27jul13 - Cri-Cri (por Salmon Flores)

26/07/2013 18:48
 
Luiz F. S Lopes
Esta semana eu falava com o Secretário de Educação de Laguna, Luiz F.S Lopes sobre o aniversário do Jornal, dia 12 de agosto, e que a edição comemorativa circularia no dia 10 de agosto, foi quando ele me disse que seu Ataliba Lopes Filho se vivo fosse completaria neste dia (10 de agosto), 90 anos. “Tocou meu coração esta coincidência” me disse Luiz Lopes. Ele foi o grande homem que conheci na vida. Honesto, amigo, bem humorado, caridoso, grato as pessoas, atencioso. “Meu parceiro, que só me deu bons conselhos e bons exemplos” disse-me.
 
 
Jucely Lottin 
Na semana passada falava pelo Facebook com o meu amigo e irmão Jucely Lottin. E o assunto eram as terras do seminário (ainda). Foi quando recordei que a área de terra do (jaz) Aeroporto de Tubarão, também foi adquirida com recursos doados pelo povo de Tubarão. Até gente que nunca andou de avião, ajudara financeiramente. Lottin recordou de um momento precioso de sua vida. “Encontrei e estou enviando a foto do avião da Varig que fazia escala no Aeroporto de Tubarão. Na foto aparece uma moça que seria funcionária da Varig local. Eu mesmo, quando casei, em setembro de 1957, embarquei nesta Aeronave com minha esposa com destino a Curitiba onde passamos a lua de mel, com escalas em Laguna, Florianópolis e Itajaí. (famoso pinga pinga)” , disse Jucely
 
 
Lussa
Emocionei-me com o depoimento do Dr. Arcângelo Librelato sobre o irmão Lussa: “Em todo o momento, a força de vontade de Lussa, se mantém firme. O apoio da família, a força positiva e as orações dos amigos, dos conhecidos, da cidade de Orleans e de todo o país, tem sido fatores indispensáveis para a sua melhora" disse Arcângelo. Lussa quando soube da doença, junto com família tratam do assunto francamente, sempre apostando nas melhoras, comunicando com transparência a sequência dos fatos. 
 
 
Desabafo
O desabafo de uma agente comunitária da Prefeitura Municipal de Tubarão coloca em xeque a situação dos trabalhadores e o verdadeiro papel de servir a população. Isso parece um ódio gratuito da parte que deveria dar o melhor exemplo. Leiam!
“Nós ACS - Agentes Comunitárias de Saúde que trabalhamos desde o concurso de 2008, isso são 5 anos, com nossas famílias estamos sendo proibidas de levar receitas de pessoas que não podem ir até a unidade. Para acamados podemos levar, acontece que por trabalhar este tempo com o pessoal, nós sabemos a realidade e cada família que liga, como hoje pela manhã uma senhora da minha micro área pedindo para eu trazer os medicamentos. A receita dela, não é acamada, mas mora sozinha, tem diabetes, labirintite e pressão alta. Pedi que ela ligasse para a unidade e falasse com a enfermeira, ela ligou e foi negado de eu levar o medicamento.  Orientaram para que ela pedisse a um vizinho que viesse buscar já que eu sendo ACS dela, não poderia. Pergunto: Enquanto profissional estamos nos sentindo um nada?  Não é nossa função, mas estarmos diretamente nos lares e sabemos quem precisa ou não. Como podem suspeitar da Agente e validar um estranho (vizinho) para pegar medicamentos? Eu trabalhando na área não posso? Infelizmente estamos vivendo um governo de perseguição. Em minha opinião escolheram muito mal quem está na coordenação. Não facilitam nada, temos muitas obrigações e nada de direito? Se pelo menos oferecessem melhores condições para a população tudo bem, mas é triste ver pessoas neste frio saindo de madrugada para pegar fila” disparou nossa anônima agente, quem teme por represálias. 
 
 
Laguna
Prefeito Everaldo dos Santos (PMDB) segue na correria em busca da consolidação de algumas metas. Tirou um pouco o pé do acelerador por dois motivos: 1) A Morte da esposa do Dr. Eduardo Moreira, (Ivane). Vice-governador parando tudo por 10 dias. Moreira tem sido um amigo de Laguna neste começo de ano, facilitando muito as coisas para o governo Everaldo/Ivete.  2) Vários contratempos na Babilônia. Algumas coisas não estariam funcionando bem, ou de acordo com o que quer o prefeito. Existe uma morosidade em setores pontuais e acumulo de serviços noutros. O prefeito quer aliviar a carga do gabinete, e isso poderá melhorar e dar mais dinamicidade no trânsito das coisas. A linha de frente deve permanecer como está, devendo sofrer poucos ajustes. Uma das determinações é quanto aos secretários, que passarão a se reunir mais e não devem aparecer de mãos vazias. Terão que apresentar relatórios e traçarem metas. O pagamento com credores vem sendo agilizados admite um porta-voz. Salários dos servidores estariam rigorosamente em dia. Quanto a Castelo Branco (Marronzinho) boas noticias em 60 dias. Outra boa ajuda vem de Brasília. A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, estará em Tubarão no próximo sábado (03/8) para a entrega de retroescavadeiras à região Sul, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). São 40 municípios selecionados para receber as retro escavadeiras do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Laguna está dentro, e neste ato o Prefeito receberá a boa nova das mãos da Ministra do PT.
 
