28maio11 - Comunidade (por Munir Soares)

01/06/2011 14:39

 O PISO E O PISANTE

Professores da rede pública estadual, em sua antiga reivindicação por salários dignos aos educadores catarinenses, exigem o pagamento do Piso Salarial, determinado por Lei Federal. Sem acerto com o Governo do Estado, entram em greve.

O pronunciamento da educadora nordestina Amanda Gurgel de Freitas, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, conquistou o apoio das redes sociais, levando a matéria, via internet, a mais de um milhão de pessoas.

As mazelas da Educação afetam escolas, famílias, alunos e, principalmente, professores de todo o Brasil. O discurso de Amanda confirma o teor das reivindicações dos educadores catarinenses.

                                                         --.— 

 

Dr. Eduardo Pinho Moreira assumiu o governo barriga-verde, em plena greve. Cavacos do ofício. Com o Piso na cabeça, sua excelência rumou para a localidade de Passagem da Barra, região do Farol, em Laguna, com a missão de assinar Ordem de Serviço, para início das obras na SC -100. O Piso está assegurado: Asfalto.

                                                         -.- 

 

Com o Piso na cabeça, Governador Eduardo Moreira, nem percebeu que caminhava em terreno “minado”. Atolou o seu “pisante,” no lamaçal existente à frente ao Centro Comunitário, reflexo das chuvas dos últimos dias.

Radialista Batista Cruz foi à loucura, um verdadeiro orgasmo de indignação ao ver, o sapato de couro alemão do governador, afundar no pantanal. Criticou os responsáveis. Cleber, seu técnico de som, atento, acalmou os ânimos colocando, como fundo, uma música dos “ParaLamas do sucesso”.

                                                     -.- 

 

Piso. 

Governador Colombo pisou na bola? Segundo o Sinte, a MP do governo beneficia 50% da categoria, e provoca o achatamento dos salários. Medida Provisória será submetida à apreciação dos senhores deputados.

Greve continua, até, que se coloque o pingo nos “ii”.

 

EDUCAÇÃO

O Dr. Eduardo P. Moreira sempre que tem oportunidade, lembra, com saudades, dos tempos em que estudou no Grupo Escolar Jerônimo Coelho.

Seria bom o Dr. Eduardo, quando de passagem pela terrinha, fizesse uma visita ao referido educandário, para, in loco, avaliar o lamentável estado em que ele se encontra.

O muro externo está tão escuro, que os alunos estariam utilizando como “quadro negro”.

                                                   =.= 

 

DIVISÃO ECLESIÁSTICA

O aniversário de Pescaria Brava levou à localidade uma avalanche de políticos. Todos de olho, na conquista do novo feudo político. A primeira eleição do município recém criado, estimula o apetite de todos os partidos.

Comentários, ouvidos à socapa, através das orelhas parabólicas.

__ Prefeito Célio (PT) estaria propenso a bombardear a candidatura do Everaldo dos Santos (PMDB) à prefeitura?

__ Em Laguna, ou Pescaria Brava?

___ Em ambos os municípios...

___ Prefeito Célio afirmou, que está pronto a formar governos de coalizão, desde que o PT seja a cabeça de chapa.

___ Então, porque, a proposta ao Nazil Bento?

 ___ Nazil, filiado a um partido pequeno, concorreria à prefeitura de Pescaria Brava, com um vice indicado pelo PT do Célio. Brincadeira, presunção, ou estratégia para retirar Nazil da disputa em Laguna? Nazil e Célio, é cobra, comendo cobra.

                                           -.-

 

Como ficará a nova Divisão Eclesiástica da região?

Pescaria Brava já foi paróquia lá pelos idos de 1880. Atualmente, nove comunidades (Pontinha da Laranjeira, Laranjeiras, Km 37, Taquaruçu, Santiago, Barreiros, Pescaria Brava, Varginha) fazem parte da paróquia São Pedro, de Cabeçuda.

Elevado a município, Pescaria Brava deverá ter a sua igreja Matriz e, consequentemente, voltará a ter sua Paróquia. 

Políticos já estariam de olho nas vagas de padre, inclusive fazendo cursinhos de Seminarista, online. Qualquer boquinha é motivo para mudança de hábito.

Zé Pretinho, da Varginha, teria fundado a Irmandade de São Benedito e pretende reintegrar as comunidades de Siqueiro e Carreira, à nova paróquia.

                                         ==..== 

 

SEM REMÉDIO

Quando ainda corríamos descalços, pelas ruas de chão batido dos bairros, havia, na terrinha, quatro farmácias – Sebolt, Medeiros, Santo Antônio e a farmácia da loja Hoepcke. Atualmente, somente no perímetro urbano, existem mais de 30 estabelecimentos farmacêuticos.

Desde os tempos do “doutor” Cid Ceconi Costa e do “Guaraina”, a única que manteve a mesma denominação, e continuou operando, até agora, foi a Farmácia Santo Antônio.

