28mar15 - Pelas Colinas (por Ednilson Perdoná)

27/03/2015 08:58
Urgente
Precisam de uma lavação urgente as placas aéreas nas proximidades da Unidade I da Plaszom em Orleans, Rodovia Gregório Brighente. Motoristas olham para as mesmas e lamentam sua conservação. Vamos melhorar esse visual. Eu acredito!
 
 
 
Estradas
Estaremos em Chapadão no dia 18 de abril com o Jogo Aberto 106 FM ao vivo na festa do padroeiro Santo Adalberto. Comunidade só faz um pedido aos governantes ‘patrolem as estradas, pois nossa gente tem história e todos querem visitá-la. Nela também serão todos bem acolhidos’, pedem. Favor atender esse povo e outras reivindicações para que nossos agricultores sintam bem em morar em nosso território. Comunidade tem na etnia polonesa suas origens e para esta festa sempre vem familiares que moram em outros municípios. Um bom acesso produz uma boa imagem ao governo.
 
 
 
Mais taxa não
Presidente do Legislativo Orleanense, Mário Coan foi enfático em entrevista a 106 FM. Ao ser indagado sobre as frequentes reclamações sobre a coleta do lixo que não condiz com as necessidades da comunidade afirmou que dinheiro tem. Basta a Prefeitura comprar outro caminhão para a coleta. Sobre terceirizar o mesmo, foi enfático: ‘Sou contra a terceirização do lixo, pois o povo já paga pela coleta no IPTU’.
 
 
 
Soberano 
Do vereador Geada: ‘Se o Governador Colombo vem a Orleans entregar a obra dia 30 de agosto para a população, não sei. O que posso dizer é que o asfalto Orleans, Pindotiba, Pedras Grandes, fica totalmente pronto até abril de 2015’. Sorriu!
 
 
 
Segue ruim
Trecho de camada asfáltica no acesso ao Unibave, Lomba em Orleans, (perto do Mercado Morgan-referência) está por demais. É farelo de massa asfáltica e arrebentação visível. Erros do passado que precisam ser corrigidos, pois quem paga os estragos nos automóveis e em caso de eventuais acidentes provocados pelo mesmo ou desconhecimento do motorista?
 
 
 
Lauro Muller em Orleans
Grupo de Teatro Arte & Resgate de Lauro Muller vem a Orleans para encenar a Paixão e Morte de Jesus Cristo na Sexta-feira Santa às 19h pelas ruas da cidade. Parceria resulta de bom entendimento entre Paróquia Santa Otília, na pessoa do Pe. Rodrigo da Silva e gestor do ProArt e parceiros sob a liderança do museólogo formado pelo Unibave, Marcelo da Silva Lole. Encenação começará ao lado do ProArt e vem até o Coreto na Praça da Matriz Santa Otília.
 
 
 
Reflexão
Quando se quer, consegue-se um tempinho para chegar onde se espera no serviço gratuito em uma comunidade. Lugar onde se mora, convive-se, respira-se. Nela passamos momentos de alegrias e tristezas em comum. Nada de saudosismo, talvez isso marcou forte ao chegarmos em maio de 90 para residir e trabalhar em Orleans e por Orleans. Porém, o presente que ganhamos, apoio na articulação para a criação do Grupo de Jovens Libertação tem muitos sentidos. Vão alguns: libertação do individualismo, medo de dar a cara e ouvir desagrados, um espaço para os jovens em grupo ajudarem formar uma imagem mais positiva contra o preconceito de ser da comunidade sentido por parte de alguns elitistas. Dar mais oportunidade e ter seu jeito de expressar seu sim à evangelização e serviço a comunidade em pastorais com respeitada caminhada. Por isso, jovens, temos muito a aprender e colocamo-nos a serviço para aprender e ajudá-los no servir. O ‘Eis-me Aqui da Campanha da Fraternidade e Juventude de 2013 e o ‘Eu Vim para Servir’ da CF deste 2015, são palavras fortes de Jesus Cristo que não merece sofrer com nossas omissões ou pensamentos de incapacidades. Obrigado Filipe Cardozo, Murilo Debiasi Ferrareis, Marco Antonio... pelo apoio a nossos jovens da Comunidade da Coloninha e outras nas terras de Santa Otília, Orleans. Faz bem contribuir na construção de sua história apaixonados e vivenciados na experiência e vida comunitária e familiar da Fé. Cada um dentro de suas possibilidades tem espaço, cadeira, lugar nas comunidades que precisam da contribuição pastoral e social de todos. Obrigado e rezem também por este grupo!
 
 
 
Professores em greve
A possibilidade foi cantada em 2014. Governo não quis ouvir. Agora, os alunos das escolas mantidas pelo Estado sofrerão as consequências. Chega de leis que atuam para legitimar desigualdades e desvalorização da missão do educador escolar, cuja voz todos nós um dia ouvimos e aprendemos para servir e viver a cidadania em sociedade sem permitir prosperar as injustiças.
 
 
 
Pascom
Vai passar a Semana Santa e virá também o desafio de implantação da Pastoral da Comunicação (Pascom) em Orleans. Contamos com seu apoio e sugestões, pois está criada desde a Assembleia Paroquial realizada no final de 2014 para sua concretização ao longo deste 2015. Ouvidos, motivação e mãos ao serviço.
 
 
 
Últimos ingressos
Não perca a possibilidade de estar no Jantar Dançante do próximo dia 11 de abril no Salão de Festas da Santinha. Promoção é do Movimento de Irmãos da Paróquia Santa Otília. Ingressos com os casais que integram o Shalom!
 
 
 
BREVIDADE
...Contato do Padre Joel com a Rádio 106 FM para estar em Braço do Norte e auxiliá-lo na transmissão da Procissão de Passos, bastou para que outros veículos até então, indisponíveis para tal se colocar a sua disposição com rapidez. Ótimo e Parabéns aos diretores das emissoras que colaboraram com o religioso e a comunidade.
...Obrigado a Coordenação do Setor Juventude de Orleans que foi ao encontro do mais novo integrante do Setor, o Grupo de Jovens Libertação da Capela Santo André. Pelas primeiras orientações e incentivo, o ‘Libertação’, agradece.
...Encenação da Paixão e Morte de Jesus pelas Ruas de Orleans será imperdível. Detalhes no Jogo Aberto 106 FM deste sábado às 10hs.
...Todas as celebrações da Semana Santa acontecerão na Capela Santo André, a partir deste domingo de Ramos. Ramos e fogo serão no entroncamento das ruas Regina Chechetto e João Spricigo até a Capela. Venham para rezar. Isso agrada a Deus e nos faz cada dia mais uma forte comunidade na Fé no Ressuscitado!
...Criciúma passou de fase na Copa do Brasil, mas não vejo time para voltar a Série A da B onde começa participar em maio. Catarinense 2015, deu.
...Na caminhada Pastoral de nosso povo, quem aceita Jesus Cristo e quer somar, venha. Os pouco motivados, descansem. Faz parte, mas um dia voltem. Há espaços para todos na caminhada de conjunto. Não há liderança nem pastoral maior ou melhor. Tudo precisa de atitudes motivadoras e serviço a Jesus Cristo. Venham, ‘pois a Messe é grande, mas os operários ainda são poucos’.
 
Um forte abraço e até a próxima edição!
 

—————

Voltar