31jul14 - Comunidade (por Munir Soares)

01/08/2014 14:26
FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO
Lá pelos idos de 1.880, Laguna já tinha o seu Mercado Público. Uma belíssima obra arquitetônica que foi, misteriosamente, consumida pelo fogo. O atual prédio foi construído durante o governo do prefeito Walmor de Oliveira. Antes da chegada dos supermercados, era no Mercado Público que a família lagunense se encontrava, principalmente aos sábados, dia de fazer a feira, e renovar o estoque de “carne verde”.
Gregório Flor Junior, o “Grego”, comemora hoje, com um almoço no Chedão, seus 80 anos de vida. Comerciante e pecuarista. No interior do Mercado Público, “Grego”, Aguinaldo Willemann e Pedro Doca dominavam o comércio de carne. Em seu estabelecimento comercial, “Grego” também vendia salame de carne bovina. Havia, sempre, penduradas no varal, nos fundos do açougue, dezenas de rodelas de salame. A “turma do churrasco” Batista Abrahão, Otavinho e Gonçalo Beijoca, que conheciam muito bem o “Grego”, afirmavam aos quatros ventos, que o salame do “Grego” era recheado com todas as porcarias do boi. Nem os testículos ficavam de fora. De carne, só o cheiro. 
___ Aquilo é mais indigesto que coice de touro chucro, afirmava Batista.
___ Prefiro tomar purgante de óleo de rícino a comer aquela coisa repugnante. Dizia Gonçalo, tapando as narinas.
___ Nem remorsos ele demonstra, mesmo depois de vender uma “partida” de salame, ainda a vai a missa, vestindo a opa da Irmandade. E, ainda canta no coral, recriminava Otavinho.
Quanto mais os amigos o xingavam, mais o “Grego” vendia salame para todo o interior do município.
Certa ocasião, “Grego” viajou para comprar gado serrano. Feito o negócio, no retorno, resolveu visitar uns amigos, moradores da região do Sertão do Siqueiro. Foi surpreendido por uma chuva muito forte. A enxurrada provocou queda de barreira, o que o impediu de continuar a viagem. Pernoitou na casa dos agricultores. Nem é necessário dizer, que o “Grego”, foi tratado com aquele carinho que caracteriza nosso homem do interior.
___ “Seo” “Grego”, no jantar o senhor vai saborear daquele salaminho especial que compramos no seu açougue da Laguna. 
“Grego” engoliu em seco, finalmente iria experimentar de seu próprio veneno. O feitiço virava contra o feiticeiro.
___ Salame frito, no feijão, ou como aperitivo. E, assim, durante três dias ele saboreou sua “obra prima”.
A chuva amainou, o tráfego foi restabelecido. Grego reiniciou a viagem de volta, pensando na comidinha caseira, que só a esposa Teresinha sabia fazer. Galinha ensopada com macarrão, ou quem sabe, até, um cabritinho no forno. Dona Teresinha já o aguardava, de mesa posta.
___ Querido, preparei, no capricho, uma apetitosa fritada de SALAME.
 
 
 
PRESENTE DE “GREGO”
“Grego” é uma pessoa metódica. Seus hábitos eram bem conhecidos pelo pessoal do Mercado, inclusive da lanchonete onde ele fazia seus lanches, geralmente, café com sanduíche de pão com queijo. Às vezes saia às pressas para atender a freguesia, e quando retornava, seu pão havia sumido. Ao seu redor, olhares cúmplices. Grego, aparentemente, aceitava a brincadeira. Numa manhã de sábado ele levou o pão de casa. Pediu café e saiu. O pão sumiu, porém, naquele dia a reação do Grego foi surpreendente. Pediu providências e exigiu o nome do ladrãozinho contumaz. 
___ Aquele não era um pão comum, era isca para ratos, com recheio de estricnina...
Dito isto, saiu e ficou de longe, observando o resultado de sua mentirinha raticida.
Correria no Café. Alguns levaram a mão ao estômago outros teriam passado a tarde toda, no banheiro, tomando vomitórios.
 
