26jul14 - Tubarão: CDL promove treinamento avançado sobre registro com protesto

25/07/2014 14:08
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão promove no dia 12 de agosto, das 19 às 22 horas,  treinamento avançado sobre registro com protesto e carta com boleto, com o consultor  Valdemir Manoel da Silva, coordenador comercial da FCDL/SC.  A CDL retoma o assunto por que, em contato com os cartórios conveniados foi verificado que algumas associadas estão recebendo o valor correspondente a títulos que foram enviados para protesto antes do prazo regulamentar, situação em  que o pagamento deve ser efetuado preferencialmente no cartório ou com boleto anexo à notificação do cartório, quando for o caso. 
Ao registrar no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) a empresa associada pode também protestar o título sem custas cartoriais.  Em Tubarão já foi cobrado cerca de R$ 100 mil por meio do protesto paralelo ao registro no CPC.  “O protesto vem somar a influência de cobrança do SPC fazendo com que as empresas recuperem de forma mais rápida e efetiva o capital na rua proveniente dos clientes inadimplentes”, lembra o presidente da CDL, Felipe Antunes Nascimento. 
Ressalta que, para os consumidores o protesto do título passa a ser um incomodo.   Á medida que,  tendo  título protestado, o consumidor passa a ter dificuldades de efetuar transação bancária, e restrição no uso do cartão de crédito, além de problemas em inventário de herança e ainda podendo ter seu nome publicado em jornais. 

—————

Voltar