28abr12 - Comunidade (por Munir Soares)

27/04/2012 18:03

 

OSSOS DO OFÍCIO
Mesmo com a abundância de frutas nos mercados e feiras, a visão de uma goiaba madura, dourada, cheirosa, pendurada na goiabeira do quintal do vizinho continua alimentando o espírito traquinas da garotada. Mesmo que o muro seja alto, e possa ter um cachorro do outro lado, o apelo é irresistível.
Nas cidades antigas os cemitérios enfrentam os mesmos problemas: “Ou mato ou morro”! Nos velhos campos santos da terrinha, os administradores não conseguem controlar o nascimento e o crescimento descontrolado das ervas daninhas. É a natureza, querendo colocar mais vida naquela cidade dedicada à morte. Cravos-de-defunto, florescendo no meio de uma malha de teimosas “sempre-vivas”. O povo não perdoa e pede providências. É muito mato sufocando os túmulos, e atravancando o féretro, que serpenteia por entre as sepulturas.
Esta semana, acompanhantes de um enterro notaram, com surpresa, no cemitério do Morro da Glória, bem no meio de um túmulo já carcomido pela inexorável ação do tempo, uma goiabeira. Carregadinha de frutos, goiabas belíssimas, coisa do outro mundo.  Brotara, com certeza, nas entranhas do falecido. Ao noticiar o fato, o radialista Souza Junior foi assaltado por uma dúvida: a goiaba gerada naquelas condições, seria própria para o consumo? A nota esclarecedora foi emitida pelo coveiro.
___ Tudo aconteceu no cantinho que nós chamamos de “Pomar do Além” onde foram sepultadas pessoas das famílias Oliveira, Carvalho, Nogueira, Pereira e outras. 
A goiabeira nasceu no interior da sepultura do senhor Nico Laranjeiras, possivelmente enxerto ou resultado de alguma mutação genética. Tenho comido as goiabas, regularmente, inclusive como goiabada, afinal de contas as árvores frutíferas “normais” são adubadas com esterco, urina, restos de animais, titica de galinhas, materiais orgânicos que entram em decomposição e se transformam no Húmus indispensável à vida das plantas.
___ Segue uma dúzia das frutas do cemitério.
 
A MENINA SUMIU. TERIA SIDO SEQUESTRADA?
Sua chegada na terrinha despertou enorme curiosidade. Parecia não ter estrutura física para executar a tarefa a que se propunha. A comunidade lagunense que já convivera com a draga Maranhão e Antuérpia não botava muita fé naquela draguinha, que iniciou os trabalhos de dragagem na lagoa Santo Antônio dos Anjos. Durante alguns meses ela operou numa área restrita entre a Escadinha e proximidades da Delegacia da Capitania dos Portos. Para alguns, ela não servia nem para quebrar galhos, vez por outra ficava “entupida” com os entulhos encontrados no lodo. Fofoca de beira do cais.
Pois bem, a draga sumiu, não está mais operando na terrinha. Cumpriu sua missão? Pelo menos, com a dragagem do canal, o linguado vai poder nadar sem ficar com o lombo de fora.
 
AMÉM, UMA OVA!
O bem falante Gilberto, da Sindepesca-Laguna, está querendo antecipar o início da pesca da tainha, para o dia 1º de maio. Em companhia de Obadias Barreiros, e respaldo da deputada Luci (PT) já teria audiência marcada com o Ministro da Pesca, senador e pastor Crivela. A turma parece “crente” na missão. Chega de só dizer, Amém! Será? DIZEM que um dos assessores do Ministro da Pesca é um oficial da Aeronáutica. Pelo menos, deve entender de peixe-voador (coió).
 
ALVO!
Na curva do Porto Pesqueiro, alguém se perdeu ao volante, e derrubou o muro, novamente... Parece uma espécie de concurso, para ver quem faz o buraco maior. Por que não colocar redutor de velocidade na pista, antes do início da curva?
 
Porto Pesqueiro 2
À frente do portão de entrada do Porto, as pedras do obelisco do monumento ao Trabalhador estão necessitando de um banho geral.
 
