28nov15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

27/11/2015 09:14
A Cerveja pode ser Saudável?
Verão chegando, muita praia, festas de final de ano, e nessa festança toda, a terceira bebida mais consumida mundialmente não pode faltar. E vocês sabem a qual bebida me refiro? Para quem arriscou na cerveja acertou...
Há quem diga que ela é vilã, mas se consumida com moderação ela pode sim trazer alguns benefícios a saúde. Mas aí, o bom senso tem que falar mais alto, moderação acima de tudo, essa bebida hoje é muito bem apreciada pela população no geral, caiu no gosto dos brasileiros, ainda mais com o bum das cervejas artesanais e gourmets, o consumo está indo além da conta.
Para se ter benefícios, o indicado é não ultrapassar de sete doses durante a semana. E quem está em busca do corpo perfeito e quer reduzir peso, o cuidado deve ser dobrado, pois, um simples copo nos proporciona em média 85 calorias, então nada de exageros, aí neste caso o recomendado seria uma dose por semana e dependendo do caso quinzenalmente. Vale lembrar, que boa parte do aporte calórico da cerveja se dá através dos açúcares ali presente, caso o consumo seja abusivo pode sim desencadear um rápido ganho de peso.
E geralmente, nos finais de semana e nos dias de badalações, a cerveja não vem sozinha, ela sempre vem acompanhada de petiscos e alimentos gordurosos, aumentando ainda mais seu aporte calórico, deixando todo aquele esforço durante a semana com a alimentação e exercícios em vão.
Apesar da concentração alcoólica ser baixa, ainda sim, se o consumo for corriqueiro e intenso, alguns estudos apontam, que pode aumentar os níveis de triglicerídeos, pois, cada grama de álcool nos proporciona em média 7 kcal.
Nutricionalmente falando a cerveja pode propiciar diversos nutrientes, como uma gama de vitaminas do Complexo B, diversos antioxidantes e além de tudo apresenta o benefício de ser diurética. Se consumida de forma adequada e não pecar pelos excessos ela pode sim proteger o coração, não há ainda embasamento suficiente, ainda tem que se estudar muito sobre sua ação em relação ao colesterol, mas alguns estudos apontam que a cerveja pode reduzir os níveis do LDL, o mau colesterol. E graças a presença de alguns polifenóis ali presentes a cerveja pode ser coadjuvante na prevenção do câncer. Mas sem excessos! Todo cuidado é pouco, não peque pela boca!
 

—————

Voltar