26mar16 - Comunidade (por Munir Soares)

24/03/2016 10:19
UM BAIRRO E SUAS HISTÓRIAS
O arrabalde de Campo de Fora era composto pela rua Almirante Lamego, e algumas ruas transversais. Começava na Pedreira, e seguia até às fraldas do Morro da Caieira. Nos seus áureos tempos funcionavam três Sociedades Recreativas, Anita Garibaldi, Sete de setembro e 14 de Julho. O “Anita” era freqüentado pela elite do bairro, e por sócios do Blondin, Congresso e 3 de Maio. Nas décadas de 40/50, morada de famílias importantes com Silveira, Oliveira, Fortes, o bairro respirava progresso. Júlio Marcondes de OIiveira, chefe do Serviço de Contenção de Dunas (órgão federal) era, também, o patrono do Flamengo Futebol Clube, rival do Barriga Verde. Com o início do profissionalismo na terrinha, Dr. Hindenburg Moreira, pai do atual vice-governador, ajudava a financiar as contratações. Na Rua Almirante Lamego tudo era rubro negro, desde a oficina do Mimo até à residência do Barrica, no final do bairro. Na semana que antecedia o clássico Flamengo x Barriga Verde, no bairro, identificar-se como torcedor “periquito” era afrontar a maioria, atitude sujeita à represália.
Em 1876, a Câmara Municipal, por sugestão do juiz Gurgel do Amaral, mandou construir o chafariz, local que ficou conhecido como a “carioquinha do Campo de Fora”. Ficava ao lado do Clube “Anita,” e quase defronte à oficina “FON-FON”. Era, naquela fonte, que a população do arrabalde se reabastecia de água potável, e cabia aos filhos garantir o reabastecimento. No final da tarde era uma fila de rapazes, carregando todo tipo de vasilhame, buscando água na carioquinha. As vasilhas de plástico, ainda, não haviam sido inventadas. Entre os integrantes daquela “maratona” diária estariam, Ronaldo Calazans, Atanásio Silveira, Chico do Antônio Amandio, Paulo José Pacheco e, também, o Edésio. E, lá iam eles, pelo meio da rua, cantando: “Eu fui no tororó beber água não achei/ encontrei linda morena que no tororó deixei...”
Paulo, para economizar viagens (família numerosa) utilizava uma lata de banha (mais de 20 litros). A alça havia sido soldada na Ferraria do “seo” Tonico Fortes.
O incidente daquela tarde marcou a todos. Quando Paulo levantou a lata, cheia d`água, a alça escapou, e a lata caiu de quina sobre o pé do Chico, decepando um dos dedos. Não se falava em implantes ou reimplantes. Alguém colocou uma compressa com borra de café para estancar o sangue. No carro do “seo” Willi Strack o mutilado foi levado ao hospital.
___ E, o dedo?
___ Uns dizem, que foi entregue aos cães.
___ Outros afirmam, que o dedão teve um enterro decente. Edésio, o mais religioso da turma teria feito a “encomendação do corpo” decepado. Ronaldo Calazans atuou como sacristão.
___ Há, no entanto, quem diga, que o dedo foi jogado na antiga lagoa do lixo existente nas imediações.
___ Já que a maioria dos protagonistas ainda vive, na terrinha, é o caso de perguntar:
___ Aonde foi que vocês enfiaram o dedo?
“Naquele bairro afastado onde em criança vivias/a remoer melodias/de uma ternura sem par/ passava todas as tardes/ um realejo risonho/passava como num sonho/um realejo a cantar...”. Ficou a saudade...
 
 
 
O QUE SE FALA NA TERRINHA?
 
 
ESCOTISMO
Na sede da CDL reunião para formação de um novo Grupo de Escoteiro. Coincidência? Há 100 anos, em 1916 – o lagunense Renê Rollin fundava o primeiro Grupo de Escoteiros da Laguna.
 
 
 
CRATERAS
Na manhã de quarta-feira o secretário Renato Checo supervisionava os trabalhos na Av,Calistrato Muller Salles. Operários tapavam aquelas crateras que colocavam em perigo, motoristas e transeuntes. Com certeza irão, também, dar umas brochadas nas faixas de pedestres.
 
 
 
PAIXÃO DE CRISTO
Na segunda-feira, no Centro Cultural Santo Antônio, os alunos do Colégio Stella Maris deram um show de interpretação durante a representação do espetáculo sacro, Paixão de Cristo, muito bem dirigido pelo professor Rodrigo Bento. Público excelente prestigiou o espetáculo.
 
 
 
TARRAFADA
O PP SAIU NA FRENTE
Com a presença de Amin, o Partido Progressista reuniu-se no Restaurante Caiçara, no Mar-Grosso. Na ocasião, quatro vereadores assinaram ficha de filiação no PP. Patrick da Nega (PSB), Rogério Medeiros (PMDB) Silva Bombeiro (PR) e Zezinho Siqueira (PT). Outras figuras conhecidas como ex-vereador José Martins das Neves e Natanael Wisintainer também aderiram ao time de Roberto Alves e Amin. Dos treze vereadores de nossa colenda Câmara, SETE são do PP. Aumentou o cacife do presidente da Casa, fortaleceu o PP, e complicou a vida dos candidatos a vereador. É muita “cobra” no mesmo ninho...
Empresário Sami Hamad (Kilojão) é o pré-candidato a prefeito pelo partido -PP. 
Ausências notadas: Empresário Aderbal Zapelini Mendes e ex vice-prefeito Fernando S. Lopes. 
 
