25jul15 - Pessoas (Notas da Redação)

24/07/2015 15:17
Vá I
O vereador de Orleans, Osvaldo Cruzetta, vice-presidente municipal do PP, já confirmou que a tendência do partido para as eleições em 2016, será a coligação com Aloir Librelato do PSD. 
 
 
 
Vá II
Ao comentar sobre o assunto o vereador foi categórico em sua insatisfação com a atual administração: “Orleans precisa voltar a crescer e não como está hoje nas páginas policiais, como se vê praticamente todas as semanas”
 
 
 
Vá III
Outra crítica: “O governo de Marco Cascaes não tem comando e nem credibilidade. Hoje nós vemos aí uma grande família praticamente governando o município de Orleans. Nós não podemos admitir isso”. 
 
 
 
CPI na Educação é aprovada em Laguna
Mesmo com votos contrários dos vereadores Hirã Floriano Ramos, Luiz Felipe Remor, Renato Borges de Oliveira, Rodrigo Luz de Moraes e Vilson Elias Vieira o requerimento de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, que apura as obras da Secretaria de Educação, falta de merenda e materiais de higiene, de autoria do vereador Zézinho Siqueira foi aprovado essa semana na Câmara de Laguna. Vereador Kleber Kek não deu o ar de sua graça nessa sessão.
 
 
 
PPS
O PPS de Tubarão tem reunião marcada para hoje, sábado (25), às 10 horas, para receber novas lideranças no partido. A filiação do ex-vereador Mauricio da Silva, mais um grupo de lideranças que eram do PR, é dada como certa. Maurício da Silva e Dionísio de Quadros saem decepcionados do PR de Jorginho, mas vão confiantes para o PPS em Tubarão.
 
 
 
Troca I
Pessedistas já dão como certa a filiação do Deputado Estadual Ricardo Guidi (PPS) ao PSD. Ricardo é filho do ex-deputado e ex-prefeito Altair Guidi e estaria sendo sondado pelo partido de Colombo para disputar a prefeitura de Criciúma em 2015.
 
 
 
Troca II
A repercussão destas informações não foi muito bem digerida por lideranças do PPS da região, que tanto se empenharam na campanha de Ricardo à Alesc. Mas por enquanto, tudo não passa de boatos.
 
 
 
Tomé I
O vereador Christian Bernardini Ayala (PT) quer que a SDR de Tubarão faça a manutenção na grade de proteção da Escola de Ensino Básico Tomé Machado Vieira, localizada na rua Laguna em Oficinas.  Ayala disse que  a mesma está em péssimo estado de conservação devido á exposição ao tempo, e as bases de ferro que dão sustentação as telas estão enferrujadas. O suplente do PT lembrou que há pouco tempo, uma parte da grade desabou para dentro do pátio da escola, quase atingindo alunos no momento em que faziam educação física. Pede ainda reforma na pintura interna e externa da escola.  “A APP (Associação de Pais e Professores), já tem as tintas e gostaria de aproveitar o período do recesso escolar para não atrapalhar o aprendizado dos alunos”, assegurou.
 
 
 
Tomé II
Vereador Júlio Kuriskinho arrematou: “Esse é um colégio referência em Oficinas. O pessoal vem lutando para que o colégio não feche. Está acontecendo tanto em Tubarão isso de ‘vai fechar um, vai fechar outro’ que todo mundo fica com a pulga atrás da orelha “...
 
 
 
Ponte Anita Garibaldi: Afinal quem é o pai da criança?
O blog do Valmir Guedes trouxe no dia de ontem, sexta-feira (24), um importante questionamento: Quem teria proposto o nome de Anita Garibaldi para a ponte?
Diz o jornalista: “O povo costuma dizer, em sua sabedoria, que filho feio não tem pai.
Já para filho bonito é bem capaz de aparecer mais de um progenitor.
Com a Ponte Anita Garibaldi inaugurada, surgiu na cidade uma dúvida sobre quem teria proposto o nome da nossa heroína à ponte. Logo o ex-prefeito Célio Antônio, como por encanto, ressurgiu das cinzas e nas conversas e em entrevista a uma rádio, puxou para si a paternidade do nome, dizendo que o batismo aconteceu quando da visita a Laguna da presidente Dilma Rousseff em seu primeiro mandato, na área do porto, para a assinatura da Ordem de Serviço para construção da obra. Foi em 21/05/2012. O então prefeito teria sugestionado o nome de batismo Anita Garibaldi em seu discurso, e logo após a presidente teria encampado a ideia. 
 
