28abr12 - Pessoas (por Gladys Helena)

27/04/2012 18:06

 

Gestores da educação 
Diretores e especialistas das escolas e da Secretaria de Educação de Capivari de Baixo participam nos dias 2, 3, 8, 9 e 17 de maio, na EEB Dom Anselmo Pietrulla, do curso de “Capitação dos Gestores Escolares”, que será ministrado pelo professor Maurício da Silva. O objetivo do curso é recolocar, de forma planejada, executada e acompanhada, o ensino e a aprendizagem, através dos conteúdos programáticos e das atitudes, no centro das atividades escolares. O encontro faz parte da parceria entre a Prefeitura de Capivari de Baixo e a Faepesul.
 
Educação Financeira
Boa dica do vereador André Fretta May (PP) na sessão da câmara de Tubarão na segunda-feira (23). Deka pediu para que fosse incluso nas disciplinas escolares do município a matéria de “Educação financeira”, que poderá ser ministrada nas aulas de matemática ou história. Segundo Deka com essa matéria o estudante teria uma noção financeira, sobre aplicações, rendimentos, juros, etc.
 
Canil sem apoio
Vereador Osvaldo Cruzetta (PP) de Orleans se queixou na câmara que a prefeitura não está repassando os R$ 5.000,00 por mês para o Canil: “Até hoje eles não receberam um cruzeiro. Falta o apoio do governo. É impossível esses voluntários ficarem mendigando, pegando um cruzeiro aqui, outro ali, até para comprar ração para os animais. É questão de saúde pública”, disse o edil.
 
Esclarecimentos
Dadas a polêmica quanto aos repasses que a APROET vem recebendo o vereador de Tubarão, Nilton de Campos (PSDB) pediu as seguintes informações para a Maria Salete Cavaller Garcia, Secretária de Municipal de Educação: A origem dos recursos que são repassados para as entidades conveniadas: APROET, JOANA DE ANGELIS, COMBENTU E APAE; o valor do convênio pretendido para 2012; a legislação que ampara tal repasse; se há na PMT, estrutura para acompanhar a aplicação dos recursos nas entidades como, por exemplo, Assistente Social para verificar a necessidade das pessoas a serem atendidas; se a PMT tem nominalmente relação dos alunos que são atendidos com o repasse; se as pessoas atendidas contribuem de alguma forma para manutenção da entidade.
 
Vícios
Vereador João Gonçalves Fernandes (PSDB) também quer saber da Maria Salete Cavaller Garcia, Secretária Municipal de Educação, se existem projetos, além do PROERD, para prevenir e combater o uso de bebidas alcoólicas e substâncias químicas tóxicas (drogas) nas escolas de Tubarão. Verdade seja dita, esse é um problema crítico em nossas escolas e não só na rede pública, nas particulares também existem problemas dessa ordem e de maneira alguma a escola pode se omitir esperando que o silêncio resolva a situação. Se as autoridades querem um bom motivo para se mexer, procurem vizinhos, façam campana junto a aquele terreno abandonado ao lado do Lar da menina. Menores usam drogas por ali todo o dia. 
 
Dehon sem placas
Vereador Dionísio Bressan Lemos (PP) pediu ao Jefferson Medeiros Brunato, Secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, para que sejam identificadas as ruas do bairro Dehon, através de placas. Já não era sem tempo... 
 
Águas de Capivari
Vereador Ricardo Arboite (PP) tem dúvidas quanto ao fornecimento de água na cidade. Ele quer que a Priscila Martins Pereira e Michele Arantes Pires responsáveis pela Águas de Capivari compareceram na Câmara para explicações.
 
Ninguém viu...
Engraçado a Fundação Municipal de Saúde da prefeitura de Tubarão fez um grande alarde que iria distribuir a população uma cartilha de Primeiros Socorros. Cadê a tal cartilha. Até agora ninguém sabe, ninguém viu. Está andando muito devagar as coisas por lá...  
 
Brincadeirinha...
Dia do Trabalho
Hora de comer — comer!
Hora de dormir — dormir!
Hora de vadiar — vadiar!
Hora de trabalhar?
— Pernas pro ar que ninguém é de ferro! (Ascenso Ferreira, 1963).
 

—————

Voltar