31jan14 - Comunidade (por Munir Soares)

31/01/2014 13:09
A IRMANDADE DO SILÊNCIO
Mais de um terço das pessoas, com mais de 60 anos, apresentam alguns sinais de perda de audição. Alguns animais, também, são susceptíveis a problemas no aparelho auditivo, principalmente, os gatos persas. Os cães da raça Dálmata 30% sofrem de surdez. Aos primeiros sintomas de falta de visão corremos ao oftalmologista, e óculos passam a fazer parte do nosso cotidiano, pelo resto de nossas vidas, a não ser que cirurgias ou lentes de contato possam resolver o problema. Nos casos de surdez, no entanto, as pessoas postergam ao máximo, o dia para a colocação de aparelhos, e quando o fazem, o aparelhinho tem que ser minúsculo, discreto, quase invisível. Historicamente, os aparelhos tinham o formato de trombetas feitos de barro ou prata. Utilizava-se, também, conchas de caramujo e guampas de animais. João Alfredo Dias, nosso querido BABÁ, teria nascido com um leve defeito de audição, fato que ele sempre encarou com naturalidade e bom humor. A surdez, segundo ele, até facilitou o seu romance com a esposa Vera. A amada só lhe falava, ao pé do ouvido. Sussurros... Outra vantagem, do surdo, ninguém lhe ganha, no grito. Na “Irmandade”, esclarece Babá, constam nomes de surdos famosos, como Beethoven, Ronald Reagan, Thomás Edison, Alexandre Graham Bell, Hellen Keller (surda e cega que além de falar três idiomas, era filósofa e escritora). A superação vem da vontade de realizar algo maior, superar limites. 
___ “Velhinho”, disse-me ele, nosso companheiro Robertinho, também, está com problemas no “escutador de samba,”, mas já encomendou, por R$ 5.000,00 um aparelho ultrassônico capaz de captar, até, o impacto de uma folha seca contra o solo. Resolvi fazer uma visita ao novo “irmão” e conhecer a tal maravilha. Decepção, encontrei-o de retorno aos velhos hábitos, usando cotonetes. A tal máquina tinha efeitos colaterais, absurdos. Uma lufada de vento encanado, uma forte gripe deixou o Babá sem escutar nada, surdo como uma porta. Sem poder beber cerveja nem escutar jogo do Fluminense ficou prostrado. Desanimado da vida. Esposa Vera recorreu ao Dr. Silvio Castro, amigo do seu marido.
___ O que o Silvinho receitou?
___ Aconselhou-me a te botar chifre...
___ Chifre entre aspas? 
___ Não, chifre mesmo, guampas! Já encomendei um par.
___ Na testa?
___ Não Babá, no ouvido. Durante algum tempo vais ter que escutar através delas.
___ Como vou aturar a gozação? 
___ É fácil, não escuta...
 
 
 
COMO ANDAM AS COISAS NA SANTA TERRINHA?
... Quarta-feira (30), a Avenida Calistrato M. Salles continuava atormentando a paciência da população...
... Mercado Público: Um mês após o despejo, e as obras não foram iniciadas. Os “Sem Mercado” continuam excomungando o prefeito.
... A praça é do povo como o céu é do condor. Após os shows, a praça Seival deve ficar limpinha e livre, a disposição da comunidade.
... No Bloco da Pracinha sobrevive a verdadeira essência do autêntico carnaval lagunense. Cada folião com liberdade para criar sua própria fantasia. Irreverência, criatividade. A família, brincando na avenida. Mudança de itinerário e novas exigências podem inibir a espontaneidade dos foliões, assim como aconteceu com o nosso ex famoso Pré-Carnaval. Estou enganado? Tomara...
 
 
 
MUDANÇAS
Prefeito Municipal deu posse aos novos titulares das Secretarias de Planejamento e do Meio Ambiente (Flama). Duas mulheres, funcionárias da prefeitura. É o Everaldo prestigiando a prata da casa. Mexericos de comadres: Há quem diga, que a mudança nas tais Secretarias, amplia a área de influência do presidente Roberto Alves no governo de Everaldo dos Santos. O futuro dirá. 
 
 
 
NOVOS PROJETOS 
... Prefeito Everaldo promete a criação do Parque da Pedra do Frade. Deve começar pelo acesso. Intransitável.
... PAC das Cidades Históricas – Laguna teria aprovado projetos no valor de mais de 10 milhões de reais. Será que a presidente Dilma esqueceu da promessa?
 
