26fev11 - Cricri (por Salmon Flores)

25/02/2011 21:48

 PP sem Presidente

Os leitores e ouvintes de rádio em Tubarão devem ter notado que ultimamente, nem Ponticelli, e nenhuma liderança do PP – Partido Progressista vem se manifestando sobre as posições e manifestações do seu ainda presidente e vice-prefeito, Pepê Collaço. Ele segue agindo, falando sozinho, tomando posições e reuniões com o PMDB, tratando de seu futuro, sem ter tido a dignidade de se licenciar do PP. Uma total falta de postura ética. Por telefone o deputado Joares Carlos Ponticelli disse que no momento certo vai se pronunciar. “Estaria” se municiando. 

 

Delírio

Nunca na minha trajetória de jornalismo, que principiei com 16 anos, vivenciei algo parecido. Num espaço de 40 dias, incluindo, sábados,  domingos e feriados, a confusa e malfadada presidência da Câmara de Vereadores de Laguna, editou 85 portarias. E olha que os mandatos de Nega e Ronaldo, não tinham legitimidade. Tanto que foram obrigados a realizar a eleição da nova mesa, que contemplou por legitimo o vereador Everaldo dos Santos/PMDB.  Coisa de louco! Uma auditoria foi determinada pelo presidente e a verdade virá à tona. Se houve desmandos, que a Justiça seja feita. Quando se promovem ações a revelia da lei, precisam ser enquadrados, responsabilizados. Pensavam o quê? Que em Laguna não tem Juiz de Direito? MP? Justiça Federal?  

 

Subprefeituras

Vereador tucano de Orleans, Mário Coan, está curioso para saber como andam as subprefeituras do município. Questiona se tem pessoal contratado ou nomeado, equipamentos, o que estão fazendo, qual a programação, enfim, tem dúvidas de que exista atividade, pois diz que na atual administração foi criada uma estrutura que não existe. Salienta que os vereadores não tem informação e quer saber se essa estrutura administrativa do prefeito Tinto está gastando recursos públicos, pois nada estão fazendo. É... a coisa ta feia pelas bandas da Cidade das Colinas.

 

Situação de Emergência

O vereador Osvaldo Cruzetta, o “Vá” mostra-se indignado pela falta de apoio da administração do prefeito Jacinto Redivo, o “Tinto”, aos agricultores de Orleans. Lembrou da enxurrada de há pouco mais de 15 dias e destaca que não aportou na Câmara nenhum projeto de lei que viesse a beneficiar os produtores rurais que precisam de manutenção na estrada para escoar seus produtos. Diz que o município está em situação de emergência e que existem recursos. Mas não aceita em aprovar os projetos de verbas para o carnaval e subvenções para entidades enquanto não for dada atenção para os agricultores. Quer reunião com secretários e o prefeito para que seja resolvida a situação. Promete boicotar projetos do governo.

 

Marcha ré

Clésio de Oliveira Souza e Márcio Luiz Tezza, este último líder do governo na Câmara, sabe-se que são vereadores situacionistas. Mas, na última sessão não pouparam críticas para a administração do prefeito Tinto. Parece que não estão recebendo a atenção que devia pelo alcaide. Dessa maneira, se vê que o governo de Orleans está andando em

direção contrária. Na marcha ré. E o coitado do povo, pagando o pato. Tem que pagar em dia seus tributos para alimentar uma administração inócua.

 

Pedras Grandes

A cidade de Pedras Grandes fica distante pouco mais de 20 km de Tubarão. A metade do trajeto entre Orleans e Tubarão. No entanto a Capela pertence à Diocese de Criciúma. Orleans com o dobro de distância, pertence à Diocese de Tubarão. Não sei se seria o caso de se rediscutir esse mapeamento, ou criar-se uma Diocese que pudesse unir Orleans, São Ludgero, Lauro Müller, Pedras Grandes e Urussanga. Apenas hipóteses, nada mais.  

