28nov15 - Comunidade (por Munir Soares)

27/11/2015 09:17
SAPATINHO NA JANELA
Com um Natal em tempo de crise, até, Papai Noel precisa driblar a concorrência. É muita gente de saco cheio e bolso vazio. O Bom Velhinho, aquele que faz bico no shopping é gorducho, tez rosada, barbas brancas e bem cuidadas, e roupas vermelhas, de veludo. Já o Papai Noel a serviço dos empórios de periferia, não é tão charmoso. De saco murcho, enfiado num desbotado macacão vermelho faz de tudo para manter vivo o espírito natalino. 
Uns, colocam suas meias penduradas na árvore de Natal e na lareira, ou sapatinhos na janela à espera do Velhinho. Às vezes, Papai Noel prefere deixar os presentes sob a árvore, ou escondidos em algum canto da residência, inclusive, no quintal.
Naquele Natal, a menina notou que antes de saírem para os eventos natalinos, seu pai, discretamente, colocava sapatos na janela. Estranhou tal hábito não fazia parte da tradição da família.
___ Filha, o “seo” Procópio, buscando meios para garantir o Natal da família, aceitou fazer um bico, trabalhando de Papai Noel, papel que não poderia desempenhar, usando sandálias de dedo. 
___ Quem sabe, amigo Procópio, o Espírito de Natal não deixa uns sapatinhos na minha janela. E, assim, foi feito.
Quem vai ser o candidato do PMDB à Prefeitura de Laguna? Prefeito Everaldo ou Mauro Candemil? A disputa é inevitável. O que eles irão pedir ao Papai Noel? Everaldo espera que o Bom Velhinho coloque no seu sapatinho, a: Inauguração da Avenida Marronzinho e do Mercado Público Municipal; fim das obras no Centro Histórico; solução a favor da Prefa da ação judicial contra o Consórcio da Ponte Anita Garibaldi (ISS dispensado pelo prefeito Célio) com o qual colocará as contas em dia.
Quais seriam os pedidos do Mauro?
___ Verbas para o carnaval; asfaltamento do acesso da SC 100 ao Farol de Santa Marta; dragagem do Rio Carniça e início das obras da Escola Básica Ana Gondin.
Palavra de Papai Noel:
___ Pelo jeito, os candidatos vão ter que utilizar não um sapatinho, mas um Sapatão. Hô-hô-hô.
 
 
 
CEIA DE NATAL
Dizem que Nazil Bento Junior e Andrey Pestana vão inovar na gastronomia natalina. Encomendaram bucho com batata e feijão branco.
___ Ceia da crise?
___ Não. Eles pretendem chegar à Prefeitura, com uma “DOBRADINHA”.
 
 
 
ESCLARECIMENTO
Inaugurada nos molhes de barra a estátua em homenagem aos nossos botos. Apesar de a inauguração ter sido num dia VINTE E QUATRO não se trata de um boto rosa...
 
 
 
FRIBOI COMPRA AS SANDÁLIAS HAVAIANAS
Boi de botas, nunca mais...
 
 
 
FRENTE SEM FUNDOS
Operários da Frente de Trabalho estariam reclamando de atraso no pagamento. Com a palavra Maria Inês, presidente da Fundação Irmã Vera, responsável pela contratação. Da Secretaria de Obras chega à notícia de que, dos 80 contratados, somente, uns 40 prestam serviço àquela Secretaria.
 
 
 
PERDENDO O REBOLADO
Aqui, na santa terrinha, temos o hábito soltar foguete antes da festa. Deputados chegam, trombeteando. Obras de dragagem no Porto da Laguna são alardeadas, com destaque para a bacia de evolução. Mais barcos no nosso porto, palavra de ministros. Até agora, nada aconteceu, foi como soltar um “pum” na água, para fazer bolhinhas.
No sambódromo a bacia de evolução das cabrochas, também, está a perigo. Sem verba, todos perdem o rebolado.
Vereador Thiago garante a Ponte do Bananal. Verdade, ou mais um tiro no pé?
 
