31maio14 - Laguna: Poluição no Balneário do Mar Grosso ainda deve continuar por um bom tempo

30/05/2014 14:30
Um dos principais problemas da orla da Praia do Mar Grosso, em Laguna, é sem dúvida o esgoto despejado direto na praia. O caso se agrava a cada ano com o aumento da população, veranistas e turistas. Na alta temporada, o problema é visível por quem frequenta o balneário. No começo deste ano, uma reunião foi realizada com autoridades para discutir sobre o assunto. O encontro aconteceu devido um inquérito civil instaurado pela promotoria da comarca da cidade, para apurar as causas da poluição na praia.
De acordo com o chefe da agência da Casan em Laguna, Renato Lopes, nem toda área do Mar Grosso é atendida por rede coletora de esgoto. “O esgoto nesta região é lançado por meio de emissário submarino”, afirma. Por isso, com as obras de ampliação da rede coletora de esgoto no município, toda a praia do Mar Grosso será contemplada. 
Já o secretário de Obras e Saneamento da cidade Juliana, Orlando Rodrigues, afirma que o problema é mais sério que se imagina e que todo o processo para amenizar ou acabar com este crime ambiental ainda deva demorar. “O problema é bastante antigo. A drenagem é antiga. A cidade cresceu e com isso os problemas também. Estamos projetando uma nova rede para eliminação deste esgoto. Mas não é um processo simples. O prefeito está ciente e já busca verbas para esta obra, talvez umas das maiores de Laguna. Mas, estamos fazendo o que está em nosso alcance”, disse.
Nos próximos dias, a prefeitura e a secretaria começam a fazer as primeiras adequações no balneário. “Vamos desobstruir e desviar parte do escoamento de esgoto da rua Renê Rollin, que é uma das maiores e a principal via de despejo do esgoto no Mar Grosso. Isso será feito para impedir que este problema continue”, afirma. A Vigilância Sanitária já foi comunicada. Os problemas também foram levados aos vereadores. “Já avisei os vereadores, mas eles não se manifestaram”, completa. 
Segundo a promotora de justiça, Fernanda Broering Dutra, se constatados os casos de ligação direta de esgoto no sistema de drenagem pluvial, o município deverá conceder um prazo para regularização. “Caso isso não ocorra, deverá lacrar, demolir ou interditar as atividades poluidoras”, disse.
 
Faltam sete meses para próxima temporada de verão, na praia do Mar Grosso esgoto ainda corre a céu aberto
 
 
Secretário Orlando Rodrigues: “Prefeito está ciente e já busca verbas para esta obra, talvez umas das maiores de Laguna”   

—————

Voltar