26nov11 - Cricri (por Salmon Flores)

25/11/2011 18:26

 

Chovendo no molhado
Os vereadores que compõem a base governista do prefeito Jacinto Redivo, o "Tinto”, na Câmara de Orleans não sabem mais como driblar a astúcia e o entendimento dos edis oposicionistas. Depois de perderem a briga na questão da aprovação do empréstimo de R$ 3,5 milhões junto ao Badesc, buscam alternativas para se defenderem da saraivada de críticas que recebem. Como o plenário estava lotado de visitantes, Zalmir Becker e
o líder (?) do governo, João Tezza Francisco, o “Dão”, tentaram argumentar as colocações de Mário Coan e de Osvaldo Cruzetta que a atual administração pouco fez em Orleans e que não seria no último ano, com esse empréstimo, que iria resolver as coisas. Diante de comentários feitos por Vá e Mário Coan, de que o prefeito não fez nada nesses três anos, Dão e Zalmir fizeram relato de obras realizadas pela administração do prefeito Tinto e dos repasses feito pela administração. Dão disse que enquanto a oposição fala que não fizeram, provam que estão fazendo. Então apresentaram uma lista de obras realizadas na atual administração.
 
Bomba no PMDB
A saída do médico Marcos Bertoncini Cascaes, o “Dr. Marco”, do PMDB, que migrou ao PSD foi definida como uma “bomba” no clã dos peemedebistas de Orleans. O presidente do partido Jorge Koch, entende que o Dr. Marco não comunicou o partido de sua saída, causando aborrecimento de diversas lideranças políticas. Para compensar, a
sigla já está trabalhando na busca de outros nomes como pré-candidatos as eleições de 2012. Koch cita Cristóvão Crozzeta, Alcionê Damásio e até o vereador Antônio Dias André, o Geada. O presidente avalia que a forte aliança com o PSDB não está descartada, mas a busca por um nome próprio dentro da sigla se mantém e até a abertura para novos parceiros.
 
À moda Gasparzinho
Recebemos e-mail de leitor, que preferiu anonimato, onde diz que, conforme pesquisa que enviou em anexo, pode notar que tomou posse na Alesc – Assembléia Legislativa de Santa Catarina, Patrícia Guimarães Pereira, no dia 31 de outubro de 2011. Segundo ele, o fato até poderia ser normal, a menos que a citada pessoa não fosse filha do vereador da cidade de Tubarão, Geraldo Pereira, o “Jarrão”, aquele da farra das diárias (matéria exibida no Programa Fantástico, no ano passado), onde, a mesma senhora foi beneficiada com umas “férias”. Coincidência ou não, o vereador em questão apresentou projeto na Câmara de Tubarão agraciando o Deputado Manoel Mota com Título de Cidadão Tubaronense. Questiona o leitor “Será que trocou pelo cargo? Seria normal ainda se a nomeada em questão não fosse moradora da cidade de Balneário Camboriú na qual exerce sua profissão em uma clínica (Clinica Paris)”. E vai mais longe: “Agora isso não é normal, pois como pode uma pessoa estar trabalhando em duas cidades com 80 Km de distância uma da outra ao mesmo tempo? Tal pai, tal filha", complementou.
 
Homenagem
A Rádio Guarujá, de Orleans, sob a coordenação do amigo Pepê Miranda, convidou este colunista para uma homenagem aos ex-colaboradores daquele veículo de comunicação. O evento será neste sábado, das 9h30min às 11h30min, com a visitação as novas instalações e depois com participação do programa Preto no Branco, direto da Praça Central de Orleans.
 
Posse
Tomou posse na tarde de ontem (25), como secretário da Abrajet/SC - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Secção Santa Catarina) o amigo jornalista Carlos Agne. No domingo foi homenageado com troféu pela Associação dos Colunistas Sociais de Santa Catarina e na segunda recebeu o troféu Personalidades de Santa Catarina 2011, oferecido pelo colunista Arlan Alves.
 
Discórdia política
Em entrevista a uma emissora de rádio de Tubarão, o prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves, ficou surpreso com a informação de um dos apresentadores que informou ter conversado com vice-prefeito Nivaldo e que este afirmou estar em discordância política com o alcaide. Nivaldo teria dito que pode até apoiar a oposição se não for o candidato a prefeito no próximo ano, assim contrário a candidatura de Brunel. O prefeito de Capivari, com a diplomacia que lhe é peculiar, disse que as portas de seu gabinete estão abertas para Nivaldo, se ele quiser conversar sobre qualquer assunto, especialmente este. Se não for fogo de palha, poderá haver problemas na composição para as eleições de 2012.
 