 
 
NOVELA EVERALDO VERSUS CANDEMIL
No próximo sábado, dia 02 de abril, o PMDB levará ao ar o penúltimo capítulo da novela “O direito de ser candidato”, Aguardemos.
 
 
 
ROUBO NA REDE
Doutor Lúcio e “Dae” Chede chegaram cedo para pescar, e encontraram a porta do galpão arrombada. Nas embarcações, as redes estavam todas remexidas, e no meio delas, Chede encontrou uma TV de Led, 52 polegadas e uma caixa de som, enorme. A Policia foi notificada. Durante à noite, Jorge, garçom da Pizzaria Chedão informava, que a Igreja de seu filho havia sido assaltada. Os meliantes haviam levado um aparelho de TV 52 polegadas, a caixa de som e uma guitarra elétrica. Roubaram e esconderam na lancha do Chede.
___ Mas, e a guitarra?
___ Continua sumida. Estranho, é que o Chede foi flagrado buscando na internet informações sobre aulas de música.
Suspeita-se, que ele e o doutor Lúcio estejam querendo formar uma dupla caipira, e que já teriam até nome: 
___ Pururuca e Torresminho! 
 
 
 
NÃO TEM SENTIDO
O caso teria ocorrido no Bar do Cão, um respeitável estabelecimento freqüentado pela mais distinta clã da boemia do bairro. Nosso personagem é uma pessoa muito querida na redondeza, em quase todos os sentidos, isto é, bom olfato, visão perfeita, paladar refinado. Homem de muito tato, porém, com sérios problemas de audição. O “escutador” já veio com defeito de fábrica. Na churrascada de domingo, com direito a contrafilé, lombinho de porco, galeto, lingüiça e torresmo, ele desvencilhou-se de tudo que o pudesse distrair, até do moderno e sofisticado aparelho de ouvido. Esqueceu do mundo.
___ Tem alguma coisa errada com o nosso companheiro. Toda a vez que lhe dirigimos a palavra, antes de responder ele vira a bunda pra nós...
___ É como se ele estivesse escutando pelo traseiro...
___ Será que ele engoliu o aparelhinho de ouvido?
Para evitar que ele desbundasse tanto, e parasse de se esfregar nas pessoas, alguém lhe ofereceu uma daquelas cornetas, que os antigos usavam para melhorar a audição. Era só enfiar no... Uma espécie de supositório auditivo. Recusou, com veemência.
___ Prefiro virar o bumbum do que “virar a mão”!
Rodrigo, da farmácia do Wilson, preparou-lhe um laxante. Uma verdadeira lavagem intestinal à base de óleo de rícino, chá de sene, comprimidos de tamarine e quase meio litro de óleo de copaíba. Dois dias de penico. Desceu quase tudo, menos o aparelho de surdez.
Não sei como terminou a história, sei apenas, que toda vez que o fulano passa pelo Rodrigo, ele vira, a cara.
 
 
 
A CASA DO MORRO DA PAIXÃO
A casa, fotografada pelo Elvis Palma, belíssima, desfilou pelas redes sociais e suscitou um número incrível de comentários. A residência do Capitão Donner que anteriormente pertencera ao empresário Leandro Crippa foi adquirida pelo casal de arquitetos Wladimir e Matilde. Foi totalmente restaurada. Um impasse impediu que os donos ocupassem a casa. Um vizinho alega que o acesso construído no final da década de 20, e melhorado por ele, não é mais de domínio público. Os donos da casa da colina ficaram impedidos de usar a tal estrada. Caso foi parar na justiça. Aguarda-se uma decisão para os próximos dias.
 
 
 
ANIVERSÁRIO DA ÉRICA
Na comemoração de seu 18º aniversário, Érica estava feliz, cercada pelo carinho e amor da mãe, Simoni, dos avôs maternos Nelson(Neusa) Gomes Mattos. Da avó paterna Salete Wendhausen, tios, primos e amigos. O local, decorado com muito gosto, ofereceu a todos um cenário digno de uma princesa.
 
 
 
TEORIa DO ZAVASCKI
Fazer sacanagem é legal. Divulgar o fato, é crime. LULA chamou Ministros de acovardados. Teori seria um deles? QUEM será o próximo acovardado? Renan ou Temer?
Estão chamando o ministro Lula de viúva Porcina, aquela que foi, sem nunca ter sido.
 
 
 
PREJUÍZO 
Depois da sujeira do Teori, minha esposa jogou no lixo todos os produtos de limpeza “ZAVASKI”. LULA mandou muita gente tomar no c..., então porque tanto medo de CUritiba?
Lula com foro privilegiado é um desaFORO...
 

—————

Voltar