29jun13 - Comunidade (por Munir Soares)

28/06/2013 18:12
“A ÚNICA COISA QUE METE MEDO EM POLÍTICO É O POVO NAS RUAS”. Ulysses Guimarães.
 
 
A TOMADA DA BASTILHA
No dia 14 de julho de 1789, o povo nas ruas, invadiu a bastilha, fortaleza medieval, libertou os prisioneiros. Ponta-pé inicial para a revolução francesa, que acabou com a monarquia, e mandou muita gente para a guilhotina. No Brasil o povo, também, foi às ruas. Foi de arrepiar. Um tsunami humano, vibrando, protestando, reivindicando, e enchendo de esperança ruas, praças, e avenidas deste imenso país. O que eles querem? O que nós queremos? O clamor das ruas deseja que a clava da justiça, em braços fortes, coloque os corruptos na cadeia e que o dinheiro desviado dos cofres públicos sejam confiscados e utilizados em melhorias do transporte público, na construção de estradas e ferrovias, na saúde, educação, etc... Diminuição da carga tributária e enxugamento da máquina pública.
“Dormia a nossa pátria mãe tão distraída/ sem perceber que era subtraída/ em tenebrosas transações...” Diante da multidão nas ruas, o governo ficou acuado, indefeso, incrédulo. Ministros foram convocados às pressas. Governadores e prefeitos ficaram com o rabo na cerca. Tirados da cartola, a presidente Dilma apresenta à nação, cinco pactos emergenciais. Uma tentativa de calar a voz das ruas. Em todos os pactos o povo, sempre acaba pagando o pato.
Ouvi dizer que os manifestantes vão sitiar o Congresso Nacional, pacificamente. Uma questão de saúde pública. Todo mundo sabe, que o nosso Congresso está doente, moralmente debilitado. Doença grave e contagiosa, natural que aquela casa legislativa fique de Quarentena. Serão quarenta dias e quarenta noites, até que o dilúvio passe e a pomba branca possa anunciar o nascimento de um novo tempo, sem corrupção e mais respeito à coisa pública.
O “Face” deu a cara pra bater, mas não parece disposto a oferecer a outra face.
 
 
O HOMEM DE LATA
Alguns meios de comunicação deram muita ênfase aos atos de vandalismo praticados por baderneiros, marginais e até, por políticos infiltrados numa tentativa de empanar o caráter pacífico do monumental protesto. Na tentativa de invasão do Congresso Nacional, as câmeras de vigilância teriam captado a imagem de uma figura estranha, atirando bomba de efeito Moral no interior do palácio legislativo. Possivelmente, um homem, com armadura em forma de lata de azeite de oliva, máscara do “V” de Vingança. No peito, a inscrição: VINAGRE COM PIMENTA, seu escudo.
O “homem bomba” teria ficado na mira da Polícia Federal. Sua identificação era uma questão de tempo. O arruaceiro passou a ser conhecido pelo codinome de “Edésio Malagueta” numa alusão a sua indumentária.     
___ Seria o nosso Edésio, frequência contumaz na pizzaria Chedão, atualmente, de férias em Brasília?
___ Impossível, Edésio não sabe soltar nem “espanta-coió”...
___ Vamos convir, toda vez que ele viaja, provoca alguma confusão.
___ Não esqueçam de sua visita a Manaus onde, por causa de uma compra de quinquilharias indígenas, ele quase provoca um atrito entre a FUNAI e o cacique Tucunaré. 
Toca o telefone.
___ Alô! Sim, aqui é da Pizzaria Chedão. Sou o proprietário.
___ Aqui é da ABIN. Existe em sua cidade, o bairro Campo de Fora?
Em caso afirmativo, conhecestes o Tupy Futebol Clube?
___ Perfeitamente, seu técnico era o Edésio Joaquim...
Edésio estaria encrencado? Um e-mail esclareceu tudo. Ele adquiriu num bazar, roupa idêntica a usada pelo homem bomba. Fantasia a ser usada no Bloco do Bar da Dorsa, Mercado Público. No tema Mágico de Oz, criado pelo carnavalesco “Pisco”, Edésio seria o Homem de Lata.
Não fosse a bandeirinha do Tupy F.C, e o cartão com número do celular do Chede, Edésio teria ido dormir no xilindró. Aguarda-se, com expectativa, o retorno do “Edésio Malagueta”...
 
