31jan14 - Tubarão: Nomes de inadimplentes agora vão para o SPC e para cartórios

31/01/2014 15:19
A partir de agora quem comprar no comércio e não pagar suas dívidas, além de ter o nome incluso no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) terá também o seu nome incluído nos cartórios de protestos. O serviço é válido para títulos vencidos tanto de pessoas físicas quanto de jurídicas. Este novo serviço do SPC foi apresentado para mais de 300 pessoas que compareceram na noite de quinta-feira, 30, no Clube Cidade Luz, onde puderam ter todos os detalhes de sua operacionalização.  A apresentação foi efetuada pelo assessor da FCDL-SC, Ademir Ruschel. 
O serviço é uma parceria entre a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) com o Instituto de Estudo de Protestos de Títulos do Brasil (IEPTB).  Com isso, as empresas associadas às CDLs poderão encaminhar automaticamente, por opção, as dívidas registradas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para protesto nos cartórios. Pelo convênio com os cartórios, as empresas ficam isentas das custas e emolumentos. Para protestar um cheque de R$ 100,00 o empresário lojista teria uma despesa de R$ 96,00 com o cartório, tornando o protesto inviável. Agora este custo deixa de existir e além de representar uma economia, vai permitir o encaminhamento dos títulos aos cartórios de protestos. 
Para o presidente da CDL, Felipe Antunes Nascimento, o convênio passa a oferecer segurança bem maior para quem vende e leva os compradores mal-intencionados a pensarem duas vezes antes de comprar e não pagar, porque seu nome vai parar no cartório.  Com o nome no cartório, a pessoa fica impossibilitada de manter cartão de crédito, obter talão de cheque, além de servir de consulta para desmembramento de imóveis e vários outros impedimentos. Pelo novo serviço, somente dívidas de até RS 15,6 mil e que estejam registradas no SPC poderão ser encaminhadas a cartório para protesto.

—————

Voltar