26nov11 - Comunidade (por Munir Soares)

25/11/2011 15:36

 

A PRAÇA É DO POVO COMO O CÉU É DO CONDOR
O domingo amanheceu nublado, com alguns pingos de chuva. Nada que atrapalhasse a alegria que fervilhava na praça. Três eventos simultâneos,um ao lado do outro e sem nenhuma correlação entre si. Na Matriz de Santo Antônio dos Anjos, tínhamos a festa da Primeira Comunhão. Tudo dentro dos moldes tradicionais, vestes brancas, velas votivas, crianças felizes, e uma falange de anjos. Uma revoada de pureza saudada por um coro de vozes celestiais.
No espaço entre a Matriz e a Casa de Anita concentrou-se um grupo de jovens, com roupas e capacetes coloridos. Parecia um encontro de Power Rangers, preparando-se para mais uma missão. Tratava-se de um evento esportivo, mais uma etapa do Mountain Bike radical de SC.
À esquerda da Matriz, no Centro Cultural Santo Antônio, uma carismática pregadora paranaense levou ao local, cerca de 600 fiéis, adultos, jovens e crianças. Dois dias de evangelização. Um sucesso.
Pouco antes do meio dia, todos se encontraram no jardim da praça: catequizandos, com pais e padrinhos, ciclistas, carismáticos e mais o pessoal que enfrentaria o vestibular da UDESC, e o concurso da Prefeitura de Laguna. Começava, então, o festival gastronômico. Restaurantes do Centro Histórico ficaram lotados. Infelizmente, a maioria das lanchonetes da área central da cidade, não abre aos domingos.
 
XÔ SATANÁS
Efistatios, o grego, aportuguesado (Estácio), cidadão lagunense, e pessoa muito querida na cidade, de retorno da Grécia, trouxe presentes a alguns amigos, antigos fregueses do seu Bar/lanchonete (Kings lanche). Para o Edésio Joaquim, católico praticante, ele trouxe um espécie de terço grego, que ajuda a tirar as tensões do dia-a-dia. Edésio nunca mais se separou dele.
No domingo de manhã, Edésio dirigiu-se ao Centro Cultural. Chegou ao local num momento de grande dramaticidade, sendo recepcionado por um coro de vozes, que ordenava:
___ Sai, demônio! – Fora satanás! 
Estariam referindo-se a ele? 
___ Seria por causa do terço grego? 
O Edésio estaria “tão carregado” assim? Edésio, o possuído?  
Por via das dúvidas, agarrou-se ao terço e correu para a Matriz do seu amigo Santo Antônio, onde tomou um banho de água benta e ajoelhou-se para orar. Ao erguer os olhos, minutos depois, empalideceu diante da visão. Uma bandeira do Vasco da Gama estendida no altar-mor, aos pés do padroeiro. Miragem ou assombração? Edésio é torcedor do Vasco.
Para saber o que aconteceu, temos que voltar no tempo...
Nosso neto Miguel, antes de dirigir-se à igreja, deu alguns telefonemas. Foi insistente e persuasivo. Durante a cerimônia da Primeira Comunhão, permaneceu atento, e compenetrado. Bem preparado para receber Jesus no coração. Encerrada a missa chegava a hora da pose para fotografias. Uma tradição. Após a foto oficial, Miguel corre até a sacristia, troca a bata pela camiseta do Vasco e, com a bandeira do time estendida, bate uma foto diante da imagem de Santo Antônio.  Foi esta visão que o Edésio teve...
 
Santo Antônio é torcedor do Benfica de Portugal, mas tem simpatia pelo Vasco da Gama.
 
AVISO AOS NAVEGANTES 
Tá tudo dominado! PT da Laguna assume a Administração Portuária. A vereadora Jussalva Mattos (Nega), que conseguiu driblar todos os processos de cassação de seu mandato, não resistiu à caçada organizada pelo PT lagunense, e foi sacada da administração do porto. 
Dizem que Denise Pegoraro Antônio, primeira-dama do município, jornalista, ex- secretária da Comunicação é a nova dama de ferro do Porto Pesqueiro.
PENA, que neste imbróglio todo, não se ouve a voz do pessoal que atua no ramo pesqueiro da região, principalmente, os donos de barcos. Qual seria a situação do porto, na opinião deles?
Ao radialista Paulo Cereja, que assume a pasta das comunicações, nossas congratulações. Eficiência e simpatia.
 
“VÔCES VÃO TER QUE ME ENGOLIR”
Para surpresa nossa, parece, que o vereador e candidato, Everaldo dos Santos (PMDB) vai ganhando apoio de algumas lideranças peemedebistas. Uma candidatura que os caciques partidários não queriam engolir.
 
