29mar14 - Cri-Cri (por Genaro Geraldo - Interino)

28/03/2014 16:47
Aeroporto
Amigo Eduardo Zabot me disse ontem, sexta-feira (28) que os bombeiros no Aeroporto de Jaguaruna já estão trabalhando com três profissionais por dia. Um aumento de efetivo considerado bom já que o atual e com os equipamentos eleva o nível de segurança do Aeroporto. Segundo o comando dos Bombeiros do Estado de Santa Catarina, até o fim do ano o aquartelamento vai ter 20 (vinte) no total, sendo cinco bombeiros por dia.
 
 
 
ALESC... CPI já...
Para permanecerem nos cargos, basta aos diretores de escola do Estado apresentar um Projeto. Alguns solicitaram ajuda externa, o que foram "sufocados" por um comissionado da SDR de Tubarão com o argumento que funcionários da Gerência da Educação o ajudariam. Como a ajuda prometida patinou e não se concretizou, o mesmo comissionado avisou aos diretores que terão um curso pago pelo Estado, de alguns dias, em hotel com muitas estrelas para realizarem o tal Projeto.   É o contribuinte que vai pagar o tal curso, quer dizer hotel, alimentação, palestrantes e materiais para todas estas pessoas? Será que a ajuda interna não funcionou somente porque não tinha tantos agrados na jogada?  Como é fácil fazer gentilezas com o dinheiro do povo.  Será que o governador Colombo, que está às voltas com mais uma greve do magistério, sabe como é gasto o dinheiro da Educação? E o Ministério Público? Em tempos de tantas CPIs, esta seria de relevante interesse público.   
 
 
Parentada
Prova incontestável de que parente empregado na coisa publica não é garantia de governo limpo, ocorreu em Orleans. O Fórum da cidade esteve agitado durante toda a semana. A irmã do prefeito (Hirânia Cascaes Nazário) segue presa. Marcio (Contador) e Guido (Adjunto) foram liberados. Arcângelo Librelato e até o genro do prefeito, Marcelo Galvani estavam entre os depoentes. O depoimento de Marcelo estava marcado para 11h de segunda-feira (24). Ele só foi ouvido no final da tarde. Entre os depoimentos e esclarecimentos estava à obra da Pindotiba cujo valor foi de R$ 120 mil reais. A obra foi feita a toque de caixa em 90 dias. Um dos depoentes revelou ao jornal A Crítica que após depor ao delegado, lhe foi mostrado gravações de conversas com Hirânia. No bojo das investigações a obra do cemitério  de hum milhão e trezentos mil reais com três aditivos. O entorno e capela estavam inclusos, todavia a capela nunca funcionou por problemas estruturais. A empresa executora seria do filho do engenheiro Ramon da prefeitura. O engenheiro seria um dos quatro afastados pela Justiça a pedido do MP.
 
 
 
EXCLUSIVO
No trecho de uma gravação mostrada para um dos depoentes em Orleans, a Secretária Hirânia (que segue presa) revela: "Olha faz tudo assim, porque mesmo assim tu sabes que o prefeito não vai decidir, quem decide é o Doutor Arcângelo". EM TEMPO: O Doutor esteve no Fórum prestando depoimento. Vale lembrar que no final de 2012 a polícia cumpria mandado de busca e apreensão de documentos na Prefeitura de Orleans. O prefeito era Jacinto Redivo (Tinto) hoje com cargo de confiança no governo do Estado (Gabinete do doutor Geraldo Althoff) e um dos afastados por decisão Judicial. A caixa foi objeto de uma AIJE - ação de investigação judicial eleitoral. O governo do Estado ainda não se manifestou sobre o afastamento do comissionado.
 
