30ago14 - Laguna: Comissão tenta tirar a administração do Terminal Pesqueiro da Companhia Docas de São Paulo

29/08/2014 14:12
Uma comissão de empresários e autoridades de Laguna inicia um movimento para tentar a desvinculação do Terminal Pesqueiro da cidade da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo). A intenção é passar o controle para a SC Par de Santa Catarina. Algumas tratativas já começaram e o movimento ganha apoio a cada dia. Um dos primeiros passos é tentar a intervenção do governo federal para que as negociações ganhem mais proporções e sejam mais facilitadas. 
De acordo com o empresário e presidente da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Laguna), Isaias Medeiros Viana, nada ainda foi confirmado ou definido. Mas existe sim esta intenção. “Nada foi feito em definitivo. Estamos primeiro tomando os primeiros passos e providências. Precisamos de representatividade política e do apoio do governo estadual. Por enquanto nada está concretizado”, disse.
Perguntando o principal motivo de tentar retirar a administração Docas de São Paulo do Terminal Pesqueiro de Laguna, Isaias foi enfático. “Nosso terminal Pesqueiro está abandonado. Eles (Docas) não ligam para terminais pequenos. Eles querem portos maiores de grandes cidades e não dão atenção merecida para os terminais menores. Isso está nos prejudicando”, ressaltou.
Um dos problemas que também está acarretando para a proposta de mudança é o fechamento da fábrica de gelo. “Nossos pescadores passam muitas dificuldades com o fechamento da fábrica de gelo. E eles precisam armazenar os peixes. Isso é fundamental. Faz oito meses que estamos com esse setor fechado e nada é feito. Precisamos agir com urgência para diminuir os problemas da falta de gelo aqui”, disse Isaias.
O prefeito de Laguna Everaldo dos Santos foi enérgico: “Precisamos sair desta agonia. Economicamente estamos sendo prejudicados. Os pescadores estão indo buscar gelo em Itajaí e isso encarece as atividades do setor. Um verdadeiro absurdo”, disparou o prefeito. A redação do Jornal A Crítica, também entrou em contato com o Terminal Pesqueiro, mas o administrador José Paulo Ramos não atendeu as ligações e sua secretária não está autorizada a fornecer o número do seu celular.  
 
 
Fábrica de gelos foi fechada em dezembro do ano passado
O Grupo Especial Móvel de Fiscalização Portuária e Aquaviária, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego, realizou no final do ano passado (2013) uma operação no Terminal Pesqueiro de Laguna. A operação fechou a Fábrica de Gelo. Os auditores fiscais identificaram riscos aos trabalhadores (como amputação traumática dos dedos e membros, intoxicação por amônia, risco de queda e outros) por conta da falta de segurança na estrutura.
No terminal também foram detectadas irregularidades com respeito à contratação de mão de obra, não fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI´s), ausência de prevenção de riscos ambientais e de treinamento dos trabalhadores, e outros.  Foram lavrados 46 autos de infração contra a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), empresa administradora do terminal. O relatório foi encaminhado ao Ministério Público. 
 
 
Oito meses sem fábrica de gelo no Terminal Pesqueiro 
 
 
 
Prefeito Everaldo dos Santos: “Os pescadores estão indo buscar gelo em Itajaí e isso encarece as atividades do setor”

—————

Voltar