30nov13 - Cri-Cri (por Salmon Flores)

29/11/2013 16:28
AVESSOS A QUALQUER CRÍTICA I
Hoje faz sete dias que estou mal acabado com uma posição que tomei na defesa daquilo que entendi ser injusta contra um amigo. O pior é que essa desgraça toda partiu levianamente de uma pessoa que tinha e tem a responsabilidade de pregar a unidade e o perdão. Um dia ouvindo o meu amigo Padre Paulo Heerdt de Humaitá, uma frase ficou em minha memória: "Quando o Cristão tem dúvida sobre algum assunto, peça a luz do Espírito Santo". E esse assunto mal resolvido tem me deixado chateado. Até a minha esposa, Gladys me puxou a orelha... "Certo ou errado não devias ter criticado o Padre" disse a minha fiel escudeira. Me senti sozinho neste imbróglio. Pedi ao Espírito Santo que me iluminasse, afinal o religioso ao me deletar mostrou não ser tanto amigo quanto pensei. Nesta madrugada, ao buscar uma leitura, olha só o que encontrei. Gostaria de pedir a todos uma especial atenção e opinião, especialmente daqueles amigos a quem devo meu respeito e perdão se errei... Portanto, leiam!
 
 
 
AVESSOS A QUALQUER CRÍTICA II
“Acontece muito nas famílias e nas comunidades de fé. Foi Paulo quem disse (2 Tm 3,5-8) que algumas pessoas usam da religião para seus próprios interesses, nada ensinam e insistem em procurar um público incapaz de aprender. Referia-se a um tipo de pessoa religiosa que só aceita críticas seletivas e só dos grandes amigos, que, ao fim e ao cabo, também perdem por reagirem com ira ou desprezo contra quem os critica.
Alguns humanos preparam meticulosamente a sua velhice infeliz. É como se arremessassem seu avião contra a montanha, ou o navio contra o atol, por mais que os amigos os alertem. Não aceitam crítica de espécie alguma. Passam meses, ou anos até, sem falar com a pessoa que ousou enfrentá-las e criticar algum de seus gestos ou criações. Não há perdão. Não há retroceder. Por mais gestos que o outro faça, fecharam-se. Acontece com quem bebe, prega doutrinas erradas, assume comportamentos anti-sociais, ou com quem transmitiu uma possível heresia. Rever-se ou rever, jamais! Não aceita críticas e sua reação imediata é deletar a pessoa do seu caderno de boas vindas. Às vezes, o comportamento é de tal modo agressivo que silencia qualquer possível crítica antes que ela nasça. Consegue assim anular os amigos e os conselhos no nascedouro.
Incorrigível não é quem não consegue, mas quem não se deixa corrigir. O outro é frágil, mas este é mal intencionado. Não aceitará a menor crítica à sua postura, à sua pregação, à sua maneira de escrever ou cantar, à sua maneira de administrar e fazer negócios. Cercado de amigos que só lisonjeiam bastam-lhes os elogios. E pobre daquele que pensando que é amigo, ousar discordar. Declara-o inimigo e esquece tudo o que o amigo fez e todos os elogios e oportunidades de ontem. Nunca mais esquece que foi gravemente ofendido na sua dignidade com aquela crítica. Mas ele alguns dias antes criticou o grupo do mesmo amigo. E tudo, às vezes por conta de apenas uma proposta de correção de um momento, uma passagem, um pequeno texto! É náufrago da comunicação aquele conseguiu silenciar seus amigos. Venceu! Os amigos param de criticar e silenciam. Entendendo que não são mais úteis, porque só seriam aceitos se elogiassem, os amigos se afastam. Acontece demais do que imaginamos. E não poucas vezes acontece conosco, que somos useiros e vezeiros em criticar e tardos e renitentes em aceitar críticas. Quer saber se você é um possível bom comunicador? Veja como reage às críticas. Já se corrigiu? Já aceitou mudar alguma pregação, página de livro, canção, artigo ou obra? Como anda sua relação com a pessoa que ousou questioná-lo? É apenas culpa dela ou não há mágoa em você. Já se aproximou? Ou não se aproximará enquanto a pessoa não lhe pedir desculpas? Repense! Os átrios das igrejas, os coros, as emissoras de rádio e as editoras estão cheias de comunicadores feridos e lugares vazios por conta de cristãos que não aceitaram ser corrigidos! Se um anjo descesse do céu e lhes fizesse aquela mesma observação, aceitariam? É bem provável que pusessem reparos no tom de voz do anjo!
Pe. Zezinho scj”
 
 
 
Versão
Sobre a assunção de César, Damo ou Dama em Orleans, num comentário desta coluna na semana passada: “Quero lhe informar que o Prefeito Marco, não nomeou "mais um". Sou funcionário efetivo e concursado com 26 anos de serviço. Sou capacitado para exercer o cargo pois possuo vários cursos na área da Educação e na Assistência Social. Quanto ao cargo de 1º damo, não pretendo ocupar, até porque a 1ª dama faz isso com muita eficiência e competência. César Alberton”.  
 