Ponte II
Tudo certo, então? Posto assim, é o que parece. Com isso, Célio Antônio passou a denominar-se o “pai da criança”, linda criança por sinal, a embelezar ainda mais a paisagem da nossa Laguna e a desafogar o gargalo do trânsito da BR-101-Sul. Mas nem tudo é o que parece ser. Há um porém nessa história. E a história para valer tem de ser contada na íntegra. Não vale somente narrar o trecho que nos interessa. Célio Antônio esquece-se de mencionar que antes, quase um ano antes da visita da presidente, dos discursos enaltecedores a Anita e da assinatura da Ordem de Serviço, o então deputado federal catarinense Ronaldo Benedet, do PMDB (atentem, não é deputado do PT), já havia apresentado na Câmara Federal o Projeto de Lei nº 2.324/2011, de 15/09/2011. 
E o que dizia esse Projeto em seu Art. 1º? “Passa a denominar-se “Ponte Anita Garibaldi” a ponte que será construída na travessia da Lagoa da Cabeçuda e do Canal Laranjeira da duplicação da BR 101/Sul, no Município de Laguna – SC”. Depois o Projeto virou Projeto de Lei da Câmara nº 19/14.
Projeto virou Lei nº 13.128 assinada por Michel Temer
Este ano de 2015, o Projeto do deputado Ronaldo Benedet tornou-se Lei nº 13.128, sancionada em 26 de maio de 2015 pelo vice-presidente da República Michel Temer no exercício do cargo de Presidente da República.
Eis os fatos. Somente os fatos. Que o leitor tire suas conclusões”. Texto retirado do blog do Valmir Guedes.
 
 
 
Menção Honrosa
Na sessão da próxima quinta-feira o jovem Cléber Ávila Tonon receberá do Legislativo Municipal uma Menção Honrosa. Ele salvou a vida de um adolescente e resgatou Maicon Martins, de 30 anos, que morreu afogado na Praia do Ipuã, em Laguna, em 10 de janeiro. A homenagem foi proposta pelo vereador tubaronense, Neno da Farmácia.
 
 
 
Tentaram
Os advogados entraram com mandado de segurança para suspender as oitivas programadas pela colenda Câmara de Vereadores de Orleans esta semana. Mas a Juíza indeferiu e determinou a oitiva das testemunhas. Juridicamente foi uma derrota para os advogados, pois fica claro que tentaram tumultuar as oitivas. O espaço está aberto para que seja contestada essa visão. 
 
 
 
Orleans
Vereadores de Orleans realizaram na tarde de quinta-feira (23), uma audiência com as testemunhas convocadas pelos vereadores que integram a Comissão Processante. O foco são as denúncias contra o secretário de Obras, Udir Luiz Pavei, o Dija. O vereador licenciado e secretário foi acusado de atos de improbidade administrativa.  Dos sete convocados, seis compareceram.
 
 
 
Redarguiu 
Entre as protestas chamadas a responder, figurava o prefeito municipal Marco Antônio Bertoncini Cascaes (PSD). O tema: aquisição de mata-burros de forma irregular. Diferente da vez em que o gestor público foi convocado a se defender frente à Comissão Processante, desta vez ele respondeu. O clima ficou carregado, Marco afiançou não ter conhecimento sobre a audiência e afirmou não estar preparado. Assegurou inclusive que não teve tempo de ler o processo.
 
 
 
Chamados
Testemunhas escutadas sobre o caso do “mata-burros” na audiência da denúncia do secretário Dija foram: Marco Antonio Bertoncini Cascaes, Valdete Deghenhard Stepaniaki, Tatiana Veran Bússulo, Valério Röecker, Lauro Veronez, Santos Menegasso Neto, Olívio José Debiase, Geraldo da Silva e Marcelo Galvane, que não compareceu. Houve atrito verbal entre advogados de defesa das testemunhas e o presidente da comissão, vereador Osvaldo Cruzetta (PP).
 
 
 
Ontem
Ontem dia (24) foi a vez de ouvir as testemunhas convocadas pela Comissão Processante que investiga o prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes (PSD). Foram convocados a serem ouvidos: Udir Luiz Pavei, Hirânia Bertoncini Cascaes, Tatiane Veran Bússulo, Fábio Salvador, Henry Hilbert, Ciro Werner e Diomário Silva.
 
 
 
PMDB
Alheio a lambança do governo de Orleans com corrupção e a intervenção do MP e GAECO que resultou em prisões e indiciamentos, o PMDB através de uma confraternização no distrito da Pindotiba, atraiu filiados e candidatos a vereador para as eleições municipais. Dr. Jorge Koch asseverou que existe um visível descontentamento do partido por estar fora da administração municipal nos últimos 15 anos.
 
 
 
PSDB
O PSDB é outro partido que se organiza em Orleans. Já tem nome para disputar o pleito. Os tucanos se encontraram na garagem da residência do presidente do diretório municipal Mário Coan, para comemorar os 27 anos de fundação do partido no Brasil. Mario Coan e aliados querem afinar o discurso e não descartam alianças, desde que não seja com o atual governo da cidade.
 
 
 
Foto: Júlia Pavan
Chove chuva
Olhem só como ficou ontem, sexta-feira (24) pela manhã a rua detrás da Avenida Patrício Lima, atrás do posto A. Nunes, rua lateral do SOS Pub... É o Capão evoluindo, agora tem piscinão...
 

—————

Voltar