 

Everaldo 

E fez-se a Justiça. Em agosto do ano passado, houve eleição para a Câmara de Vereadores de laguna e Everaldo dos Santos foi eleito, com a presença de todos os vereadores. Como há o direito do Jus Sperneandis, os derrotados buscaram na Justiça a possibilidade de ter outro presidente. Então levaram o Kfouri, só que ele foi afastado e assumiu a Nega. E nesse ínterim, cada qual apresentou suas portarias e demitiram gente e colocaram pessoas de suas confianças em cargos. Mas, Everaldo já está fazendo auditoria e procurou o TCE para avisar o ocorrido e se livrar dos problemas que possam, supostamente, acontecer. O novo presidente não esquentou banco. Estendeu sua mão para todos os desafetos, quer conversar com o prefeito Célio, para colaborar na construção de um anexo ao atual prédio do Legislativo. Também vem mantendo contato com o Poder Judiciário, para orientar-se quanto o número de vereadores para a próxima Legislatura. Também esteve na Capital do Estado.

 

Não sai de jeito nenhum

Em entrevista coletiva, logo após a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Tubarão, Caio César Tokarski (PMDB) diz que não sai do partido por livre e espontaneidade da sigla. Avisou que se quiserem tirá-lo que tomem a iniciativa. Quase que disse: “Vão ter de me engolir”, parafraseando o técnico Zagallo.

 

Transparência

Dionísio Bressan Lemos, vereador do PP em Tubarão, foi claro, durante a coletiva para a imprensa, na manhã de ontem (25) que a Mesa Diretora eleita para o Legislativo não tem qualquer tipo de negociação partidária ou com vereadores. Falou que não existe fatiamento de período na presidência e nem sequer distribuição de cargos para

assessores. Mas adiantou que, mesmo os faltosos vereadores na sessão, terão oportunidade de indicações. É por aí o caminho. Transparência, eficiência e eficácia é o trinômio da gestão do Sargento Batista.

 

Nivaldo

Tudo pronto no DEM em Capivari para a recepção ao vice-prefeito, Nivaldo de Souza. Em confronto declaro com o Prefeito Brunel e sem ambiente no PMDB, Nivaldo que afirmou ao jornalista que tem projetos pessoais, vem conversando com o deputado José Nei Ascari e a tendência é que sua filiação ocorra nos próximos dias com uma grande festa. Cogita-se até a presença do governador em Capivari.

 

Armazém

Uma denuncia gravíssima aterrissou em nossa  redação na tarde de ontem (25). O hospital de Armazém funcionou por três dias sem médico. Nenhum profissional médico para atender a população. O prefeito, segundo a mesma fonte, só repassa 11 mil reais por mês. O Hospital agoniza, está literalmente abandonado. “Foi feita uma denúncia ao Cremer/SC, onde relatamos que alunos da Unisul estavam fazendo plantão  e procedimentos no Hospital, num comprometimento vergonhoso para a própria classe médica, e até agora a entidade não se pronunciou” dispara. Ele critica a situação do Hospital  e o abandono da cidade, culpando o prefeito municipal. E o Ministério Público em Armazém? 

 

Barbaridade

Uma mocinha de programas teria aberto o bico e tudo estaria gravado. A beldade relatou que fez programa com um prefeito muito conhecido na região. “Eu fui a primeira.... Estreei o Corola”.  Nesta mesma cidade, o prefeito mandou fazer uma pesquisa para auferir sua popularidade. 82% aceita o “diabo” a ele. NOTA: Pode ser antipático, prepotente, ineficaz e até burro. Mas, tem bom gosto. Só filet!  

 

Escola Particular

Uma escola particular aqui na região segue agonizando. Professores recebendo salários com atraso, o FGTS atrasado, ou seja, não está sendo recolhido. Uma vergonha! Nesta mesma escola, tem um professor aposentado, com a idade vencida, louco para ir embora, mas o diretor só não o faz, porque o FGTS não é recolhido. Voltaremos sobre esse assunto. E com a palavra o Sinpaaet, que deveria ser o guardião dos professores. Uma entidade que faz vistas grossas, merece fechar. E a fiscala do trabalho? 

 

—————

Voltar