 
 
AUMENTO DE IMPOSTO
COSIP – Taxa de iluminação pública poderá ter aumento de mais de 50%, dependendo da faixa de consumo. Projeto do executivo será submetido ao crivo do Poder Legislativo. Renovando a indagação: Quem são os sócios da empresa, que administra a verba da iluminação pública?
___ De quanto é o faturamento mensal?
___ Com a palavra os senhores edis.
 
 
 
POMBOCAS
Com os aumentos da energia elétrica e, agora, da Cosip, a solução é usar pombocas. O problema é quem usa a pomboca não quer nem saber de “dar a luz”.
 
 
 
O MAIS LONGO DOS DIAS
A turma do Chedão assinou ponto, no sábado, às onze horas da matina. O expediente bateu recorde, terminou às 22 horas. Nelson Mattos e Edésio Joaquim foram ausências significativas. Ambos viajaram. Roberto Riguetto, Nazil Bento Junior, Eu, Chico da Cidasc e Sandro Cunha fomos os campeões daquela maratona cervejeira. O garçom “Perninha” bateu pernas durante umas 10 horas, só carregando louras, geladas.
Soube, no dia seguinte, que o proprietário Jairo Chede (DAE), ao retornar ao estabelecimento para o expediente noturno, preocupado com o velhinho (EU), telefonou ao FENEMÊ, do Corpo de Bombeiros, pedindo que deixasse uma ambulância de prontidão. Já, quase no final do segundo turno, recebemos a visita do meu neto Miguel e do carnavalesco Helinho da Vila. Nazil e Helinho, em dueto, desenterraram antigas marchinhas de carnaval. E, assim, aquela noite, que começou de dia, adormeceu, cantando...
 
 
 
EFEITO EDÉSIO
É praxe, com Edésio na capital federal algum fato inédito acontece. Não deu outro. O STF surpreende e autoriza a Policia Federal a prender Delcídio Amaral do PT, senador da república e líder do governo Dilma. “se gritar pega ladrão, não escapa um, meu irmão...”.
 
 
 
MINHA TERRA TEM PALMEIRA, DE ONDE NASCE O BUTIÁ
PERSONAGENS DO BAR DO ARANTES
Apesar de algumas baixas, a turma continua prestigiando o varandão da Lanchonete e Bar do Arantes, nas manhãs de sábado. João Alfredo Dias - o BABÁ, com a doença sob controle, volta a levar um pouco de alegria ao local, ao lado do inseparável companheiro, Carlinhos Rollin.
___ E, como vai o comandante Aragão, ilustre descendente da nobreza espanhola, ainda, frequenta o recinto?
___ Sim, porém, não é mais aquele que comparecia sempre bem acompanhado de belas e saradas gatinhas. Ele, agora, é do meu time, com problemas no “escutador de samba” mal escuta o canto das sereias.
___ Suas companhias femininas atuais estão muito aquém das “maquinas” louras de outrora. O garanhão aposentou-se?
___ Sua última parceira, jeito de periguete e cara de piranha, diga-se a bem da verdade, foi receita médica.
___ Aquilo mais parecia “extrema-unção”, feia de morrer.
___ Exatamente, para abandonar aquele andador tripé, o médico mandou que o Aragão escolhesse uma “bem galinha”...
 
 
 
TREM DAS ONZE 
Aldo Candemil era o nosso goleiro de futsal. Ex-funcionário do antigo Banco Inco, em Laguna. Transferiu-se para Floripa onde se aposentou. A saudade da terrinha o levou a empreender, mensalmente, uma verdadeira peregrinação, só para matar saudades e reencontrar-se com o passado. Saída: De Floripa, às 7 horas da manhã. Destino: Laguna. Primeira parada: Bar do Arantes. Detalhe: Aldo sempre convida mais um lagunense como companheiro de viagem. Papo alegre e descontraído com os conterrâneos. Muitas lembranças regadas a cervejas. No período vespertino, caminhadas para relaxar e, logo após, retorno ao bar. Só voltam para Floripa, no trem das onze, isto é, no último ônibus.
 

—————

Voltar