26set14 - Orleans: Vereadores prestam homenagem a Febave pelos seus 40 anos de sucesso

26/09/2014 10:36
Numa indicação do presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, Christian Berger (Kiki) do PPS, foi realizada uma sessão solene em homenagem aos 40 anos da Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, uma instituição reconhecida e respeitada em toda região, na noite da última segunda-feira (22). Além dos vereadores, prestigiaram a sessão, o prefeito municipal Marco Antônio Bertoncini Cascaes, o reitor do Unibave, Elcio Willemann, os delegados Ulisses Gabriel e Jorge Koch, imprensa, lideranças locais e a comunidade em geral. Treze foram os homenageados: Padre João Leonir Dall’alba (In memoriam); Padre Cornélio Dall’alba; Agenor Della Giustina; Celso de Oliveira Souza, José Carlos Librelato (In memoriam), Valmir José Bratti, Luiz Carminati; Antônio Carlos Boia; Edgar Zomer; Alcebíades Zomer; Francisco Zomer; Luiz Mateus Debiasi e o reitor Elcio Willemann. Representantes de cada partido na câmara, o presidente da Casa Legislativa, o prefeito municipal e o atual reitor assim se pronunciaram:
 
 
 
ÂNGELA MARIA FENILLI BRATTI (PP)
“Essas pessoas que são homenageadas hoje, ao longo desse tempo todo, se preocuparam com a educação de Orleans. Eu como educadora só tenho a agradecer a essas pessoas, os ex-prefeitos, o prefeito Dr. Marco que também está aqui conosco na noite de hoje, o Padre Cornélio, Padre João, as pessoas que fazem parte hoje da Unibave, que estão aqui conosco nessa noite festiva, quero dizer que sem a educação não somos nada e nós temos que, como cidadãos orleanenses, agradecer a vocês que deixaram para Orleans uma faculdade que é pólo aqui na nossa região, e muito nos orgulha porque é pela educação que a gente leva o conhecimento”.  
 
 
 
ELISABETE MENEGASSO BAGIO (PSD)
“Parabenizo os treze que hoje aqui foram lembrados, e não são apenas essas 13 pessoas que merecem essa homenagem, mas todos aqueles que anonimamente contribuíram, aqueles que às vezes não aparecem no dia a dia. Gostaria de relembrar que foi por meio da Febave que Orleans foi elevada ao codinome de Terra da Cultura, então há muita coisa para se dizer na história da Febave/Unibave, lembrar que nós temos um hospital veterinário, lembrar que nós temos escolas técnicas, profissionalizantes, tudo isso podemos lembrar com o Centro Universitário Barriga Verde”.  
 
 
 
MÁRIO COAN (PSDB)
Eu sou suspeito em falar por fazer parte da história da Febave. Muitos dos ensinamentos da minha formação moral eu devo também a Febave, eu fui aluno do curso técnico que a Febave mantinha, eu sou professor da universidade, formei a minha pós-graduação em parceria com a universidade, a didática do ensino superior eu também fiz lá. É incrível como o falecido Padre João teve a capacidade de fazer uma instituição que era seu sonho, dando oportunidades de formação, de educação, e as pessoas que o substituíram ao longo da história, conseguiram transformar, fazer crescer, expandir em importância essa instituição, como é a Febave, como é a Unibave, como os vários cursos técnicos que se oferecem, os trabalhos de assistência social feitos por essa entidade”. 
 
 
 
ANTÔNIO DIAS ANDRÉ (PMDB) 
“HhhhjhHHoje o meu partido como professor seria PMDO - Partido dos Mestres de Orleans. Quem foi homenageado aqui hoje pode ter certeza que não é por acaso, também deixou sua marca no andar dessa história toda. Quero dizer a todos vocês que conheço um provérbio chinês que diz “Quando beberes água, lembra-te da fonte”, por isso sempre que se falar em Febave lembre-se do Padre João Dall'Alba e de todos que ajudaram a cavar essa fonte que está jorrando até hoje a água do saber, quero dar meus parabéns a todos que fizeram e fazem parte da Febave e da Unibave”. 
 
 
 
PREFEITO MARCO CASCAES 
“Orleans está em festa hoje, são 40 anos de fundação da mais importante instituição da nossa região, essa instituição nos orgulha e nos diferencia das demais cidades do Brasil. Somos apenas uma cidade de 23 mil habitantes e temos uma universidade com 16 cursos de graduação, vários cursos de pós-graduação, mestrado, isto é inédito quando se compara com outras cidades do Brasil. Agradecemos aos fundadores, jamais deixar de lembrar aqui o Padre João Leonir Dall'Alba, nosso querido mestre, o Antônio Carlos, seu Alcebíades, seu Francisco Zomer, seu Agenor Della Giustina, Celso de Oliveira Souza, escudeiro do Padre João. E hoje damos graça também porque a nossa Febave está bem conduzida nas mãos do Élcio, nas mãos do Guilherme, que não deixaram essa ideia do Padre João morrer”. 
 
 
 
REITOR ÉLCIO WILLEMANN 
“Temos que reconhecer o sonho do Padre João. Ele não desistiu até que implantasse em Orleans o ensino superior. Nosso reconhecimento também ao professor Celso de Oliveira Souza pela sua perseverança, pelo seu trabalho, eu tenho certeza que ali existem profundas cicatrizes pelo cansaço, pelo volume de compromissos e atividades que ele teve nesse período. Eu fico emocionado porque se em Orleans não tivesse o ensino superior provavelmente eu não estaria aqui, não teria me formado em administração, eu não teria conquistado uma pós-graduação e não seria o reitor da instituição, que para mim é uma responsabilidade muito grande. Obrigado, presidente Cristian pela homenagem, reconhecendo o trabalho de uma instituição que é comunitária”.
 
 
 
PRESIDENTE DO LEGISLATIVO - CRISTIAN BERGER 
“Essa homenagem que acontece é o reconhecimento aos que com muita determinação fizeram parte da construção da Febave, Fundação Educacional Barriga Verde, nesses 40 anos. Tenho certeza que muito se lutou, foi através de muito trabalho e dedicação que se chegou aqui. Hoje a Febave é referência em toda nossa região como uma instituição de ensino séria, comprometida com o mais alto grau de ensino de nossas crianças e jovens. Estar hoje na presidência do legislativo, e poder realizar essa sessão solene, é motivo de muita satisfação e alegria para mim. Queria agradecer aos meus colegas que me ajudaram na realização dessa sessão. Aos homenageados, tenho certeza que contribuíram para concretização desse sonho chamado Febave, foi uma contribuição não só da instituição, mas sim de toda uma região que cresce alicerçada no melhor da educação”.
 
 
 
 
Câmara de Vereadores de Orleans homenageou 13 pessoas que contribuíram para o crescimento da instituição ao longo dos anos.  Os homenageados da noite foram: 
 
 
Padre João Leonir Dall’aba, sendo representado pela professora Edna Furlan
 
 
 
Padre Cornélio Dall’aba
 
 
 
Agenor Della Giustina
 
 
 
Celso de Oliveira Souza
 
 
 
José Carlos Librelato (Lussa) sendo representado pelo delegado Ulisses Gabriel
 
 
 
Valmir José Bratti
 
 
 
Luiz Carminati
 
 
 
Antônio Carlos Pereira Boia
 
 
 
Edgar Zomer
 
 
 
Alcebíades Zomer
 
 
 
Francisco Zomer
 
 
 
Luiz Matheus Debiasi 
 
 
 
Reitor Elcio Willemann
 
 
 
Público presente

 

—————

Voltar