28fev15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

27/02/2015 08:57
Volta às aulas... E aquela preocupação volta à tona, o que colocar na lancheira das crianças?
O risco de sobrepeso e obesidade vem aumentando de forma intensa, é alarmante o número de crianças obesas e portadoras de doenças associadas à obesidade, como o colesterol elevado, diabetes e hipertensão.
E a principal causa é o consumo excessivo de alimentos ultra processados a médio e longo prazo, muitos pais, por comodidade satisfazem à vontade de seus filhos enchendo suas lancheiras de “tranqueiras”, pois, sabem que as crianças não vão se opor a comer o que gostam.  Salgadinhos, frituras em geral, refrigerantes e biscoitos recheados são os mais cotados, com alto teor de gorduras trans, sódio e açúcares.  
Se a instituição de ensino oferecer a merenda, preconiza-se estimular o aluno a consumir o que a escola fornece, mas, caso contrário, a criança levará de casa seu lanche e deverá ser motivada a hábitos saudáveis desde nova. 
Uma lancheira saudável deve ser composta por alimentos do grupo dos carboidratos (barrinhas de cereais, biscoitos e bolachas integrais, pães, bolos), esses alimentos irão garantir às crianças energia e autonomia, para brincar e fazer suas atividades no período escolar, pois, são considerados alimentos energéticos.  Outro grupo que não pode faltar nas lancheiras dos pequenos, são os alimentos fonte de proteínas, como iogurtes, queijo, requeijão, pasta de amendoim, juntamente com os alimentos fontes de fibras, vitaminas e minerais, frutas in natura ou desidratadas, sucos naturais.
A dica principal é variar sempre, preconizar frutas da época, pois, são de custo mais baixo e mais nutritivas, um outro cuidado é quanto ao armazenamento dos lanches, mantê-los sempre em lancheiras térmicas limpas e higienizadas, para garantir a segurança e evitar o risco de contaminação dos alimentos.
 
 
Exemplos de lanches práticos e saudáveis para os pequenos:
 
1 barrinha de cereais + 1 maçã + 1 potinho de iogurte
 
OU
1 fatia média de bolo de cenoura + 1 banana + 1 potinho de leite fermentado
 
OU
1 sanduíche de pão integral com pasta de amendoim + 2 ameixas + 1 fatia de queijo
 
OU
1 sanduíche natural recheado com alface, cenoura crua ralada, tomate, queijo, frango desfiado + suco de laranja
 
OU
5 cookies integrais + 1 Pera + 1 potinho de iogurte de frutas.
 
 

—————

Voltar