 
 
Ruy Vladimir
Meu amigo e irmão Dr. Ruy Vladimir, nome que orgulhou nosso Ministério Público pela sua sapiência e honestidade, encontra-se em Aracaju, donde me disse ficará até fins de Abril. Ele visita dona Lourdes Soares, sua mãe, que estará de niver, 93 anos, dia 17 de Abril. Ruy me disse que dona Lourdes é leitora habitual de jornais e que se a entrega atrasa, ela reclama. Beijos dona Lourdes do escriba...
 
 
 
SAMU
As redes sociais têm tanta força que chegam a deixar borradas algumas autoridades. Depois de uma denúncia de que um caminhão estava juntando documentos e móveis para levar o SAMU para Araranguá, uma guerra de palavras se travou com cada um dando a sua versão. Até o silente MP que por vezes some do pedaço, desta vez foi vital na costura do entendimento para que o SAMU ficasse em Tubarão. NOTA: Estava tudo tramado. Até casa a prefeitura de Araranguá tinha arranjado. Falta e faltou ética ao prefeito de lá. Se não respeita o prefeito de Tubarão, pelo menos respeite o povo.
 
 
 
Governador e vice I
O governador do Estado Raimundo Colombo acompanhado de seu vice, Dr. Eduardo Pinho Moreira, estarão em Tubarão na sede da ACIT no próximo dia 9 de abril. Na oportunidade enfim uma noticia auspiciosa. O governador assinará a autorização para a construção do contorno Norte da cidade que vai ligar o Bairro São Martinho, obra muito sonhada pelo saudoso empresário, Dite Freitas. Ao todo serão investidos R$ 58 milhões e a obra toda será bancada pelo governo do estado. Portanto sem o governo municipal do PT.
 
 
 
Governador e vice II
No embalo desta boa notícia o empresário Jorge Freitas, Presidente da INTELBRÁS, filho do saudoso Dite, confirmou a vinda de uma unidade da Intelbrás, que hoje está em São José, para Tubarão. A família já possui uma adequada área de terra as margens da BR-101. A estrada levará o nome de Ivane Fretta Moreira. Projeto que confirma o nome de dona Ivane, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado. 
 
 
 
Governador e vice III
Num ato de amor por Tubarão e sensibilizado pela ausência de áreas para ampliação do Parque Industrial, o empresário Jorge Freitas doou cinco hectares de terra para que empresas se estabeleçam em Tubarão. Duas já estariam sinalizando o que representará junto com a INTELBRAS muitos empregos. Neste mesmo ato será assinada a revitalização da estrada entre Braço do Norte à Tubarão. 
 
 
 
Pizzolatti
A Câmara de vereadores de Camboriú negou o título de cidadão para o Deputado Federal, João Alberto Pizzolatti Júnior. Quando eu o critiquei dias atrás, ele ligou para o diretor do Jornal, bastante queixoso. Desta vez ele vai se queixar para quem? Não sei se o badanha faz plantão para ficha “Bais ou Benos”.
 
 
 
Caio
O talentoso e combativo vereador Caio Cesar Tokarski, anda com o freio de mão puxado. Como advogado, é compreensível, por vezes precisa engolir coisas até que a última etapa seja resgatada. Faz muita falta sua manifestação pontual e corajosa sobre temas da maior importância. Mas logo, logo, o Caio volta com todo o gás...
 
 
 
Neon I
O néon tetra é um peixe capaz de mudar de cor. Ele usa pequenas placas dentro de suas escamas, que se movem como persianas de janela. Pois em Tubarão eu descobri o vereador Neon. Quem não se lembra daquele ferroviário/sindicalista que sempre tinha as respostas e críticas na ponta da língua? Quem foi vereador no começo da década de 90 que infernizou o governo Irmoto com críticas de toda a ordem? Quem não se lembra daquele moço que desfilava garboso em cada 7 de setembro portando faixas e cartazes em defesa dos descamisados e do PT? Quem não se lembra daquele trabalhador que se formou advogado, voltou as lides como vereador e hoje age como aqueles que ele tanto criticava? Ele chama-se Matusa do PT, uma espécie de Neon.
 