 
 
Orleans – A Festa dos 100 que custou quase 1 milhão
Prestação de Contas da Festa dos 100 anos que ocorreu em Orleans, provocou dúvidas entre os membros da edilidade. Dispensada a Lei Rouanet, a Festa deixou um rombo de quase 1 milhão de reais. Segundo o vereador do PSDB, Mario Coan, ele disse que conhece valores e os que estão ali, não condizem com a verdade.  Assegurou que vai investigar e não descarta uma CPI. Segundo uma fonte, a CPI não está descartada, muito embora não tenha sido ventilada na sessão da câmara de segunda-feira (25). Os assessores de bancada estariam pegando cópias da prestação de contas e isso poderá dar pano para a manga, dizem.  O jornal A Crítica já havia denunciado a vergonha que foram os gastos, antevendo um possível novo escândalo para a cidade. O próprio Dr. Arcângelo, manda-chuva, que andava descontente com o prefeito (mas tá calminho agora) já tinha se manifestado contrário aos gastos. 
 
 
 
TRACTEBEL
Porque as autoridades de Tubarão e Capivari, vereadores e Ministério Público, não debatem o grau de poluição da TRACTEBEL ?Existem casos suspeitos de crianças que nasceram com "anencefalia” (malformação rara do tubo neural), caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana, proveniente de defeito de fechamento do tubo neural nas primeiras semanas da formação embrionária. Como esse defeito parece ser decorrente de fatores genéticos e ambientais, durante o primeiro mês de embriogênese, porque não provocar um fórum de discussão das duas cidades? Local: Amurel e até convido a minha amiga Ana Echevenguá, do Instituto EcoAção. Ela é uma autoridade no assunto. O HNSC (Hospital Nossa Senhora da Conceição) faz o registro desses casos, eles entrevistam os pais, mas é muito sigiloso o assunto, seria interessante que essa caixa preta fosse aberta para uma rigorosa punição a entidade poluente. E só através do Ministério Público e o Poder Judiciário e o envolvimento do Poder Legislativo isso pode ser feito. O amigo Vilson Silva teve um filho que nasceu morto em 1995. Na época conforme apurei e relatei no Jornal A Crítica, a mesma pessoa havia dito ao colega radialista que em Capivari, 1 ano antes, isto é, 1994, já haviam ocorrido oito casos de crianças nascidas sem cérebro. Se isso tudo não mexer com a sensibilidade do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e até a Igreja para quem mais vamos apelar? Chapolim Colorado?
 
 
 
Assista na RAI
Neste domingo às 9h horário de Brasília, a RAI Internacional vai passar uma matéria com as lideranças de Santa Catarina que foram a Roma semana passada. O programa internacional de televisão é comandado por Cristianitá. Foram entrevistados o deputado Joares Ponticelli, Dr. Eduardo Pinho Moreira e o Presidente da Fiesc, Glauco Corte. 
 
 
 
Orleans/CNN  I
O prefeito Marco Cascaes deverá se filiar a CNM. Vai ter até carteirinha de prefeito de sócio da Confederação Nacional de Municípios – CNM. O vereador Osvaldo Cruzetta se posicionou contrário ao projeto. Alegou que o município já contribui com a AMREC. Orleans pagará R$ 666 por mês para esta filiação. 
 
 
 
Visita internacional
O prefeito Nardo Nesi recebeu a visita de italianos interessados em desenvolver parcerias com o município de Gravatal. O ex-prefeito da cidade italiana de Calazzo di Cadore, Benedeto Fiori, e a designer Mirna Baldissera demonstraram grande interesse no setor hoteleiro e nas ações que o prefeito planeja no desenvolvimento de um polo de saúde a partir das águas termais. A intenção dos italianos é propor um gemelaggio de uma cidade daquele país com Gravatal, favorecendo o turismo regional. 
 
 
 
Capivari
O Prefeito Moacir Rabelo da Silva/PP fecha a semana tapando a boca especialmente do vereador do PT, Nazareno Silva. O edil teria alertado aos servidores que ficassem atentos porque corriam riscos de não receberem salários e 13°. O prefeito além de tapar a boca do vereador, cumpriu a sua obrigação. Ontem, dia 29, ele pagou o salário de novembro e a primeira parcela do 13°. No dia 20/12 está previsto o pagamento do salário de dezembro e a segunda parcela do 13°. Servidores ficaram aliviados e o comércio também. 
 

—————

Voltar