Denúncia
Vereador de Laguna, Tono Laureano, anunciou na Câmara que recebeu uma carta apócrifa, de uma cidadã que se intitula a indignada onde revela e denuncia irregularidades na SDR da região, em especial o secretário Cristiano Lopes de Oliveira. Na  carta ela conta que presenciou cenas de acertos do secretário com empreiteiras contratadas para obras em escolas de Imbituba e Laguna e lobby na seleção para a contratação das empresas, nas cartas convites e contratações sem licitações. O documento apócrifo (sem assinatura que identifique o autor) foi encaminhado para a imprensa, Tribunal de Contas e a diversos órgãos fiscalizadores para que investiguem a situação. É coisa para o Ministério Público investigar. Eita Secretaria para dar problema é essa SDR. No passado já foi alvo de denúncias pela imprensa, quando o
secretário foi o Mauro Candemil.
 
Detonando
A manifestação do presidente da Câmara de Laguna, Everaldo dos Santos, que diz ter sido barrado na porta por fiscais contratados pela Faepesul, quando do concurso público foi a gota que faltava para o radialista Batista Cruz, da Rádio Difusora, disparar sua metralhadora contra a instituição. Disse na manhã de sexta-feira (25) que não gosta
da Faepesul e que a Unisul nunca fez nada por Laguna e que só vai ao município para pegar dinheiro. Mostrou que tratou o assunto com xenofobia contra quem é de Tubarão. Segundo ele, Everaldo chegou ao local de provas e apenas queria ver como estava ocorrendo o certame quando foi barrada sua entrada.
 
Versão
A Faepesul, através do gerente Alexandre Silva, por telefone de Boa Vista/RR, disse que soube do ocorrido e que os seguranças que atuavam na realização das provas, apenas cumpriram orientação de praxe. “O vereador não portava sequer identificação de vereador. Não tem como flexibilizar a entrada de qualquer pessoa, sob pena de colocar o concurso sob suspeita. O que os seguranças fizeram foi cumprir ordens. O que nós esperamos das autoridades é que reconheçam nosso esforço em fazer o melhor. Em nenhum momento agiu-se com o intuito de desrespeitar o Presidente do Legislativo. Os seguranças que atuam nestes tipos de concursos, são contratados de fora e é exatamente para agirem com isenção e transparência. Eu estaria muito chateado hoje se tivesse ouvido de parte da Imprensa ou de autoridades que a Faepesul realizou um concurso que fora aberto para um monte de gente espiar”, disparou. 
 
Borrão
Ontem (25) durante programação de Rádio AM aqui na região, em pleno horário do café matinal, 8h, um radialista disse que estava com diarréia (caganeira) das “brabas” e sujava a roupa toda hora e que tinha que tomar banho. Sem querer ofender, pergunto: Que merda de pessoa é essa para falar isso no rádio ao vivo? 
 
Blog do Perdoná
O anúncio de que na próxima segunda-feira (28), a enfermeira Michelle Tessmann Librelato deverá assumir a Secretaria de Saúde de Orleans pegou de surpresa o atual secretário daquela Pasta, o médico criciumense, Paulo Conti. Informações dão conta de que Michelle que coordena os trabalhos na Unidade de Saúde Pe. Santos Spricigo, confirmou o convite. Paulo Conti (PP), atual gestor da pasta disse ter sido informado de seu desligamento da pasta e que esperava ter ainda na sexta-feira (25) uma conversa com o prefeito Jacinto Redivo (PSD). Disse que não gostou da forma como foi informado do desligamento.
 
Hospital de Laguna
Por telefone o presidente da câmara de vereadores de Laguna informa que na próxima terça-feira (28) lideranças de Laguna, capitaneadas por ele, estarão reunidos em Florianópolis com o presidente da Casan, Danilo Bebber. Na pauta da audiência a negociação da dívida do Hospital de Laguna para com aquela empresa estatal. Se tudo der certo, o hospital ganhará mais fôlego para atender bem a população do município.
 
 

—————

Voltar