 
 
O VENTRÍLOQUO
Em seu blog, Walmir Guedes fez um relato completo da participação da Laguna no programa “Cidade x Cidade”, apresentado por Silvio Santos, nos ano 70. Em certo trecho da narrativa, ele faz menção à participação de estudantes que sempre venciam, no teste de conhecimentos gerais. Eram eles, Flávio Delgado, Sara Raquel Nacif Baião e EDÉSIO JOAQUIM. Jairo (DAE) Chede, com uma pontinha de inveja, colocou em dúvidas a informação. Edésio, o homem enciclopédia? Só podia ser um homônimo. Vou colocar esta história em pratos limpos. Observando as fotos do evento, percebeu que o professor Jairo Ulysséa Baião estava sempre postado à frente do Edésio, e era ele quem dava as respostas. Edésio fazia a leitura labial, e repetia em voz alta.
___ Isto significa o quê?
___ Que o Edésio foi, apenas, o boneco do ventríloquo, no caso, o professor Jairo.
 
 
 
EMMA WERNER MIRANDA
Minha amiga Emma, viúva do saudoso médico pediatra dr. Pedro Miranda, comemora seus 88 anos. Inteligente, educada, sempre antenada com as coisas do mundo. Adora falar de política. Bom papo. Pela leitura dos jornais locais, acompanha os fatos e as fofocas da santa terrinha. Leitora assídua da “Comunidade”. Sua mana Dayse é esposa do eterno governador do estado, Colombo Machado Salles. A amiga e vizinha Adelaide Pinho Moreira, também, comemorou aniversário este mês. São da mesma idade. Dizem que as meninas, ambas, eram disputadíssimas pelos moçoilos casadouros de então. Nos bailes do Blondin e Congresso não perdiam uma marca, tal o assédio masculino. A vida, amiga Ema, é como uma valsa, um rodopio de sonhos enquanto, ao nosso redor, o tempo passa, inexorável, levando entes queridos, deixando lembranças. Boas lembranças, espero.
 
 
 
SECRETÁRIO “CHECO” 
O Secretário “Checo” continua ativo e operante apesar das dificuldades da Pasta, com máquinas quebradas e sem orçamento. Não desanima, ao perceber que, por necessidades, a estrada da Praia do Sol havia se transformado no acesso norte, com centenas de veículos buscando aquele caminho alternativo, tratou de colocar aterro no ponto mais crítico, próximo do Sitio Paraíso. Como medida de segurança tratou, também, de proibir o trânsito de caminhões sobre o pontilhão daquela via de acesso à praia do Gi. Está certo o Secretário, até a próxima temporada, aquela poderá ser a rota dos quem vem do norte para Laguna.
___ Outra meta prioritária do Checo é melhorar o calçamento dos morros que dão acesso ao Mar-Grosso. Aguardemos confiantes.
 
 
 
FUTEBOL BRASILEIRO 
Mesmo após o fiasco da Copa, alguém acredita em mudanças, com os mesmos dirigentes? Dunga no lugar de Felipão, a renovação do atraso. Com a ascensão do Dunga, até a diplomacia brasileira foi chamada de Anã. Uma judiaria, convenhamos. O brasileirão reiniciou com uma sucessão de peladas entremeadas de jogadas bisonhas e violentas. Qualquer esbarradinha, e lá vai o atleta, rolando pelo chão como se estivesse se estrebuchando de dor. Tudo encenação que deveria merecer cartão amarelo, na reincidência, vermelho.
Nossos times, sem revelar craques, apelaram para a importação de jogadores coroas, veteranos próximos dos 40 anos. Paulo Bauer é o exemplo dessa “juventude”. Agora, o Botafogo, exagerou, entrou na era jurássica e contratou um “mamute”...
___ BAZAR do avaiano Jorge, o garçom do Chede. Uma camiseta do Avaí vale 5 do Figueira, e 3 do Criciúma e do Chapecoense. Camiseta do Botafogo, nem como troco...
 

—————

Voltar