DE PEDRO RAIMUNDO A PAULO REBELO
O ex-vereador José Paulo Rebelo está matriculado no Conservatório Lagunense de Música, tomando aulas de acordeom. Dizem que sua sanfona pertenceu ao saudoso sanfoneiro Pedro Raimundo. Estaria se preparando para animar bailões pelo interior, ou apenas, para dizer aos seus eleitores que, na campanha, não vai faltar “gaita”?
 
BOTEQUIM ELEITORAL COMPROMISSO.
Há cerca de um mês lideranças do PMDB, PSDB, PP e PSD teriam assinado um protocolo de intenções. Cada um deles teria o seu candidato a prefeito. Posteriormente, através de pesquisa, escolheriam o candidato de melhor aceitação pelo eleitorado. O preferido seria apoiado pelos partidos signatários do documento.
 
BINGO!
Alguns políticos compareceram ao bingo beneficente, organizado pelo Rotary Clube Mulher... Na mesa do PMDB estavam Everaldo dos Santos, Ivete Scopel e esposo Adilcio Cadorin, Adelaide Moreira, digníssima mãe do vice-governador Eduardo Moreira. Serginho Mattar, Felipe Remor e esposa Karla.
 
Fato consumado?
___ A dobradinha Everaldo dos Santos (PMDB) e Ivete Scopel (PSD) disputaria a Prefeitura de Laguna, com aval do governador Raimundo Colombo e de Eduardo Moreira?
___ Nesse caso, o tal documento referido acima, teria sido jogado na lata do lixo?
___ Caso esta situação seja confirmada, como reagiriam Julio Willemann (PSDB), e Luiz Fernando Lopes (PP)???
___ Na mesa da Situação Tanara Cidade (PT) e o marido.
___ Circulando pelo salão Zuleida M.Rosa, candidata a uma cadeira na Câmara.
 
FURACÃO
Enquanto os demais partidos tentam administrar seus problemas internos, o Democratas, sob a batuta do vereador Tono Laureano vai consolidando alianças, de olho na Prefeitura. O homem é um furacão.
 
JOGOS ABERTOS DA 3ª IDADE
Edésio Joaquim é o técnico das equipes que disputarão Bocha e Canastra. O evento é na cidade turística de Piratuba.
___ E, a “dança de salão”? Por medida de economia, Edésio decidiu utilizar o pessoal da Bocha e da Canastra. Quem perder, DANÇA... 
Jaime Donário e Evilázio Silveira (Lazinho), craques da bocha, até já escolheram a música que poderão dançar. Sucesso dos anos 40:
___ Bolin bolacha/ bole em cima e bole embaixo!...  Jóia do repertório musical da dona Zaira, sogra do Donário.
 
“MAMÃE-BEBÊ”
Durante um bom tempo, crianças deixaram de nascer, em Laguna. Por absoluta falta de condições de pouso, a “cegonha” estava transportando os nenês, para hospitais de outros municípios. Com o Hospital Senhor dos Passos, sob o comando da Regina dos Santos, a Associação “Mamãe-bebê” constituída por senhoras de nossa sociedade, adotou a Maternidade Ludinira Fonseca Carneiro.
O cantinho da cegonha ganhou vida. Tudo novo. Camas, armários, móveis para a sala de espera, ultrassom, e instrumentos para teste do pezinho, e exames do aparelho auditivo. A maternidade estaria linda de nascer.
As mamães carentes recebem todo o apoio, além do acompanhamento pré-natal, ganham enxoval completo, mantas e fraldas. Quando a obra é benemérita toda a sociedade contribui.
Lenira Amboni Nicolazzi e Maria Helena Parente, respectivamente, presidente e vice-presidente da “Mamãe-bebê,” passaram sob minha janela, com pacotes de fraldas nos braços e entraram no escritório da Celesc.
___ Acho, que agora, as meninas exageraram, só porque a Celesc também “dá a luz,” não quer dizer que precisa ganhar fraldas...
 
CAIBROS E RIPAS
O folclórico e competente POLIBA, guia turístico e destaque do baile das bonecas, na Pracinha, pede socorro. O vendaval destelhou sua casinha. As telhas ele já conseguiu.
Quem vai doar caibros e ripas?

—————

Voltar