31jan14 - Ponticelli faz balanço de sua gestão à frente do Legislativo estadual e confirma que pretende candidatar-se ao Senado

31/01/2014 15:20
 
O deputado Joares Ponticelli despede-se da presidência da Assembleia Legislativa ampliando a transparência do Poder. Em entrevista coletiva na tarde de quarta-feira, o parlamentar falou sobre as principais ações de sua gestão e os objetivos que foram atingidos em um ano de atuação.
O presidente da Assembleia anunciou a implantação do projeto “Parlamento Digital”, que permitirá ao cidadão ter mais acesso as informações sobre a tramitação das matérias, execução orçamentária e a ação dos deputados. Na entrevista coletiva, Ponticelli também falou sobre o seu projeto político para as eleições de 2014. “Pretendo ser candidato a senador”, disse ele.
O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), concedeu nesta quarta-feira, dia 29, sua última entrevista coletiva à frente do Legislativo estadual. Em uma conversa aberta com jornalistas de diversos veículos de comunicação do estado, o parlamentar falou sobre as principais ações durante sua gestão e anunciou projetos para 2014.
Entre os temas de relevância que estiveram em pauta em 2013 estão a extinção do voto secreto no Legislativo estadual; o fim do pagamento da convocação e da desconvocação aos deputados estaduais; e o lançamento do sinal aberto na TVAL, inicialmente na Grande Florianópolis, ampliando a transparência do Poder. O presidente também falou da expectativa para a inauguração da Rádio AL FM na Grande Florianópolis, que deve ocorrer no primeiro semestre do ano.
Ponticelli destacou ainda três bandeiras de forte impacto no estado: a adequação do Código Ambiental, fornecendo maior segurança ao setor produtivo catarinense, desenvolvida pelo deputado Romildo Titon (PMDB); a criação da Comissão Permanente de Prevenção e Combate às Drogas, de indicação do deputado Ismael dos Santos (PSD); e o incentivo do uso sustentável do carvão mineral na matriz energética nacional como fonte segura.
Dentre as ações administrativas, Ponticelli lembrou a implantação do programa ALESC Inclusiva, que abriu 10 vagas de estágio remunerado a estudantes com deficiência, e também a contratação de intérpretes de libras para acompanhar e transmitir ao vivo as sessões ordinárias.
Outra ação do Legislativo foi a promoção do programa Encontros com a Assembleia, que levou a nove regiões do estado palestras gratuitas com expoentes do pensamento nacional nas áreas de esporte, cultura, comunicação e ética. Mais de oito mil pessoas acompanharam os eventos realizados entre os meses de agosto e dezembro de 2013.
Ponticelli também ressaltou a importância da campanha institucional do programa SOS Desaparecidos, da Polícia Militar de Santa Catarina, que amplia o alcance das ações de busca dos catarinenses. “Somente em Santa Catarina cerca de 3 mil pessoas desaparecem a cada ano”, frisou.  Ponticelli é o autor da Lei 16.170/2013, que estabelece a implantação de sistema biométrico para identificação neonatal em Santa Catarina. A proposta é vincular as impressões digitais das mãos e dos pés dos recém-nascidos às de suas mães. A Lei determina que hospitais e maternidades públicos e privados devem operacionalizar esse sistema, que consiste em um banco de dados civil, centralizado no órgão estadual competente.

—————

Voltar