27jun15 - Comunidade (por Munir Soares)

26/06/2015 08:55
DORMIU NO PONTO, MORRE
O radicalismo religioso está assustando o mundo. O Estado Islâmico destrói cidades históricas e mutila ícones religiosos. Sinagogas são atacadas. No Brasil, Pai de Santo é agredido. Em Floripa, a Bíblia divide as opiniões. Deve, ou não deve ficar em lugar de destaque nas escolas e nas bibliotecas públicas, já que nosso país é um Estado laico? Alheio a tudo o povo brasileiro vai mantendo vivas suas seculares tradições religiosas, como por exemplo, a “encomendação do corpo”. Para os católicos a morte é uma passagem. Durante as exéquias, respeitar os rituais é um dever humanitário. Padres ou ministros leigos fazem uma celebração especial, para recomendar o corpo, onde as velas simbolizam a luz de Cristo, e as flores, a primavera da vida que florescerá na eternidade.
Um amigo, alegre e bonachão, leitor assíduo da “Comunidade” relatou-me o seguinte fato. Sua mãe, ministra da Igreja Católica é, comumente, requisitada para fazer a encomendação de corpo. E, ela exerce esse mister cristão, com tanta fé e convicção, que a alma do falecido cumpre seu destino, com o rumo certo, como se fosse guiada por um GPS espiritual. Detalhe: ela não admite, que após o ato de “encomendação,” o falecido, por qualquer razão, teime em retornar à vida. O encomendado não tem direito ao retorno. Encomendou tá encomendado.
Talvez por isto, o meu pai, continuou ele, nunca mais dormiu em casa, após o almoço, prefere fazer a sesta, no sofá do clube. Após ingestão de algumas cervejas, o “velho” dorme, profundamente, com as mãos entrelaçadas sobre o abdome, posição preferido dos defuntos. Naquela tarde, ele parecia estar em coma. Um suspiro profundo o salvou. Sua esposa, fiel aos princípios cristãos, já ia iniciar o ritual da “encomendação do corpo”, passaporte definitivo para o além. Na casa do meu amigo, dormiu no ponto, morre...
 
 
 
ENCOMENDAÇÃO
Ao remexer numa caixa de quinquilharias, encontrei uma eletrola e um velho disco de vinil, o tal de bolachão. Botei o pretinho pra rodar. Fiquei intrigado ao ouvi-lo, acho que minha esposa está guardando, para usá-lo como trilha sonora, durante a minha encomendação. Era a música do Zé da Zilda que cantava assim: “Vai, vai, amor, vai que depois eu vou. Sei que vais para longe/ não poderei esquecer, mas vai que depois eu vou...
 
 
 
BBB NA BABILÔNIA
Prefeito confirmou, que o “BBB” continua vigiando os funcionários da Prefa. As Câmeras de vigilância, em todas as repartições da Prefeitura, têm a função de pegar a turma da “quinta coluna” com a boca na botija, ou seja, as pessoas que estão repassando documentos confidenciais a membros da Oposição. Não escapa nem os sanitários, local onde os traidores utilizam celulares para fotografar e enviar documentos.
 
 
 
PERGUNTAMOS
O deck do mercado público de 12 metros, para dentro da lagoa Santo Antônio dos Anjos, construção já teria sido autorizada pela Capitania dos Portos? Resposta no site da prefeitura: ainda não foi autorizada.
 
 
 
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM
Aproximadamente, 200 funcionários foram exonerados pelo prefeito Everaldo. No entanto, conforme leitura do “Diário Oficia” 60 funcionários já retornaram aos seus postos, incluindo, dois secretários adjuntos.
 
 
 
