25fev12 - Comunidade (por Munir Soares)

24/02/2012 20:17

 

SÓ FANTASIA 
Esta semana, a coluna ainda em clima de carnaval, apresenta uma crônica fotográfica. Na primeira foto a esposa dá os últimos retoques no personagem a ser encarnado pelo colunista: A Viúva do Wando. Último desejo do falecido cantor e compositor Wando, que sua viúva desfilasse no Bloco da Pracinha com a missão de devolver às fãs, as calcinhas oferecidas ao compositor.
 
Defronte à casa, o bloco de apoio à viúva, está pronto para entrar na avenida, eu, minha esposa, filhas e netos, amigos, prima e sobrinha. A família unida na folia. O time está pronto.
___ Não seria uma temeridade alguém levar familiares para o carnaval de rua de Laguna, principalmente depois de uma série de debates polêmicos, promovidos nas Redes Sociais, em repúdio às declarações de um jornalista da AMUREL que havia considerado nosso evento momesco, uma festa que deixa a comunidade Juliana à mercê de uma horda de vândalos, que invade a cidade nestes 5 dias de festa pagã?
___ Tempestade em copo d'água. Claro que, em se tratando de uma festa movida a álcool, fica sujeita a chuvas e trovoadas.
 
Chegamos à passarela a ser percorrida pelo Bloco da Pracinha, bem ao lado de um Trio Elétrico. “A viúva do Wando”, assessorada pela dona Salete, acena à multidão, o seu varal de calcinhas.
Os foliões, moços e moças, assediam a Viúva e cantam “Moça”: Quero me enroscar nos teus cabelos, abraçar teu corpo inteiro. A Viúva caiu na vida. Começava a disputa pelas calcinhas. As peças íntimas eram manuseadas, acariciadas, cheiradas. Garotos as experimentavam em praça pública. Uma garota, ao examinar uma calcinha tamanho família, foi logo esclarecendo: 
___ Como eu era gorda...
Nunca na história deste país, calcinhas foram tão fotografadas na passarela do samba;
 
As fotos atestam à volúpia com que as calcinhas do Wando foram disputadas pelos foliões de ambos os sexos.
Na avenida João Pinho a “Viúva” foi assediada por uma jovem coroa que, alegando estar com sua “piriquita” desagasalhada, escolheu uma calcinha vermelha, estilo fio dental, com um zíper dourado, e sumiu na multidão. Estava pro crime a coroa. Nosso bloco dispersava-se pela avenida à frente do carro da banda “VEM K GAY”. Velhas marchinhas.
 
 
O SUSTO
Na avenida Getulio Vargas, quase diante do trio elétrico do bloco “Bebi tudo” aconteceu o encontro, jamais imaginável. Coisa do outro mundo. O encontro do “falecido” Wando com sua Viúva. Emoção no carnaval. As calcinhas se solidarizaram. Trocaram confidências.
Wando, com asinhas de anjo, depois do abraço saudoso fez o convite:
___ Espero te encontrar logo, no outro mundo...
A Viúva deu uma rabanada, baixou as calcinhas e saiu dizendo:
___ Podes esperar sentado que em pé cansa;
 
SUSTO 2 
A Viúva, subitamente foi abordada por um policial. Seria ele, também, um fã do Wando, outro arremessador de calcinhas?
___ Fiscal da Receita, disse ele. 
___ Quero ver a nota fiscal das calcinhas.
___ Chefia, sou apenas uma viúva distribuindo bens que me coube por inventário. Não se trata de muamba do Paraguai...
O “policial” levou uma, bem sexi, para a patroa.
Às vinte horas deixamos a avenida, A Viúva deixou o campo, sem calcinhas.
 
VALEU
Bloco da Pracinha superou expectativas. Uma multidão ocupou todo o trajeto, da pracinha até os confins da avenida senador Galotti. Fantasias, alegria e segurança.
 
NOTÍCIAS DA TERRINHA
 
CAIU A FICHA?
Com a aprovação da Lei da ficha limpa, com seus tentáculos atingindo políticos condenados, que cumpriram penas até 8 anos atrás. Muita gente botou as barbas de molho. Vai chover consultas ao TRE catarinense.
 
PÁ DE CAL?
Na coluna do dia 11 do corrente eu deixei uma pergunta no ar:
___ O sambódromo corre o risco de se transformar no túmulo do famoso carnaval das Escolas de Samba? 
Esta semana, o radialista e carnavalesco Batista Cruz, fez a seguinte indagação:
___ Por que o povão não foi ao sambódromo este ano????

—————

Voltar