 
 
PRAGA DE PADRE
Vereadores Vilsinho e Moraes afirmam que cumprirão a promessa que fizeram ao pároco de Cabeçuda. Em breve o sacerdote poderá abraçar seus entes queridos. Recursos para compra das passagens da África para o Brasil já estariam assegurados. Era Angola ou degola...
 
 
 
MATO ALTO
Carência de mão de obra impede, que o secretário Orlando Rodrigues possa executar suas tarefas, com maior presteza. Na praça do museu o mato estava alto. Anita Garibaldi escreveu ao prefeito, pedindo um cachorrinho. A nossa heroína maior teria aderido a moda de passear com seu cãozinho, nos fins de tarde? 
___ Nada disto, o que Anita não quer, é ficar no mato sem cachorro.
 
 
 
BAIÃO OPERADO
No Chedão, a informação era, de que o nosso amigo Baião teria sido operado no braço.
___ Acho que ele sofria de L.E.R (lesões por esforços de repetição). Doença comum em pessoas que trabalham com digitação.
___ As únicas coisas que o aposentado Baião levanta, com frequência é pedra, de dominó, na praça XV, em Floripa ou Damas do baralho, na Felipe Schmidt.
 
 
 
PRECAUÇÃO
Encontro mensal dos aposentados da CEF, agência de Laguna. Troca de lembranças. Muita história pra contar, tudo entre um vira-vira e outro. A bebida sempre solta a língua. Se beber não dirija! Geraldo ignorou o conselho. Waldemar e “Piston” o seguiram, só por precaução. Ao chegar próximo a sua residência, na praia do Mar-Grosso, Geraldo acelerava e passava adiante. Dava uma volta na quadra, e repetia a operação. Intrigados, Waldemar e “Piston” estacionam seus veículos, e interceptam o colega.
___ O que está acontecendo parceiro, por que não entras em casa?
___ Estava tentando despistar dois carros suspeitos que estão me seguindo desde o centro da cidade...
 
 
 
ENTRANDO NUMA FRIA
Dona Bega caminhava, lentamente. Cabelos brancos. Ao vê-la, lembrei-me de mais uma história, envolvendo seu saudoso marido, Juquinha da Livraria. A festa estava animada. Há muito tempo, que o nosso querido Juca, não se “encervejava” tanto. Juquinha era homem de compromisso. No dia seguinte estaria a postos, abrindo sua livraria. A Bega já dormia, quando ele chegou em casa. Caminhou, vagarosamente, silenciosamente, em respeito ao sono da esposa. O silêncio era amedrontador. O uivo lúgubre do cão “fila” do vizinho Márcio apressou sua ida para o quarto. A cerveja começou a fazer efeito. Juquinha procurou o banheiro. Ao abrir a porta do “WC”, a luz acendeu e uma lufada de ar frio percorreu todo seu corpo. Fechou a porta, e a luz apagou. Na segunda e terceira tentativas tudo se repetiu. Assombração! Gotas de suor já lhe banhavam o rosto. As sombras, que dançavam na noite, alimentavam seu medo. Abriu a janela, procurando alguém. Nada, ou pior, o prédio do antigo Ginásio Lagunense, defronte, sepultava lembranças. Duas velas e um litro de cana, equilibravam-se na encruzilhada. Era por demais aterrador. As bruxas estavam soltas. A bexiga pedia socorro mas, cadê coragem? Não havia jeito, seria obrigado acordar a esposa Bega, pois ela conhecia orações até para afastar “fantasmas”. Não foi preciso, Beguinha estava de pé, as suas costas, a observá-lo.
___ Bega, a casa está com assombrações. Abro a porta do banheiro, a luz acende e quando fecho, a luz apaga. Sinto um frio de sepultura.
___ Eu vi tudo, meu amor, só que isto aí não é o quarto de banho, é a GELADEIRA... 
 
 
 
LIXO 
Proprietários de imóveis do Centro Histórico pagavam IPTU com desconto. Estímulo à preservação. Valor era calculado de acordo com o estado de conservação do bem tombado. Prefeito Everaldo acabou com tudo, sem qualquer comunicação oficial. População da área tombada foi tratada como LIXO!!!
 

—————

Voltar