29jan11 - Cricri (por Salmon Flores)

28/01/2011 21:03

 Média na mídia

Não passou de um ato demagógico a reunião que foi convocada pela presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Laguna, Jussalva da Silva Mattos, a “Nega”. Na pauta estava à busca de alternativas para o auxílio e arrecadação de mantimentos a serem doados aos flagelados, vítimas das recentes chuvas em nosso estado.  Deveria se preocupar mais com a cidade e região.  A cidade precisa de muito mais. Fez a reunião para fazer média e entrar na mídia. Começou tropeçando. Ademais, é um desrespeito com a Ação Social da Prefeitura. Ela sim tem a autonomia para fazer.

 

Iniciativa

A iniciativa do secretário de Planejamento do município de Laguna, Jeferson Crippa é por demais certa em pedir ajuda aos municípios que compõem a Amurel em ajudar financeiramente no aluguel de máquinas e equipamentos para efetuarem a limpeza dos balneários. Aliás, o lixo que chega na barra da Laguna, pelo rio Tubarão, é um absurdo, a cada enxurrada. É isso aí. Nota-se que tem gente preocupada com Laguna e com os turistas que merecem descansar tranquilamente e os moradores ficarem numa boa na Terra de Anita.

 

Li no Blog do Ednilson Perdoná

“Jornais em Orleans Circulam e todos com boa leitura em Orleans os jornais: A Crítica, do jornalista Salmon Flores; Folha do Vale, do jornalista Fernando Freitas; Cidade em Notícias, Joel Wernek; O Visor, de Rio Fortuna; Hoje de José Carlos Librelato e o Imprensa da jornalista Gerciana Ascari. Jornal Imprensa com sede na Comunidade de Rio Belo, circula sua primeira edição de 2011 na próxima sexta-feira. Leitores já manifestam saudades. Interrupção no final e começo de ano é normal, por conta das necessárias férias que todos merecem gozar. Nossa coluna no Imprensa, começa a partir do dia 4 de fevereiro. Agradeço as dezenas de manifestações recebidas, por voltar a escrever para a mídia impressa. Quase uma década, escrevi no Hoje. Agradeço as oportunidades”. Perdoná comanda o programa de jornalismo mais ouvido da cidade das Colinas, na Rádio Luz e Vida.  

 

Cidade em crescimento

O prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves, começou 2011 bem otimista. Também pudera, a cidade é um verdadeiro canteiro de obras, que devem ser inauguradas em comemoração aos 19 anos de emancipação político-administrativa do município. Entre as obras, destaque para a Rodoviária Municipal, o Ginásio de Esportes, a Ala Pediátrica e a revitalização da Praça da Bandeira. Sem dúvida, com este pacote de obras, além das novas Unidades de Saúde, Centros de Educação Infantil, renovação da frota, aquisição de novos equipamentos para o trabalho agrícola, construção de casas populares, e diversas ações nas áreas da saúde, educação e social, Brunel dá o ponta pé inicial para que Capivari de Baixo experimente um crescimento cada vez mais ordenado. Tem ainda, o projeto da Ciclovia do Trabalhador, que certamente vai beneficiar a população.

 

Expressão

O vereador Jonas Machado dos Santos (PDT), de Capivari de Baixo vem sendo uma das grandes surpresas positivas do legislativo daquele município. Irmão do ex-vereador Leca, de quem foi assessor, sabe muito bem onde está pisando e também, como ninguém, conhece os problemas das comunidades e muito tem feito para amenizar os mesmos e atender as reivindicações do povo capivariense. No retorno aos trabalhos dos edis, Jonas já tem em mente os projetos que visa marcar sua gestão. Quer se garantir numa reeleição, mas ao lado de Bila e seu Chico, é um bom nome para compor, em 2012, a chapa majoritária.

 

Qualidade

Embora os adversários não gostem, mas mesmo com algumas críticas de seus opositores o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, de Capivari de Baixo, vem conduzindo a administração daquele municio com pulso firme. Tem feito investimentos em prol da população e anuncia que neste ano, vai fazer ainda mais. É um visionário das coisas boas e mantém em seu quadro gente de excelência. Mostra-se contente na chefia do executivo. Quem ganha com isso são os capivarienses.

 

Sucupira

Se contar é provável que muita gente não acredite. A nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Laguna é presidida pela vereadora Jussalva da Silva Matos, a "Nega". Enquanto o vereador Deyvisonn era o titular daquela cadeira, Nega era contra o pagamento de diárias. E mais uma vez o dito fica pelo não dito. Num programa de rádio, apresentado por um ex-contratado da Câmara, uma notícia deixou a nova presidente em polvorosa. O povo tomou conhecimento que o vereador do PMDB. Antônio César da Silva Laureano, o "Tono Laureano", em pleno recesso foi realizar uma viagem para participar de um curso  em Foz do Iguaçu, aquele mesmo tipo de curso que já foi manchete no Fantástico envolvendo o vereador Jarrão, de Tubarão. Acontece que a diária do hotel já está paga desde o ano passado, pois o vereador é conveniado do sistema Bancobras, sendo que recebeu dos cofres públicos a importância de R$ 1.820,00 para tal viagem. Por ironia, essa mesma casa Legislativa e a mesma Presidente, convocou a Imprensa para dizer que a Câmara iria arrecadar mantimentos para os desabrigados. Em Laguna se dá com uma mão e tira-se com a outra. Ora, tal gasto do Tono deve ser para o enriquecimento cultural do nobre edil. Contudo, tal dinheiro seria para ser gasto no quê mesmo?  Soube ainda que nos corredores da Casa Legislativa a presidente chamou uma reunião às pressas com todos os funcionários, e de dedo em riste foi enfática ao cobrar para que ninguém ousasse falar o que se passa entre as quatro paredes do lugar que deveria ser o mais democrático. Será que a nobre vereadora colocaria àquela Casa Legislativa à disposição do Ministério Público para averiguação dos fatos? Sucupira não está muito longe daqui.