OS MISTÉRIOS DE “OLHO DE SOGRA”
Há muito tempo, um grupo de senhoras de Laguna, todas católicas praticantes reunia-se, semanalmente, para algumas horas de oração. Rosário completo com seus 15 pais-nossos e glórias, mais 150 ave-marias e os mistérios. Era de secar a boca. Deixar de comparecer a uma reunião, sem um bom motivo, era falta grave, imperdoável. Quase um pecado mortal. Em certo dia de outubro, mês do rosário, uma das senhoras da Confraria ficou entre a cruz e o tridente. No mesmo dia da reunião ia acontecer um “chá beneficente,” no Clube Congresso Lagunense. Ela era louquinha por este tipo de reunião social. Tudo na mesma hora, chá e oração. O que fazer. Provocou uma reunião extraordinária, e colocou as cartas na mesa. Após votação secreta foi dado o veredicto: Permissão para comparecer ao chá e fazer, lá mesmo, as orações. Não esquecer de levar o rosário, e não comer nada para não tirar a concentração.
Ela foi. Esqueceu o rosário, e sentiu na carne, a tentação e o remorso. Os docinhos que despertaram sua gula tinham o formato das Contas do Rosário.
___ Primeiro o dever, depois o prazer. Com os doces fabricou o seu rosário. Brigadeiros para as ave-marias, bombons rosados como pais-nossos e “Olho de sogra” representando os “mistérios”.
Enquanto a festa rolava animada, ela rezava contrita. À medida que orava, para não perder a conta, ia apartando os docinhos, porém, ao chegar ao primeiro “mistério” não resistiu, após uma rápida contemplação, comeu o “olho de sogra”. Foi a conta. O apetite passou a controlar a reza. Após cada recitação, comia a “continha” do rosário. Pela primeira vez percebia, que a oração, literalmente, não era o alimento só do espírito, mas o estômago tinha seus limites, ficou empanturrada de “fé”.
Nossa santa criatura só, então, percebeu que havia rezado, apenas, um Terço do Rosário, e estava sem condições físicas para continuar. Seu estômago não aceitava nem mais uma jaculatória, de sobremesa.
Na reunião da semana seguinte penitenciou-se perante o grupo de amigas. Infringira o regulamento. O caso teria sido levado ao conhecimento do Bispo que o relatara aos seus superiores.
Não houve resposta, porém, meses depois, o Grupo, acatando recomendações, passava a adotar a recitação de apenas um “Terço do Rosário”. Coisas do “olho de sogra” e seus “mistérios”...
 
 
 
POLÍTICA
No próximo ano teremos eleições para prefeito e vereadores. Quem desejar trocar de partido e disputar as eleições tem, ainda, um prazo de pouco mais de três meses. Pelos bastidores alguns boatos ganham contornos de verdade. Mauro Candemil estaria mesmo disposto a enfrentar Everaldo nas urnas. Ambos são do PMDB e a escolha caberia ao Diretório Municipal, com eleição marcada para outubro deste ano. Caberá ao novo Diretório decidir sobre a candidatura. Outro detalhe. Não acreditamos que Mauro seja candidato, sem o apoio de Eduardo Moreira, vice-governador e presidente estadual do PMDB.
 
 
 
DOBRADINHA
O cientista político Edésio Joaquim, acredita que uma dobradinha formada por Mauro e Nazil possa acrescentar um novo tempero ao caldeirão político da Laguna.
 
 
 
PRESTIGIADO 
Tono Laureano retorna ao PMDB lagunense. Sua filiação contou com a presença do deputado federal Mauro Mariani e do ex-deputado Renato Hining, atual presidente do IPREV.
 
 
 
COLOMBO
Na terrinha, pelo PSD, partido do governador, quem se habilita? A prenda Ivete Scopel vai encarar este rodeio, ou continuará de rédeas puxadas?
 
 
 
JOVENS SOLIDÁRIOS 
No último domingo, no Clube de Campo, cerca de duzentas pessoas prestigiaram o evento organizado pelos jovens DeMOLAYS e Maçons. Uma paeja campeira com finalidades beneficentes.
 
 
 
TEM BOI NA LINHA
Atraso na licitação teria deixado alunos sem transporte escolar. Como medida paliativa, teria sido contratada uma junta de bois, para puxar o micro-ônibus. Melhor colocar boi na linha, que deixar criança na mão...
 
 
 
TRAUMA
Após fazer entrega dos apartamentos do novo condomínio residencial, e ser aplaudido pelos presentes, prefeito Everaldo telefonou ao Renato, Secretário de Obras.
___ Alô, Secretário não esqueça do “mato alto”, amanhã, sem falta.
___ Prefeito, não sei de mato alto nenhum, já mandei roçar todos os terrenos baldios. Não temos mais nenhuma reclamação pendente...
___ Calma Secretário, estou falando do Mato Alto, localidade onde foi construído o novo residencial. Quero tua presença durante a vistoria da obra...
 

—————

Voltar