 
 
Neon II
Pois o Matusa foi à tribuna da casa do povo na última quinta-feira (27), dizer que a responsabilidade da (quase) saída do Samu não era do prefeito. Expôs que muita gente foi nas rádios e redes sociais, falar que o prefeito tinha responsabilidade e que ele (Matusa) não concordava. Disparou que o Samu é de responsabilidade do Estado. Desconhece enquanto autoridade e isso é uma vergonha. Existe uma palavra chamada contrapartida e que a Prefeitura tem sim responsabilidades.
 
 
 
Rebatendo
O vereador Evandro Almeida não deixou por menos. Foi à tribuna e afirmou que é de responsabilidade do município sim, e que ele foi um dos que já tinha se manifestado responsabilizando a prefeitura.
 
 
 
Neon III
Matusa voltou à tribuna ironizando que tem vereador que precisa ter mais postura. “Pelo cargo que exerce tem que dar exemplo e não pode incitar a violência”, disse. Ora... quem falando em incitação? O esquerdista que mais apelava e criticava a direita?
 
 
 
Troco 
Vereador Evandro retornou a tribuna para rebater Matusa e afirmando peremptoriamente que a postura dele é de defender a população.
 
 
 
Orleans
Em Orleans mais duas figuras públicas podem ser alcançadas pelo MP e Gaeco. Se isso se confirmar em breve a repercussão será ainda maior. Um por burro e outro por ser muito inteligente. Quanto ao alcaide ele me faz lembrar o ex-presidente Lula. Não viu, não sabe, mas a PMO fedeu.
 
 
 
ORLEANS – O EPISÓDIO QUE EMPORCALHOU A CIDADE
Ao falar na Rádio Cruz de Malta de Lauro Müller, o prefeito de Orleans pisou no Gaeco e MP. O que disse Marco: “Estamos extremamente sentidos com esse excesso de poder de que o Gaeco se impôs”... Mas como Prefeito? Francamente, o senhor acha que o Gaeco e MP deveriam pedir permissão ao senhor, uma audiência, um telefonema, avisando que prenderiam a sua irmã, dona Hirânia Cascaes Nazário, Secretaria de Saúde e outros servidores?  Na falação que tive o desprazer de compartilhar, Marco chega ao absurdo de falar em “ressarcimento”. Ora minha gente, houve fortes indícios de vários crimes, como formação de quadrilha, desvio de dinheiro, licitações destinadas para fornecedores específicos, gastos de dinheiro público como festas para servidores e pagamentos de notas sem entrega de materiais. Ao todo, oitenta pessoas indiciadas para depor naquilo que já é considerado o maior escândalo da cidade.  O senhor acredita que depois de oito meses de investigação, prenderam alguém por engano? Talvez o prefeito de Orleans, cujo mandato encontra-se enlameado, esteja a confundir e tentando ofuscar esta aberração. No tempo dos coronéis eles normalmente se defendiam, atacando, e essa foi e, ou está sendo a estratégia dele, que a meu ver já foi superada. E não se trata de emoção. Isso chama-se pouca vergonha! E mais um recado ao Prefeito: Informo ao Prefeito Marco que em um inquérito policial, não existe necessariamente, a "citação" do prefeito. Mas, deveria prestar atenção com seus bons advogados nas informações dos depoentes.  Ao invés de lamentar o envolvimento de familiares, deveria se voltar para os honrados servidores da prefeitura, pela vergonha que estão passando.  Os servidores estão perplexos, afinal meia dúzia de maus elementos acabou por denegrir a imagem de toda a uma classe.  Talvez agora o senhor se socorra dessa gente do bem. E pode ter certeza, no quadro de carreira que é sempre esquecido, serão encontrados aqueles que sempre carregam o piano nas costas, principalmente num momento como esse em que a vergonha toma conta da cidade.

—————

Voltar