28dez13 - Cri-Cri (por Salmon Flores)

27/12/2013 16:11
Coisas da Laguna...
Para mascarar o grave problema que é o esgoto (merda) que desemboca na Praia do Mar Grosso, o “Gênio” secretário e vereador Orlando Rodrigues promoveu ontem essa babilônia de irregularidades. Nem MP e nem a Policia Ambiental vão impedir essa vergonha?
 
 
 
Veto goleado
Prefeito Odorico queria a caneta cheia. Tirar o poder do Legislativo é típico de ditadores e regimes específicos. Quem sabe nosso Paraguaçu não implanta a Monarquia? Rey Olávio Odorico Paraguaçu Falchetti?.
 
 
 
CORÓ
Amigo foi com a família até um dos mais renomados restaurantes de Tubarão. Além da demora no preparo do prato solicitado, ele recebeu um "CORÓ" larva de inseto no tomate. Um nojo e um descuido imperdoável. A casa se derreteu em desculpas e brindou o cliente com outro prato especial, claro que sem tomate. Como diria minha amiga Cris Cássio: Abafa!
 
 
 
Laguna
Meu amigo e irmão Waldemar Colonetti me informando que a praia de Laguna está um espetáculo. Dias lindos e muita gente no Mar Grosso. “A alegria é contagiante” afirma.
 
 
 
Só a cara de bom
Certo prefeito médico de Santa Catarina é tido entre alguns da sociedade, como um baita FDP. E afirma que isso não é de hoje. Quando foi candidato na eleição, por interesse, armou até o noivado com a neta de um expressivo empresário, as vésperas da eleição. Só que não deu em nada... Descobriram que o garotão era moça, Félix, amava a vida. 
 
 
 
Chumbinho
É difícil comentar a prisão do vereador. Eu acredito que ele tenha algumas pessoas que não gostam dele. Recebi uma informação que alguns jovens tripulando um carro Fiesta, andaram fechando o carro do edil, minutos antes da blitz e que Chumbinho não gostou. A polícia militar teria sido informada de que um motorista, embriagado e portando arma se dirigia pelas ruas tal... Foi quando se deu a blitz e a prisão. Crime duplo cometido por uma autoridade que deveria dar exemplo. Armação ou não o ocorrido emporcalha a casa legislativa e quem paga a conta são os vereadores que não andam armado, que não bebem e não dirigem. Para mim é como merda deixada na beira da estrada. O crime duplo foi cometido e não cabe mais esclarecimento. Deveria assumir a culpa. A prerrogativa de não fazer o teste do bafômetro, aliviará um pouco a pena. Quanto à arma, se qualquer outra pessoa for presa nestas condições e aparentemente bêbada, poderá cumprir até 4 anos de cadeia. O vereador deveria ser mais cauteloso em suas ações, doravante ficou marcado pela dupla negligência.
 
 
 
Fernando Augusto
Fui informado pelo amigo Fernando Augusto de que o Prefeito Olávio Falchetti de Tubarão, não pagou os professores ACTs. A esposa ligou para o Rh e nem data eles deram para pagar efetuarem o pagamento. A única informação correta seria de que vão pagar somente os vinte dias referentes até sexta feira dia 20/12, último dia de trabalho. Nem mesmo o sábado e domingo querem pagar. Esse é o PT - Partido dos Trabalhadores. 
 
 
 
Kiki
Vereador Kiki Berger/PPS ultimando os preparativos para a sua posse dia 1° de Janeiro como novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Orleans. Boa sorte ao amigo nesta assunção. 
 
 
 
Brasil marca presença na Itália
Aproveitando as festas de final do ano, o jornalista Júlio Cancellier percorre a Itália, em busca de inspiração e novidades que possam interessar a comunidade ítalo-brasileira, especialmente do Sul de Santa Catarina. Ele fez um relato especial da viagem para A Crítica, destacando o reencontro com as origens, a busca pela espiritualidade e a perspectiva de negócios para os brasileiros com a realização da Expo 2015, que acontecerá daqui a um ano de meio em Milão, principal centro econômico do país. O jornalista também comentou sobre o futebol italiano e o respeito que existe entre torcedores de times adversários.
 