 

Campeiro (1)

Justiça seja feita. Assim é o que pode-se denominar o indiciamento e a condenação de Alexandre Augusto Pereira Tavares, representante legal da empresa Campeiro Produtos Alimentícios, pela Justiça Federal.

Lembro-me muito bem que o trabalho de jornalismo investigativo que nossa equipe, na época que apresentava o Jornal Gente na Rádio Bandeirantes e também do Jornal A Crítica. Procuramos desenhar o mapa de rolos que o senhor Alexandre Tavares estava fazendo e deixando inúmeros pais de famílias, trabalhadores sérios, na rua da amargura, sem falar da dívida estrondosa que ficou. O Procurador da República, Celso Três se municiou através dos fatos e montou um grande processo contra esse “cara de pau” e hoje, no inquérito está indiciado por crimes contra o sistema financeiro e terá de cumprir uma pena de cinco anos, seis meses e 20 dias de reclusão, além de pagamento de 316 dias multas.

 

Campeiro (2)

Celso Três, anda rindo à toa, por ter acertado na mosca pois, segundo ele o gestor da Campeiro obteve 13 financiamentos fraudulentos, utilizando o Empréstimo do Governo Federal (EGF). O EGF foi criado para produtores agrícolas ou suas cooperativas e se destina à garantia de preços mínimos na produção de grãos. Com o EGF, a União, a juros baixíssimos se comparados aos de mercado, financia a aquisição de grãos, no caso específico, de arroz, para implementar a política agrícola de preços mínimos, isto é, permitir o armazenamento e a conservação do produto, para venda futura em melhores condições de mercado. A fraude recaía sobre os bens oferecidos em garantia do financiamento. Ficou comprovado que em dez contratos firmados pela empresa Campeiro, o arroz dado em garantia foi penhorado em mais de uma operação, e que em outros três o arroz dado em garantia não se encontrava depositado no local indicado aos bancos. A ação foi ajuizada em Tubarão, porém, foi para Florianópolis, onde tramitou na Procuradoria Especializada no Combate ao Crime Organizado (PECCO). A denúncia foi feita em 2009.

 

Meu filho! Parece que foi ontem...

Eu lia dias atrás uma matéria num jornal, e que relatava a vida de um garoto que se chamava Fred.  Viciado em crack e com 13 anos de idade, ele afirmava aos colegas jornalistas que havia destruído a vida dele. Dizia ele: “Cheguei a roubar correntes de ouro da minha mãe para trocar por pedras”.  Foi um desabafo, a realidade de um drama, que ganhou proporção na boca de quem o faz. Um menino de apenas 13 anos de idade,  viciado em drogas. Em apenas três meses ele teve o seu futuro mudado completamente.  Foi de cortar o coração. Poxa! Justo eu que tenho um filho Fred, ver aquele menino, debilitado, de 13 anos, viciado em crack? E não tem como não ficar estarrecido com o estrago causado pelo crack em uma criança de 13 anos. Três meses de uso e pura loucura!  Ver a mãe mostrando o filho dormindo, sob forte dopagem, em um colchão no chão da sala? Ver mãe chorando, implorando: “Por favor, me ajude!”. Ao contrário deste Fred, nós aqui de casa, só temos que agradecer a Deus pelo nosso Fred e rezar por este irmãozinho Fred que sofre. O nosso Fred, o meu filho, completa amanhã, dia 30, 13 anos. Por onde passa deixa sinais de amizade, respeito, amor a Deus e a família. É hoje o mais antigo coroinha, sempre ajudando nas missas, aonde vai é convidado, e com os sacerdotes, ajuda em diferentes celebrações. Nos últimos anos, também como acólito, já participou de celebrações até no Rio Grande do Sul. Se o crack entrou na vida do outro Fred, Deus definitivamente entrou na vida de nosso caçula. Meu filho que nasceu com Talassemia, me fez retornar a igreja. Ele devastou sim a todos nós aqui em casa, com sua adoração a São José e São Tarcísio, pela sua fé em Deus e o impressionante rigor como devota-se a igreja. Hoje, tendo o acompanhamento do Padre Edinei, ele ainda guarda o convite feito pelo Padre Auricélio: “Fred, você já pensou um dia em ser Padre? Se pensar novamente me avisa”.  Por isso tudo, parabéns meu filho! 

—————

Voltar