PP
Luiz Fernando S.Lopes, vice-prefeito, já está falando como candidato a prefeito, no entanto, ao que parece, João Gualberto Pereira estaria divorciado do projeto do vice-prefeito. As melancias se acomodam com o balançar da carroça. Caminhemos...
 
MORDE E A SOLPRA -2
“Soltando os cachorros”. A doutora Éden, presidente da Solpra, ao microfone da rádio Difusora, discorda do que disse o prefeito: O canil municipal está sim, interditado pela Justiça, e a municipalidade continua com a responsabilidade de recolher os animais de rua, desde que o canil reúna as condições sanitárias exigidas por lei. Parece que o alcaide, arranjou sarna pra se coçar. Mesmo com a erradicação da hidrofobia, a cachorrada de rua está deixando muita gente, com raiva.
Dois pontos em discussão: 
___ Como controlar, que pessoas de outras localidades, degredem aqui, seus animais, e como resolver o problema dos dejetos nas vias públicas?
1) Já existe patinetes movidos a energia produzidas por dejetos humanos. Poderíamos fundar a nossa TiticaOBrás, titica canina, produzindo energia limpa?
2) Durante a última enxurrada, entre os entulhos trazidos pelo rio Tubarão, no meio do aguapé, navegavam três cachorros: um adulto e dois filhotes. Teriam sido apanhados de surpresa? Ou alguém estaria “exportando” seus cães, por via marítima?
 
PERGUNTINHAS
>>> As obras de esgoto? Foram pelo ralo?
>>> As câmeras de segurança já foram instaladas?
>>> As obras da avenida beira-mar, Mar Grosso, vão ganhar novo ritmo.
>>> Trânsito nas imediações do supermercado Tiele. Alguém tem alguma solução, a curto prazo, para melhorar o tráfego naquele perigoso entroncamento?
 
TOALETE/BAR
Inovação à vista. Restaurantes, clubes, boates vão ter que colocar um “frigobar” nos sanitários femininos. Bebida que não pode faltar: - vodca.
As meninas descobriram uma maneira de diferente de deixar a “periquita”, no maior fogo, etílico. Introduzir absorvente íntimo molhado em vodca. O efeito é rápido. Fazer o brinde vai ser mais complicado, pois o “tim-tim” é mais embaixo...
 
LAMPIÃO ERA LAMPARINA
Pesquisador teria lançado livro, em que afirma que Lampião, o rei do cangaço, era gay. E a Maria Bonita, como fica? Entrou no bando só para assoprar o pavio?
 
QUEM PARIU MATEUS, QUE O EMBALE.
A corrupção ministerial continua tirando o sono da presidente Dilma. Na maioria das vezes, com a comprovação da falcatrua, o fulano deixa o cargo, mas ninguém devolve o dinheiro. Se o partido é dono do mandato do cidadão, e o indicou para o cargo, não deveria ser responsabilizado pelas ações e desmando do seu candidato, devolvendo o tutu aos cofres públicos? Quem pariu Mateus, que o embale...
 
SINOS DE BELÉM 
“Pisco”, como é conhecido na cidade, além de motorista da 19ª SDR, é carnavalesco e grão-mestre da Confraria de Santo Onofre, padroeiro dos bebuns. Ao ser convidado pelo Airton Camilo (Bolão), para recepcionar o pessoal que vinha de Belém (PA), mudou radicalmente. Assumiu um semblante sóbrio, recatado, participando,inclusive de cultos ecumênicos, em busca da purificação. Tomou banho-de-cheiro, salpicou-se de sal grosso, coloriu-se com pulseiras do Senhor do Bom Fim, pendurou medalhas do Círio de Nazaré, patuás e figas da Guiné. “Bolão” ficou o preocupado com a repentina “santidade” do amigo. Edésio, companheiro de trabalho do “Pisco”, esclareceu tudo.
___ Ele está crente que vai receber gente de Belém, terra em que Jesus nasceu!
Mais tarde, já enturmado com a comitiva do “Galo Velho” de Barcarena, Pará, “Pisco” bebeu mais que o camelo dos Reis Magos.
 
CONTROLE REMOTO
Um mês após a colocação do “marca-passo”, Carlinhos Rollin retornou ao Bar do Arantes, na praia do Mar-Grosso, desencaminhado, pelo Babá e o Otto Siqueira, para o reencontro com a cerveja. Após a ingestão do segundo copo, ouve-se um som eletrônico, e o braço fica paralisado. “Meia hora sem bebida”. Repete: “meia hora sem bebida”... É o marca-passo, com controle remoto, acionado pela Rádio-patroa. Não sabemos, se o controle funciona, com os membros inferiores.
 
PERDE O MANDATO 
Respondendo à consulta TSE responde que eleitor com mandato no município-mãe, mas, com domicílio eleitoral no município emancipado, PERDE O MANDATO.

—————

Voltar