25jun11 - Psicologia no Cotidiano (Graciele Locks)

24/06/2011 18:14

 Dificuldades de relacionamentos: da incompatibilidade ao apoio (e vice-versa)

 

Todas as pessoas têm problemas em seus relacionamentos. Este artigo tratará especificamente dos conjugais; aqueles que surgem quando escolhemos nossos pares. Quando se inicia um relacionamento o encanto e as projeções dos primeiros momentos impedem que emirjam vários comportamentos que possam gerar algum desconforto ou incompatibilidade.

O sonho e as idealizações de uma vida afetiva completa e feliz começam a se tornar incongruentes com a realidade e é preciso maturidade para saber lidar com os fatos e discernir o que é meu (objetivamente e subjetivamente) e o que é do outro. 

Os relacionamentos (perdoem-me os mais românticos, mas a analogia a seguir foi a única que me veio a mente) são como extratos bancários. Você terá brigas, carinhos, afetos, tristezas, alegrias, e não adianta comparar com outras contas correntes você tem que analisar é se o seu saldo é positivo.

Não existem príncipes encantados e nem mulheres perfeitas; e existe um momento que se instaura a rotina e as pessoas começam a SER e a querer o tão sonhado “encaixe perfeito”. O que almejamos para nós depositamos como sendo características do outro, e, não nos permitimos ver quem está por trás da moldura que produzimos com tanto esmero durante toda a nossa vida e que não admite defeitos nem falhas.

As dificuldades que vão surgir podem ser estéticas, psicológicas, financeiras, relacionadas a culturas religiosas, educacionais e objetivos de vida em longo prazo. Infelizmente não existe uma receita universal que demonstre os caminhos a serem tomados e que pontue quais fatores podem acarretar em sucesso ou fracasso numa relação. Contudo uma coisa é certa:

Um relacionamento exige maturidade, cuidado contínuo (investimentos diários), compreensão e principalmente Amor!

 

—————

Voltar