31out15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

30/10/2015 08:39
COMPLICAÇÕES DA DIABETES
Hoje a Diabetes é vista como um dos mais preocupantes problemas de saúde, isso porque, trata-se de um número elevado de morbidade e mortalidade, e uma intensa dificuldade no tratamento de suas complicações, gerando um alto custo para os órgãos públicos de saúde.
As complicações da Diabetes tanto podem ser agudas como crônicas. Nos casos agudos, o diabético pode apresentar situações de Coma, Hipoglicemia. Já as complicações crônicas podem ocorrer à longo prazo da doença ou quando há um controle inadequado das taxas de açúcar no sangue. As complicações mais comuns neste caso são; Retinopatia, Nefropatia, Problemas Coronários, Neuropatias.
O coma trata-se de uma complicação de curto prazo, séria e de difícil tratamento, seus fatores de riscos são: faixa etária mais avançada, glicemia descompensada e insuficiência de hidratação. Seus principais sinais, desidratação, e uma alta taxa de açúcar na urina.
A hipoglicemia é determinada por taxas de glicose sanguínea menor que 60mg/dl, e a principal causa é, insulinoterapia em excesso, alimentação irregular, atividade física fora do habitual, insuficiência renal, uso de medicamentos que aumentam a ação dos hipoglicemiantes orais ou a insulina. 
Ainda que a maior parte das complicações da Diabetes possa ser vista nos dois tipos da doença, determinadas complicações são mais comuns em um certo tipo do que em outro. A insuficiência renal, por exemplo, em função da nefropatia microvascular é a causa principal de mortes entre pacientes com Diabetes tipo 1, já os problemas vasculares é a causa de morte nos indivíduos portadores de Diabetes tipo 2.
Na retinopatia diabética, devido à hiperglicemia crônica, ocorre obstrução de capilares, induzindo a falta de oxigênio na retina. Como conseqüências surgem hemorragias, edemas retinianos, bem como a ampliação do edema macular em alguns casos resultando até mesmo em cegueira.
A neuropatia destaca-se pela lesão dos nervos desencadeando complicações nos nervos motores, como o aparelho cardiovascular, sistema digestivo, trato urinário e genitario. A nefropatia diabética caracteriza-se por uma mudança no desempenho dos rins, danificando a filtração das proteínas por exemplo. 
Das complicações crônicas mais preocupantes da Diabetes destaca-se o pé diabético, trata-se de feridas que custam a se cicatrizarem, caso não tratadas podem resultar em infecção e até mesmo morte tecidual devido sua gravidade, pode resultar em amputações de membros inferiores.

—————

Voltar