 
PASSE LIVRE
Um morador da terrinha decidido a apoiar o clamor das ruas resolveu participar das manifestações em favor do “Passe Livre”. Diariamente, após tomar seu banho de cidadania, erguia o seu cartaz e acompanhava a multidão. No segundo dia acrescentou mais algumas palavras à sua tabuleta de protestos – “PASSE LIVRE” – ATÉ A VITÓRIA! A esposa estranhou toda aquela animação, seu marido sempre foi acomodado e nem pagava passagem de ônibus. Uma coceirinha nas têmporas aguçou seu sexto sentido. Decidiu segui-lo.
Lá seguia ele, gritando palavras de ordem até que numa esquina resolveu pegar um atalho que o levava a casa de Vitória, filha da Candinha. A mulher traída, após aguardar alguns minutos, colocou a máscara do “V” de Vingança entrando na casa, justamente no momento em que o marido sentia o prazer da Vitória. Segurando uma clava com braços fortes desferiu o golpe fatal, gritando:
___ Abaixo a “ditadura” dos homens.
Dito isto, segurou o cartaz do “Passe Livre” e seguiu em frente.
    
 
NO REINO DA BICHARADA
Quando Lula se elegeu monarca do reino da bicharada, seu filho ainda trabalhava no zoológico, pagando mico. Em menos de 10 anos adquiriu algumas fazendas, tornou-se um dos maiores produtores de gado nelore do país e acaba de comprar um avião. Uma super aeronave de mais de 100 milhões de reais.
___ Trabalhando no zoológico, como conseguiu tal fortuna?
___ Tenho um palpite, acho que ele ganhou no bicho!
___ Pelo jeito foi no milhar da vaca.
 
 
___ O frigorífico Friboi seria de propriedade do Lulinha. A turma da internet já estaria propondo o Boicote à compra de carne Friboi.
 
 
A SANTA TERRINHA, EM FOCO
DE VOLTA AO POMBAL
Passado alguns meses do ataque das pombas que provocou a revoada dos órgãos públicos Municipais, prevaleceu o bom senso. Algumas secretarias e departamentos da administração Municipal deverão retornar já, ao prédio do ex-shopping Tordesilhas.
                                                                                                  Foto: face do Carlos Cordeiro
 
 
FIM DO ESTÁGIO PROBATÓRIO
Passado os seis meses, o governo de Everaldo dos Santos precisa entrar na fase de realizações, com eficiência e definição das prioridades. As cobranças já começaram.
___ Na Câmara, vereador Andrey Pestana foi contundente com relação ao sistema de Saúde do município. Numerou uma série de anormalidades.
___ Moradores do distrito de Ribeirão Pequeno, localidades de Bananal até a Madre, promoveram manifestação de repúdio e bloquearam a estrada principal. Querem pavimentação já. 
Protesto da comunidade teve o apoio irrestrito do padre Bantu, pároco da paróquia de Cabeçuda. O pastor conhece suas ovelhas.
 
 
PINGO NO “i”
Antônio dos Santos, irmão do prefeito Everaldo, na qualidade de Secretário, em entrevista ao Batista Cruz, falou da necessidade de se fazer, com urgência, uma reforma administrativa. Defendeu o projeto de aumento para secretários e adjuntos dizendo que após a reforma, a prefeitura ainda vai economizar. O que nos leva a crer que algumas secretarias deverão ser extintas. Pelo que sabemos prefeito Everaldo não confirmou nem desmentiu tais possibilidades.
 
 
DESTAQUE
Gostei da atuação do suplente de vereador, Chico da Barra. O homem é realmente “bairrista”. Merece retornar à Câmara com mais frequência. Por falar em Barra, como estão as obras de asfaltamento da estrada Barra/Camacho? Rodovia será inaugurada até o final do ano?
 
 
FIQUEM ATENTOS 
Confer – a Toupeira Louca, continua na cidade.
 
 
LÁZARO 
Uma discussão sobre o aumento do preço do transporte da balsa que opera no canal da barra, conseguiu o milagre: a ressurreição da ponte do pontal. Se o prefeito Everaldo embarcou nessa quimera, quem somos nós para duvidar do poder dos “SANTOS”???
 

—————

Voltar