 Foi! Pois vai fechar, e coloca à venda seu estoque de medicamentos. Não sabemos qual o destino que será dado ao histórico prédio da rua Raulino Horn, esquina com Tenente Bessa.

                                                            =.=

  

JANTAR

No jantar para comemorar o encerramento das festividades alusivas ao centenário do Colégio Stella Maris, prefeito Célio e primeira dama Denise marcaram presença, enquanto a Secretária da Saúde circulava com desenvoltura, entre os convidados.                                                                         Não vimos o assessor Jéferson Crippa na companhia do alcaide. 

O vereador e presidente da Câmara Municipal, passava ao largo, longe das águas territoriais do prefeito.

                                       ==..== 

 

SUSPENDAM AS POMBOCAS

Na noite de terça-feira todas as lâmpadas do jardim Calheiros da Graça (praça da Matriz Sto. Antônio dos Anjos) voltaram a ficar acesas. O projeto de substituição por pombocas iluminadas, foi abortado.

                                                  -.- 

 

ABRIGO

A movimentada cancha de bocha na praça do Vila (Nelson Moreira Neto), na praia do Mar-Grosso, vai receber cobertura. A assídua e animada Turma da Bocha vai poder jogar de noite e de dia, com sol, ou com chuva.

Com certeza, a inauguração vai ser com muita festa, pois aquele pessoal, também, é craque, no copo e no garfo. Valeu!

                                           -.- 

{su.. destaque}

INSALUBRIDADE  

Deu no jornal: “Dos 408 inativos da Assembleia, 208 foram aposentados por invalidez”.

Eu não sabia que a Assembléia Legislativa Catarinense era um lugar tão INSALUBRE!

                                           -.-.-.-

 

CAQUINHO OU TAMPINHA?

Corpus Christi é uma procissão solene, mística, colorida. O vermelho das opas, contrastando com a brancura da roupa dos anjos. Anjos alados. Coroinhas, tilintando as sinetas. Pálio amarelo ouro. Em todo o trajeto, tapetes de mil tonalidades, confeccionados com vários tipos de materiais.

Serragem colorida no capricho, com pó de tinta xadrez. Pó de café, recolhidos de casa em casa. Casca de marisco e caquinhos, cobertos com ourinho de cigarro. O verde cedrinho emoldurava os frutos da aroeira. Entre as flores, a crista de galo, sempre, teve a preferência.

                                                     -.- 

 

A garotada, momentos antes da procissão vistoriava os tapetes, memorizando o local onde estivessem os maiores tesouros, isto é, mais caquinhos cobertos com ourinhos.

Na procissão, eles caminhavam logo atrás do sagrado séquito, de olho no chão. Após a passagem do padre sobre os tapetes, os garotos rolavam no chão, disputando os caquinhos, ante o olhar recriminatório dos fiéis.

                                                         -,- 

 

A catequista pediu aos alunos que trouxessem caquinhos para os tapetes deste ano.

___ Caquinho? 

__ O que é isto? 

___ Caquinho de garrafa. 

___ A senhora quer dizer, tampinha?

Os tempos mudaram. Caquinho já era, mas os tapetes continuam sendo confeccionados, com materiais genéricos ou similares, e o que é mais importante, com a participação da criançada.

          ========================================

 

A BOLA FICOU ÓRFÃ

Morreu Lourival Souza Neves, o ZINHO. Uma vida dedicada ao esporte. Nos Jogos Abertos, Liga Amadora de Futebol, CME, Centro Social Urbano, Zinho era presença marcante.

Nos tempos do Campeonato do seo Munir, muitas vezes, Zinho passou as tardes de sábado, ajudando-me, apitando todas as partidas.

Pigale, Francisco Cidade, Osmar do INSS, Foguinho, eram outros árbitros, que participavam daquele gesto de pura solidariedade.

Um infarto violento o levou para o time da eternidade.

                                                       =.= 

 

FLORIPA DE TODOS NÓS 

O navio “Max” da firma Carl Hoepcke ainda fazia linha entre Florianópolis e Laguna. Certa ocasião, o Comandante Moreira, lagunense, ao chegar à terrinha teria dito? Florianópolis está-se desenvolvendo muito rápido. Aquela ilha vai acabar, afundando.

Não afundou, mas o trânsito está transformando o paraíso, num inferno.

Como possíveis soluções, fala-se na construção de mais duas pontes, túnel submerso, corredores marítimos, metrô de superfície, etc.etc.

                                              -.- 

 

Diria um “amarelo da costeira”: Tem muito gabirú dando palpite. A solução é o transporte ferroviário. Um “trem mané,” contornando toda a ilha ou, então...

___ O quê? 

___ Estrada rolante. Sentar no banquinho, e deixar a rua te levar...

                              ===============================

Miguel e Roberto Dinamite

ANIVERSÁRIO

Nosso neto Miguel da Rosa Remor de Souza comemorou seus 11 anos de vida, no dia 24 de maio. Festejou com amiguinhos da escola. Vascaíno acredita que o Vasco vai conquistar o brasileirão 2011.

—————

Voltar