30ago14 - Educação: o Universo conspira em Santa Catarina

29/08/2014 14:00
São Tómas de Aquino dizia “o homem é um ser que esquece”! Esquece via de regra as coisas extraordinárias da vida, mas infelizmente aparece em sua mente os infortúnios. Nesse sentido, acaba valorizando os problemas e não as maravilhas do seu viver. O Ser Humano evolui quando consegue fortalecer suas competências a tal ponto que suas debilidades são naturalmente resolvidas.
Pois bem, estamos aqui para relatar um momento mágico, que é VIVER SC. Não vamos falar de problemas. Hoje queremos valorizar as coisas boas que estamos assistindo acontecer.
Assistimos de uma posição privilegiada, como Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina que tem nos proporcionado estar em diversas cidades, visitando órgãos, participando de eventos e fóruns e fazendo o que mais nos alegra: visitar Escolas. Temos percorrido muitas e variadas Escolas da rede pública estadual e municipal, e também escolas particulares. Neste percorrer, somamos inúmeras conversações “no chão da Escola” com Professores, Alunos e Gestores, revelando-se o verdadeiro âmago da Educação. Enquanto Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, visitamos cidades de todos os Estados da Federação nos últimos dois últimos anos.
Nessas visitas, temos observado o quão importante é o papel do Professor. Mas que Professor? Um Professor ancorado nos “Pilares da Educação no Século XXI”, de Jaques Delors: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser; e principalmente aprender a conviver.
O bom Professor é aquele que tem autoridade educacional baseada no domínio de conteúdo e do conhecimento; na didática e metodologia de ensino; e em atitudes e posturas pessoais.
Em Santa Catarina, temos dois elementos fundamentais. Em primeiro lugar, estamos vivendo um momento em que Educação tem-se tornado uma “Obsessão Catarinense”, fazendo com que esta seja uma meta de extrema prioridade. Não há qualquer meio de comunicação que não divulgue diariamente uma matéria que contemple o tema Educação. Outro elemento que observamos com alegria acontecer é o envolvimento dos mais diversos órgão e entes da sociedade com a Educação, do executivo, legislativo, judiciário, meio empresarial e sociedade civil organizada. Enfim, uma expressiva quantidade de iniciativas em prol da Educação com qualidade. Entretanto, o que é mais importante, é que nos parece que os Astros estão Alinhados! O que isso quer dizer? Quer dizer que todos a seu estilo, lugar, espaço e tempo estão desenvolvendo iniciativas que complementam umas as outras, Ou seja, não há intrigas e conflitos que atrapalhem o bem fazer da Educação. Este fato é de uma preciosidade fundamental para o sucesso e o desenvolvimento positivo que observamos na Educação Catarinense.
Assim nos alegra dizer que mesmo precisando realçar a beleza, assim como, a necessidade da “Educação” no desenvolvimento de uma sociedade sedenta em adquirir conhecimentos necessários ao engrandecimento do Ser Humano, os catarinenses dão exemplos!
O momento mágico do VIVER SC definimos como um Encontro! Isso mesmo, um Encontro com a Educação! O que é um Encontro senão uma fonte de energia que nos proporciona alegria e entusiasmo! Onde há Encontro, há Festa. Então, Santa Catarina está em Festa, Festa da Educação.
Para brindar esta Festa com chave de ouro, o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina em uma iniciativa ousada, inovadora e de vanguarda criou e instalou no dia 19 de agosto a Comissão Especial de Avaliação Institucional, Qualidade, Formação Docente e Currículo. Esses quatro elementos são a essência da boa Educação de um País. O desafio da Comissão é proporcionar a partir de seus debates e análises, conforto e segurança para Santa Catarina continuar a avançar em Educação a partir de três elementos essenciais: Qualidade; Quantidade (tem que ser para todos); e Velocidade (fazer mais e melhor cada vez mais rápido). A criança que vive sem Escola de Qualidade tem pressa!
 
Mauricio Fernandes Pereira
Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC) e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE)
 

—————

Voltar