30nov13 - Pessoas (por Gladys Helena)

29/11/2013 14:58
Escorregão
Vereador Mário Coan de Orleans não se conforma em ver a lateral da Ponte Pedro Ivo Campos nas proximidades da Empresa Librelato, feita com bambus, e pior é que o “belo” serviço é da prefeitura. Imaginem o risco para pessoas que passam pela ponte. Nem pensar em se escorar nela, cai direto no rio. Sem falar na apresentação, afinal a referida ponte, é um cartão de visita da cidade, pois fica na entrada principal do município. 
 
 
 
Preocupante
Não há vacina contra tétano na Policlínica central de Tubarão. O estoque está zerado nesse mês de novembro. A promessa é de normalização na semana que vem. A falta do medicamento tem causado transtorno para diversas famílias. O tétano é considerado uma doença grave e potencialmente fatal. População está apreensiva e com razão. É importante que o estoque de vacinas volte ao normal o quanto antes, pois a antitetânica é usada com bastante frequência nos postos de saúde devido ao grande número de acidentes que ocorrem durante o dia a dia. Também não acho justo a população pagar por uma coisa que tem direito de receber no órgão público. É o caos da Saúde Pública em Tubarão?
 
 
 
Sério Problema
Não... tem mais: Pacientes continuam reclamando da falta de vagas e na demora para conseguir realizar exames médicos pela Secretaria Municipal de Saúde. Beth Xuxa, que é servidora municipal e agora com assento na Câmara de Tubarão diz que está recebendo muita reclamação em relação à falta dos exames tanto de laboratório quanto de outros tipos. Ela cobrou na câmara uma posição do secretário de Saúde Municipal. “É muito difícil você ficar de testa de ferro na frente de um balcão na recepção de um posto de saúde e ter que dizer para as pessoas que não tem exame”, retrucou a vereadora. Os pacientes estão esperando a marcação desde o dia 10 de novembro e até agora, nada...  
 
 
 
 
Décimo terceiro 
A prefeitura de Capivari de Baixo depositou ontem, sexta-feira (29), a primeira parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo municipal. Além do pagamento mensal, o prefeito Moacir Rabelo anunciou o pagamento da primeira metade do décimo terceiro salário. A segunda parcela será no dia 20 de dezembro.
 
 
 
Gravatá
Leonardo Correa, aluno do colégio Ana Gondin em Laguna, com apenas 10 anos de idade escreve: “Inteligente é quem sabe à hora de parar de dar corda para algo que não tem futuro. Por favor, eu vou querer passear no Gravatá com os meus netos”. É o sentimento da população.
 
 
 
Varinha de Palmeira
Mário Coan na tribuna de Orleans: “Eu sempre dei a mão a palmatória porque sou homem público, dirijo partido político, pertenço ao PSDB há 20 anos, já perdi eleição, já ganhei eleição, mas não perdi a dignidade, as pessoas não podem misturar o público com o privado”. Recado dado!
 
 
 
Cantilena
Cansado da lenga-lenga de promessas, do tal de estacionamento rotativo de Tubarão, que diz que vai funcionar de um dia para o outro, Caio Tokarski começou a rir sozinho na sua casa quando leu uma matéria num jornal diário da cidade onde a gerente da empresa dizia que no final de semana eles iriam trabalhar para implantar o resto do sistema que até agora não funcionou. “Quer dizer eles tiveram 2 anos e não implantaram o sistema e agora no final de semana eles querem totalizar o funcionamento?” questionou rindo Tokarski.
 
 
 
Cantilena II
Caio quer saber: Por que essa empresa veio para Tubarão? O que ela veio fazer? O que foi investido verdadeiramente nesse sistema? O que arrecadou? São perguntas feitas que a prefeitura não consegue responder. Fora o prejuízo do comércio. “As pessoas não vão mais ao comércio no centro da cidade, preferem ir ao Shopping, pelo conforto, pela comodidade. Infelizmente no centro da cidade às 8 horas da manhã as vagas já estão todas tomadas”, alertou o parlamentar. Caio pretende junto com o Ministério Público tentar quebrar o sigilo bancário, sigilo fiscal e tributário da empresa Extran, que administra o rotativo. 
 
 
 
Lixo I
Beth Xuxa essa semana andou pelas ruas de Tubarão e constatou que a cada três casas uma tem lixeira. A maioria amarra o lixo em poste, ou no portão de casa. 
 
 
 
Lixo II
Já na segunda-feira pela manhã, no bairro Monte Castelo defronte a igreja São Francisco, ao lado do local onde funcionou a tal da Feira do Brás o lixo era tanto, que segundo a vereadora, três caminhões da Retrans não dariam conta de tirar o lixo acumulado. O pessoal que foi embora levando cerca de R$ 1 milhão deveria pelo menos pagar uma taxa de limpeza.  
 
 
 
Bom comportamento
Vereador Andrey Pestana durante a sessão polêmica do Plano Diretor de Laguna: “Há muita gente que está do lado de fora dessa porta, foram impedidos de entrar por questões técnicas. Eles estão lá fora de forma pacífica, ordeira, fazendo a sua manifestação. Não são baderneiros, não são vândalos, são lagunenses que acreditam em algo, que amam Laguna e que defendem Laguna, que tem um ideal e lutam por ele”. Infelizmente depois da sessão alguns manifestantes foram detidos pela polícia militar.
 
 
 
Práticas Educativas
Quem já não contou uma história ou uma estorinha? É prazeroso, educativo e um bom passatempo. A professora da Rede Municipal de Capivari de Baixo, Andresa Marcolina Rosa, tornou esta prática uma profissão. Formada em química e pedagogia, se especializou em prática Interdisciplinar, ou seja, ela tornou a contação de histórias uma maneira de levar as crianças e os adolescentes um jeito bem diferente de aprendizado e de ver o mundo em que vivemos. Andresa trabalha com material reciclado, Cd´s e filmes. Com as Contações de histórias a professora leva os alunos do mundo real ao imaginário. Segundo ela, cada faixa etária tem um tipo de comportamento e aprendizado. Hora trabalha o imaginário, hora trabalha a manipulação. Acreditamos que as Contações de histórias sejam um verdadeiro tesouro, abrindo as portas para o futuro. Esse trabalho da professora Andresa e outros contadores vem mostrar que as Práticas Educativas da Secretaria Municipal de Educação de Capivari de Baixo, estão dando certo. Parabéns secretária Márcia Roberg Cargnin, por proporcionar esta oportunidade a todos capivarienses. A foto é do Homero Roberg. 
 

—————

Voltar