29mar14 - Tubarão: Cães soltos nas ruas podem representar ameaça perigosa

28/03/2014 11:35
O cão é o melhor amigo do homem. O título já é milenar, mas há exceções. O grande número de cães abandonados pelas ruas da cidade tem preocupado a população tubaronense. Infelizmente, estes animais se tornam uma ameaça real para crianças, adultos e idosos.
Nesta semana, a redação do jornal A Crítica recebeu várias denúncias sobre cães perambulando pelas ruas da cidade e isso também foi tema de discussão entre os vereadores peemedebistas Edson Firmino e Joel da Farmácia na tribuna da câmara. Firmino quer saber, inclusive do prefeito Olávio Falchetti, quais são as medidas que estão sendo tomadas para retirada dos cachorros das ruas de Tubarão. Em seu requerimento justificou que estes animais têm atacado os pedestres e motociclistas, principalmente no centro da Cidade. “Recebi reclamação de uma pessoa que não pode ir ao banco porque os cachorros impediram, avançaram no veículo e ela ficou receosa de ser mordida pelos animais, então isso já está ficando fora de controle, é uma questão de segurança aos transeuntes” disse. Já o vereador Joel da Farmácia comentou que “recebe reclamações de pessoas que ao descerem de seus veículos ficam até com medo porque os cachorros avançam, principalmente senhoras.  Tem mulheres que deixam de estacionar seus veículos em alguns lugares com medo desses animais”, alertou. Rege o Código de Posturas do Município de Tubarão (Lei 1811/94), em seu artigo 207, que fica proibida a permanência de animais soltos nos logradouros públicos. O artigo 208, por sua vez, prevê que “qualquer animal encontrado solto nos logradouros públicos será recolhido ao depósito da prefeitura”. 
Na mesma lei ainda é previsto que os animais de rua serão apreendidos e guardados em local adequado. 
 
Zoonoses
Além de representarem um risco físico, os cães também podem ser um poderoso vetor de zoonoses – doenças transmitidas de animais para o homem. Entre as zoonoses mais temidas, está a raiva – também conhecida como hidrofobia. Para o homem, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordedura de um animal, que foi infectado, geralmente por morcego, cão e gato. As autoridades precisam se conscientizar dos riscos que os cães abandonados estão causando à população, pois já podem ser considerados problemas de Saúde Pública, e alguma medida deve tomada imediatamente.
 
 
Edson Firmino: “Recebi reclamação de uma pessoa que não pode ir ao banco porque os cachorros impediram, avançaram no veículo”
 
 
Joel da Farmácia: “Tem mulheres que deixam de estacionar seus veículos em alguns lugares com medo desses animais”

—————

Voltar