 
Educação
 
Semana passada o Secretário Ismael Medeiros esteve na redação do Jornal A Critica. Foi o primeiro e único da atual gestão. Este hebdomadário mostrou (in loco) este grave problema (vide foto). Isso fica próximo a redação. Infelizmente entre os bons vizinhos, existem os sujismundos... Onde se viu colocar poda de árvores e ripas de madeiras para o caminhão do lixo levar? Eu não vi, mas passarei a cuidar, quem é ou quem são os sujismundo da “Zófa”. Estou cagando para voz senhores...
 
 
Tubarão
A Pedreira Falchetti teria recebido desde o dia 2 de janeiro de 2013 todos os empenhos devidos pela Prefeitura de Tubarão, somando R$ 245 mil reais. E olha que o prefeito "Olávio” mal tinha sentado na cadeira. Escárnio, vergonha! Falchetti paga Fachetti... É essa gente que fala em ética? Por acaso é honesto um prefeito do PT assumir a prefeitura e ao invés de tratar das coisas para ajudar o povo, prioriza o pagamento a sua empresa? Raspou o cofre da PMT para fortalecer a empresa? Segura essa líder do PT, vereador Matusa. Esse gesto do prefeito Olávio se beneficiando chama-se como? Se tava sujo, sujou mais ainda...
 
 
Unisul
A ULBRA morreu em Canoas/RS, mas a Unisul Universidade nós podemos ajudar e salvar. E não vai ser com comissão disso ou daquilo para investigar e buscar culpados. Nossas autoridades deveriam como primeiro gesto, ir ao encontro do Professor Salésio Herdt, estender as mãos. Este homem tem se esmerado tanto, indo e vindo de Brasília, RJ e outros centros na busca de soluções para sanear nossa UNISUL. Sou amigo da família, e quando fiz uma matéria sobre padre Paulo e seus 50 anos de sacerdócio, tive a oportunidade de conhecer seu saudoso pai e sua mãe. Uma família que produziu bons frutos: Silvestre, Antônio, Salésio, padres Paulo e Marcos, aqueles que convivo e com quem desfruto amizade.
 
 
Pepê
Colega radialista Arilton Barreiros disse ontem, sexta-feira (26) em seu programa de rádio que Pepê Collaço administrou mal a cidade de Tubarão, e que não quis o cargo de assessor do Dr. Geraldo Althoff que lhe fora ofertado. 
 
 
Boppre
A bomba do dia de ontem (26) foi à saída do Dr. Reginaldo Boppre do PMDB tubaronense. Seu nome chegou a ser ventilado várias vezes para ser candidato a prefeito em Tubarão.
 
 
Tubarão
Algum tempo os profissionais da saúde de Tubarão visitaram salões de beleza do município, que oferecem serviços de manicure e pedicure.  O vírus da hepatite B e C sempre estiveram na pauta das preocupações. É preciso que a Vigilância Sanitária fique mais ligada e faça visitas, tantas quantas forem possíveis.  Orientarão aos profissionais sobre cuidados de prevenção contra hepatites virais, deve ser uma constante. Como nem todo o salão é Noilda ou Braga, é bom ficarem ligados.
 
 
Jornada
Falta espaço para tanta gente no Rio de Janeiro ver o Papa Francisco. A maioria foi movida pela fé e o turismo, sendo que alguns foram ao Rio de Janeiro na Jornada Mundial da Juventude pela primeira vez. Quero aqui elogiar os vários jovens da Diocese de Tubarão, que sem ajuda externa, patrocínios públicos, etc... se esmeraram em promoções, rifas, ajudas de famílias e até da própria paróquia para seguirem viagem. Até sopão a R$ 5 reais foi feito e isso foi e é louvável. Que essa turma de chupins que só querem receber grana pública para carnaval, se espelhem nestes jovens. 
 
 
GLP + SBP
Ex-prefeito de Orleans dizem, vais mesmo abandonar o PSDB e migrar para o PP. Realmente sobreviver sem a política não é para todos. Mesmo abiscoitando uma rádio comunitária. Deixará a ex-primeira dama para cuidar do ninho tucano. Ela fica no PSDB!  Esse GLP é vivo...
 

—————

Voltar