25jul15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

24/07/2015 11:30
Sementes oleaginosas e seus benefícios ao organismo...
Devido a presença de vitamina E e selênio, as oleaginosas são imprescindíveis para manter o viço da pele, para garantir a boa saúde dos cabelos e unhas, e ainda ajudam, na prevenção do envelhecimento precoce. Sem contar, que são ricas em gorduras boas, que se ingerida na quantidade recomendada, é coadjuvante na prevenção do mau colesterol. Um exemplo é a castanha do Brasil, rica em selênio, um mineral que potencializa a imunidade, além de combater os radicais livres, desenferrujando as células do organismo. O selênio, também tem como função garantir um bom desempenho da função tireoidiana e o seu consumo é muito indicado para a cicatrização de feridas devido seu alto poder antioxidante. Além de todos esses benefícios, recomenda-se a ingestão diária de duas unidades de Castanha do Brasil, pois, com a presença de ômega 3 em sua composição é uma forte aliada no bom funcionamento do coração.
Uma outra oleaginosa capaz também, de proteger o coração é a Noz, pois, garante um aporte de gorduras boas que irão varrer as placas de gorduras nas veias e artérias, literalmente funciona como uma “vassourinha” na corrente sanguínea.
Já as amêndoas e avelãs, apresentam um aporte calórico elevado, sua ingestão, deve ser moderada, recomenda-se consumir não mais que um punho ao longo do dia. Apresentam quantidades bem significativas de vitamina E, assim como alguns minerais, como cálcio, potássio, cobre, zinco e magnésio fundamentais para o bom desempenho do organismo.
 

—————

Voltar