Domingos Fogaça
 
 
Sede da APAE de Tubarão

—————

Voltar