30maio15 - Orleans: Na Casa do Povo clamor pela falta de segurança

29/05/2015 08:56
Reunidos na última segunda-feira (25) os vereadores de Orleans aprovaram por unanimidade uma Moção de Apoio ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, para o aumento do efetivo da Polícia Civil - PC e a aprovação da escolha do delegado geral da PC, por meio de votação de classe, através da lista tríplice. Para o presidente do legislativo, Mário Coam, Orleans vive hoje um clima de insegurança. “Tivemos vários assaltos, furtos e roubos. O plantão da delegacia está sendo compartilhado, com outro município. Faltam efetivo tanto na polícia militar como na civil.A instalação das câmeras de vídeo monitoramento, também é preciso”, destacou. O presidente aproveitou e relatou um fato: “Sábado andando na cidade com a minha família me deparei com um piá, fazendo cavalinho de pau no trevo de acesso da cidade, quando cortou minha frente, buzinei e dei sinal e ele ainda empinou a moto para me desafiar. Se tivesse uma câmera de vídeo monitoramento funcionando, em dois minutos uma viatura da polícia teria chegado no local”, alertou. Coan ainda descreveu outra situação: “Enquanto a gente fica no tico-tico no fubá, o meu amigo Helinho, em plena 23h teve sua televisão, faca de cortar o churrasco, dinheiro do caixa sendo roubado. Isso me entristece, ver uma cidade como a nossa, de menos de 22 mil habitantes e com tantos problemas de segurança pública”, analisou o presidente, citando a presença na galeria da câmara, do delegado regional de Criciúma, Dr. Jorge Koch. “Eu vejo vocês, delegado, implorando por efetivo, eu escutei vossa excelência falando que estão compartilhandoo plantão com Lauro Müller, assim não dá, cadê os recursos públicos? Isso é um problema gravíssimo para sociedade e precisa ser resolvido com urgência”, frisou Mário. O vereador Clésio Cabelinho ressaltou que há 12 anos, a cidade de Orleans, era menor e tinha mais policiais militares. “Orleans precisa de mais policial civil e militar. A cidade chegou a ter 20 policiais militares, hoje acho que não chega a 15. O município cresceu e os policiais diminuíram” avisou o vereador, que citou ainda a importância das câmeras de vídeo monitoramento. “As câmeras de segurança que serão colocadas em pontos estratégicos vão aumentar bastante a segurança. Foi uma luta do vereador Geada, vai ser muito bom para o município, esperamos que elas sejam instaladas o quanto antes”, finalizou.
 
Vereadores estão preocupados com a insegurança da cidade
Foto: Ketully Beltrame

—————

Voltar