 
 
Retorno as origens
Visitar a Itália é como estar em uma pequena localidade do Sul de Santa Catarina: Oratório, em Orleans, Rio Maior em Urussanga ou Azambuja, em Pedras Grandes. Os sobrenomes dos italianos são muito familiares aos nossos: De Bona, Sartor, Bratti, Teza, Coan, Cruzeta, Pavei, Bagio, Carboni, Bertoncini, Canever, Cancellier, Furlan, Redivo, e tantos outros, de A a Z. Especialmente na região Veneto, encontramos traços marcantes de nossa cultura, como a fala dialetal muito semelhante ao nosso talian ou a culinária, a base de polenta, salame, queijo, vinho e massa. Por isso, as cidades italianas de Belluno, Treviso, Vittorio Veneto, Verona, Longarone ou Erto Casso lembram muito Cocal do Sul, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Treze de Maio e tantas outras. 
 
 
 
Nutrir o planeta, energia para a vida
A capital da região da Lombardia, Milão, receberá em 2015 cerca de 40 milhões de visitantes para a exposição mundial. O tema proposto para a Expo 2015 é Nutrir o Planeta, Energia para a Vida, e quer incluir neste magnífico evento tudo o que se refere à alimentação e a falta de comida em algumas partes do mundo. Expositores mostrarão os avanços na área da agricultura, em uma excelente oportunidade de comercialização de produtos e tecnologias aplicadas à produção de alimentos. A cidade se prepara desde 2009 para a exposição. Os meios de transporte público, como metro e ônibus, foram aprimorados e Milão transformou-se em uma das cidades mais inteligentes do planeta, com um eficaz programa de mobilidade que contempla carros elétricos e bicicletas para aluguel.   
 
 
 
Respeito no futebol
O clássico de Milão, chamado de "derby da Madonnina", é um espetáculo dentro e fora do campo. Os torcedores do Milan e Inter convivem em paz nas horas que antecedem a partida, nos 90 minutos de jogo e na saída do estádio San Siro, que comporta cerca de 82 mil espectadores. Como os ingressos foram vendidos com antecedência ou entregues aos sócios, existia apenas a possibilidade de comprar o ingresso de cambistas pelo preço de 100 Euros, em uma posição muito ruim no terceiro piso da arquibancada. Preferi, então, observar a festa na frente do estádio monumental, que se transforma em uma praça de lazer e diversão. Carros de panini, barracas com camisas dos clubes e cerveja à vontade, sem que haja incidentes e bebuns incomodando. As emissoras de TV montam estruturas de transmissão e fazem boletins ao vivo. Ambulâncias e socorristas para o atendimento de emergência. Os policiais muito educados garantem a ordem e a segurança. Uma hora e meia antes do início da partida, os ônibus dos dois times são recebidos com aplausos pelos torcedores. O espetáculo de organização que é o futebol italiano e a civilidade dos torcedores devem servir de exemplo para o Brasil, que no ano que vem organiza a Copa do Mundo.
 
 
 
O país do catolicismo
A Itália é um dos países mais católicos do planeta. As igrejas são verdadeiros monumentos arquitetônicos e que depositam tesouros da arte universal. Um dos lugares mais visitados da Itália é a bela cidade de Pisa, que fica a 280 km de Milão. Com uma altura de 56 metros e pesando 14,4 toneladas, a torre di Pisa continua pendente, em razão de ter sido erguida com fundação mal construída em um solo não consolidado. A obra de arte em mármore branco que data do ano 1174, depois de uma fase de reforço estrutural (entre 1990-2001), está em restauração gradual da superfície, a fim de reparar os danos visuais, devidos principalmente à corrosão e escurecimento. A torre fica na praça da Catedral de Pisa (em italiano: Duomo di Pisa). É a sede da Arquidiocese de Pisa e o maior exemplo do estilo Românico toscano. Faz parte do complexo arquitetônico da Piazza dei Miracoli, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A igreja é dedicada à Virgem Maria. 
 

—————

Voltar